16ª Festa da Primavera do Nipo de Piracicaba recebe mais de 15 mil pessoas

Cerimônia de abertura da Festa da Primavera do Nipo de Piracicaba teve direito ao tradicional ritual japonês do Kagami Biraki – Aldo Shiguti

Um dos principais eventos da cultura japonesa de Piracicaba e região, a Festa da Primavera do Clube Cultural NipoBrasileiro de Piracicaba recebeu um público estimado em cerca de 15 mil pessoas em três dias de programação (27, 28 e 29). Realizada no Engenho Central – às margens do Rio Piracicaba – a festa, que este ano alcançou sua 16ª edição, tem como objetivo celebrar a chegada de uma das estações mais aguardadas do ano e também perpetuar e transmitir a cultura japonesa para as novas gerações e para a população local.

Durante três dias, o público teve oportunidade de vivenciar a cultura japonesa através da gastronomia, shows, oficinas culturais e vestimentas. Passaram pelo palco do Engenho Central artistas como o Rafael Yassunaga e Joe Hirata, o grupo musical Londrinos, o Grupo Todos Nós e o cantor sertanejo Craveiro – da dupla Craveiro e Cravinho – que se apresentou ao lado do filho João Paulo. O show do sertanejo de “Franguinho na Panela” foi uma cortesia da Obana Filtros e Bebedouro de Água.

Também fizeram sucesso os gruspo de taikô Kyuryu Daiko, do Nipo de Piracicaba, Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Filial Campinas – e o Yuriki No Kizuna Eisá Daiko, com sua dança do leão japonês, além do mágico Edson Iwasaki e o Ikigai Odori do Nipo de Piracicaba.

Sucesso – Presidente do Nipo de Piracicaba, Pedro Mizutani comemorou o êxito de mais uma edição da Festa da Primavera. “Nossa 16ª edição da Festa da Primavera foi coroada de muito sucesso. Recebemos pessoas de Piracicaba, além de cidades vizinhas como Limeira, Iracemápolis, Sumaré, Campinas, São Carlos e até da Capital, que nesses três dias de evento puderam desfrutar várias comidas típicas japonesa, americana, brasileira, italiana e coreana – com predominância para a culinária japonesa. Tivemos também várias atrações, como a apresentação, pela primeira vez em nosso evento,  do grupo Londrinos, além do do show do Craveiro e também tivemos um grande acontecimento que foi o Campeonato de Cosplay,  realizado na Festa da Primavera pelo terceiro ano consecutivo e que reuniu público maravilhoso, preenchendo todos os espaços da praça”, comemorou Pedro Mizutani que, na cerimônia de abertura,no sábado, lembrou que em 2024 comemoram-se os 116 anos da imigração japonesa no Brasil e os 106 anos da imigração japonesa em Piracicaba.

Gratidão – “Através dessas festas a gente procura manter essa tradição para que esses costumes perdurem  por muitos anos  e muitos anos, atravessando gerações, mantendo essa cultura maravilhosa, que é a cultura nipo-brasileira”, disse Pedro Mizutani, esclarecendo que hoje não existe mais só a cultura japonesa.

“No Brasil a gente vive uma miscigenação de raças, miscigenação de vários países, tanto é que na culinária a gente tem comida coreana, comida americana – através do hambúrguer –, comida tradicional de Piracicaba, que é através da pamonha de Piracicaba, e os tradicionais pasteis. Então, a gente traz aqui toda essa gama imensa de produtos para que vocês mantenham essa cultura, essa arte maravilhosa que é a cultura nipo-brasileira”, disse o presidente do Nipo de Piracicaba, explicando que “o povo japonês é muito grato ao povo brasileiro, que tão bem acolheu os imigrantes japoneses”.

Concurso Cosplay foi realizado pelo terceiro ano consecutivo na Festa da Primavera sucesso

Ideias inovadoras – Também presente na cerimônia de abertura, Ricardo Shirota, diretor do Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresa), explicou que o Pecege é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como um dos objetivos disseminar conhecimento de qualidade, gerando resultados positivos para a sociedade.

“Nós temos duas missões. A primeira delas é disseminar conhecimento de qualidade para o maior número possível de pessoas. E a segunda missão nossa é apoiar, desenvolver ideias inovadoras positivamente que possam contribuir para o desenvolvimento do país”, disse Ricardo Shirota. Em 2023, o Pecege inaugurou a sua nova sede localizada no Parque Tecnológico de Piracicaba, abrindo um espaço não só para educação, mas também para o fomento das artes, culturas e esportes na região. Um exemplo foi a exposição paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Os Cadernos da Bel.

Empreendedorismo – Rodrigo Santos, vice-presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), destacou a importância da Festa da Primavera para Piracicaba. “Trata-se de um evento muito importante tanto do lado do empreendedorismo quanto dessa festa linda. A gente vê empresas participando, tanto na parte da alimentação quanto na parte de bazaristas e serviços, e a Acipi fica muito feliz e honrada em poder participar de um evento como esse”, assegurou.

Marco – Carlos Joussef, presidente da Unimed de Piracicaba, lembrou que a chegada dos primeiros 781 imigrantes japoneses a bordo do navio Kasato Maru foi um marco para a história do Brasil.  “A partir daí se construiu uma história toda dedicada a este país, através dessa cultura milenar que nos traz hoje tantos benefícios aqui para a nossa terra chamada Brasil”, frisou Joussef.

Patrimônio – Márcio Obana, da Obana Filtros e Bebedouro de Água, disse que o objetivo da empresa é “levar saúde às pessoas através da água, porque nós sabemos que a composição física de um ser humano chega a 75% de água”. “Nosso objetivo como empresa é levar saúde através dos nossos produtos e prosperidade através da saúde que você vai desenvolver”, esclareceu Obana, que patrocinou a apresentação do cantor sertanejo Craveiro, “um patrimônio de Piracicaba”.

Finalizando a série de discursos, o secretário municipal de Ação Cultural (Semac), Carlos Beltrame – que representou o prefeito Luciano Almeida – agradeceu a diretoria do Nipo de Piracicaba em nome do presidente do Clube, Pedro Mizutani. “Se não fossem vocês, não teríamos essa festa maravilhos, que preserva a cultura e a gastronomia japonesa em Piracicada, uma história que começou há 116 anos no Brasil e há 106 anos em Piracicada”, disse Beltrame, acrescentando que a Festa da Primavera, além de movimentar a economia e o turismo na cidade, também agrega valores importantes dacultura japonesa, como a resiliência, a displicina, o trabalho e o respeito aos mais velhos.

Cerimônia – Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da 16ª Festa da Primavera, o vice-presidente do Nipo de Piracicaba, Ricardo Yada;  Rogério da Confeitaria 380 ; Shinichi Yasunaga, diretor Regional da Noroeste do Bunkyo; Keido Yasunaga, diretor da Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa do Estado de São Paulo; Paulo Taniguti, presidente do Nipo de Sumaré e João Salatti,  da Fazenda Primavera.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta