19º Okinawa Festival traz convidados internacionais nos dias 5 e 6 de agosto
Se o Okinawa Festival, por si só, já é um dos eventos mais aguardados pela comunidade nikkei, especialmente a okinawana, imagina com a presença de estrelas internacionais. E a 19ª edição, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Praça Haroldo Daltro, na Vila Manchester (zona Leste de São Paulo), terá uma constelação de famosos.
Realizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão (AOVC), o evento deste ano – que comemora os 115 Anos da Imigração Okinawana no Brasil – reunirá, de uma só vez, nomes como Alberto Shiroma, Kazufumi Miyazawa, Claudia Oshiro, Megumi Gushi e David Ralston.
“Será um festival diferente. Se em 2019 já ficamos muito felizes e gratos com as presenças do Kazufumi Miyazawa e da Claudia Oshiro, com essas outras celebridades, então…”, diz o presidente da AOVC, Mario Tadashi Ueta Uehara, lembrando que será a segunda apresentação da cantora argentina radicada no Japão e do ex-líder da banda The Boom e intérprete da famosa música “Shima Utá”, entre outros, no Okinawa Festival.
“Trazer o Alberto Shiroma era outro sonho de toda a comunidade okinawana”, comemora o presidente do 19º Okinawa Festival, Luiz Kozim Kanashiro, o Tio Lu, como é mais conhecido. Ele lembra que o evento, que faz parte do Calendário de Eventos do Município, foi criado com o objetivo de integrar e agradecer os moradores da Vila Carrão pela acolhida aos okinawanos que se estabeleceram na região. “Por isso, preparamos o evento com muito carinho para que todos possam participar e conhecer um pouco mais as nossas tradições”, conta.
Dois palcos – Segundo Tio Lu, a edição deste ano apresentará também uma “revolução” em seu formato. Pela primeira vez, o Okinawa Festival contará com dois palcos para apresentações. Além do principal, o festival terá também um menor, de 360º, batizado de ‘experience’, que ficará no campo coberto de gateball. O diferencial deste palco é que os artistas que passarão por lá poderão interagir com o público. De acordo com Tio Lu, a novidade foi ideia do integrante da Banda Tontonmi, o músico Nilson Ueti.
Tio Lu destaca que a Comissão Organizadora está trabalhando duro para conseguir proporcionar conforto, cultura, gastronomia e entretenimento para os visitantes. “Este ano conseguimos otimizar o espaço, que resultou em um aumento de 20% no número de barracas”, conta, explicando que, no total, o Okinawa Festival contará com mais de 170 barracas, oferecendo diversos produtos, serviços, além de uma farta opção de gastronomia (incluindo os pratos típicos de Okinawa). Estarão lá desde os tradicionais yakissoba, guioza e pastel, passando pelo lamen, takoyaki e okonomiyaki, e chegando às iguarias típicas da ilha: Okinawa sobá, Satá Andagui (bolinho de chuva) e o já aguardado Hijá nu Shiru (sopa de cabrito).
No palco, estão confirmadas apresentações de músicas e danças folclóricas okinawanas – como a tradicional dança do leão -, Radio Taissô, Kenko Taissô e Bon Odori; presença de mais de 600 tocadores de taikô, dos grupos Requios Geinou Doukoukai Eisá Taiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko; além de demonstração de artes marciais, com mais de 400 atletas, e grupos como a Banda Tontonmi.
Filantropia – Segundo Mario Tadashi, além de celebrar a cultura, o Okinawa Festival também tem um forte compromisso com a solidariedade. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível por pessoa, que será revertido para entidades assistenciais. É uma forma de unir a celebração cultural com o apoio àqueles que mais precisam, promovendo o bem-estar social e a colaboração entre a comunidade. Este ano serão beneficiadas entidades como a Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô no Iê, a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono e a Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono, além de instituições da região.
19º OKINAWA FESTIVAL
Data: Dias 05 e 06 de agosto. Sábado, das 11 às 21h e domingo, das 11 às 20h
Local: CEE Vicente Ítalo Feola (Praça Haroldo Daltro, s/nº – Vila Carrão)
Entrada franca: 1 kg de alimento não perecível (a ser doado a entidades assistenciais)
Informações: www.okinawafestival.com.br