18ª edição do Bunka Matsuri consolida ‘público fiel’ ao evento
Mais uma vez, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – abriu suas portas para a apresentar a cultura japonesa para o público em geral. Conduzido por jovens – mais uma vez sob a coordenação de Patrícia Takehana e Roberto Takayuki Kato –, a 18ª edição do Bunka Matsuri, realizada nos dias 25 e 26 de maio, nas dependência da entidade, localizada no bairro da Liberdade, confirmou crescimento entre o público jovem. Se em 2023 o evento teve como tema central a imigração japonesa, a edição deste ano teve como foco atrações em homenagem o Dia do Orgulho Nerd, celebrado no dia 25 de maio.
Por conta disso, o Bunka Matsuri trouxe como uma das novidades o “Artist Alley” (literalmente, “Beco do Artista”, um espaço em evento de cultura pop onde os artistas se exibem e vendem sua arte e produtos personalizados e possibilitam a conexão direta com seus criadores).
Igualmente concorrido foram os Workshops no Espaço Cultural, com as oficinas de cerâmica, washi-ê (figuras montadas com pedaços de papel japonês), furoshiki (técnica japonesa para embalar presentes ou transportar objetos), ikebana (arranjo floral), gastronomia japonesa, kanzashi (ornamentos para cabelos utilizados em penteados tradicionais japoneses), kokedama (literalmente, “bola de musgo”, técnica antiga japonesa para cultivo floral), orinuno (dobradura feita de tecido), artesanato feito de biscuit e bazaristas, além da presença de escritores da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku.
As apresentações no palco principal e a praça de alimentação também foram bastante disputadas.
Segundo Takayuki Kato, a presença de público este ano foi um pouco menor em relação ao ano passado, mas estava “bem distribuído pelos vários espaços do Bunkyo”. Para ele, com as atrações jovens, o Bunka Matsuri está conquistando um público fiel formado, em sua grande parte, por jovens e não descendentes de japoneses.
Abertura – No sábado, a cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; da vice-cônsul Miyabi Ichimura e dos vereadores Aurélio Nomura e George Hato, além de patrocinadores.
Aurélio Nomura lembrou que, dias antes, a estátua em homenagem a Ryu Mizuno, o “pai da imigração japonesa”, localizada no Largo da Pólvora – a poucos quarteirões dali – havia sido alvo de uma ação criminosa. Suspeito de praticar o ato, Douglas Alves de Souza, que se identificou como “Amanda”, foi preso por policiais do 1º Distrito Policial (Sé) no dia seguinte graças à rápida intervenção do secretário executivo da Segurança Pública de São Paulo, delegado Osvaldo Nico Gonçalves por solicitação do vereador Nomura.
Pioneiros – O parlamentar explicou que o público do Bunka Matsuri vem crescendo a cada ano que passa. “Lembrando que nesta festa nós celebramos a memória dos nossos antepassados, seu trabalho, sua dedicação e sua luta, o que é muito importante nesse momento difícil que nós estamos atravessando”, disse Nomura.
Rodrigo Goulart, que destinou recursos para o evento através do Instituto Paulo Kobayashi, lembrou sua ascendência japonesa – “tenho Hayashi no meu nome” – e frisou que “com muito orgulho estamos representando nossos antepassados nessa festa da cultura japonesa aqui na casa da cultura japonesa, que é o Bunkyo”. “Com certeza a gente tem que vir prestigiar e dar todo nosso apoio com todas as políticas públicas que a gente trabalha para mostrar para toda a comunidade paulistana e brasileira tudo que tem de importante na nossa cultura, não só através das apresentações artísticas, mas em todas as suas formas como estão sendo apresentadas pelo Bunkyo em todas as suas estruturas”, destacou Goulart.
Cultura pop – Desde o ano passado no país, a vice-cônsul Miyabi Ichimura disse que fica “impressionada” toda vez que participa de um evento como o Bunka Matsuri. “Nasci e cresci no Japão, mas aqui em São Paulo a cultura japonesa está muito mais presente e viva do que no próprio Japão”, disse Ichimura, que destacou a cultura pop para atrair pessoas interessadas em conhecer acultura japonesa.
Já o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa agradeceu colaboradores, artistas, voluntários, público e organizadores do Bunka Matsuri.
Por fim, Patrícia Takehana e Roberto Katsuyuki Kato apresentaram um responsável de cada área do 18º Bunka Matsuri.
(Aldo Shiguti)