Cano do Bacuri – 2022, Salve!

Lembro. Era 2020, começo do ano, quando as esperanças sempre surgem renovadas. Notícias chegavam e nos preocupavam. Mas, naqueles dias ainda não tínhamos noção do quanto seríamos todos gravemente afetados. Apesar de alarmantes as notícias que chegavam de longe, já havíamos escolhido e decidido há alguns meses. Resolvemos partir para o desfrute dos poucos dias de férias nas belas praias do nordeste do país. Mesmo um pouco apreensivos, foram dias tranquilos. Mal sabíamos que muito em breve entraríamos em confinamento.

De volta a São Paulo ilesos, por poucos dias, a vida prosseguiu, cada qual com a sua agenda particular.

Notícias não paravam de chegar e cada vez mais alarmantes.

Em nosso país, terra de negacionistas e mal intencionados de plantão, as coisas não caminharam nada bem para a população de modo geral. Os que podiam e eram dotados de bom senso fizeram confinamento e uso de todas as medidas protetivas contra o Coronavírus mas, sem uma política pública adequada ao combate do virus, era de se esperar que a população e o país como um todo sairiam perdedores da batalha que se estabeleceu.

Os anos de 2020 e 2021 foram anos de batalha. De um lado a parcela racional da população e governantes de alguns estados, de outro a parcela dos negacionistas e contrários ao bem coletivo. A tragédia só não foi muito pior porque houve a atuação de políticos contrários ao negacionismo maior que permitiram que a população  recebesse suas doses de vacina.

Agora, dois anos depois, temos como resultado mais de 620 mil mortes. Depois de uma acalmada dos novos casos de infecção pelo Coronavírus agora a nova variante Omicron volta a preocupar. Os números de novos casos que surgem voltam a ser alarmantes. Apesar de parcela significativa da população estarem vacinada é preciso que todos ainda continuem com suas medidas protetivas, evitando ao máximo as aglomerações. Não é hora de relaxar.

Felizmente, os dias passam, tudo é transitório, nada é permanente.

O juízo há de voltar aos corações e mentes. Este ano é ano de eleição. Façamos a escolha certa.

A esperança e o bom senso haverá de prevalecer.

ada vez mais alarmantes.

Deixe uma resposta