28ª Festa do Sushi com Festival Gastronômico confirma sucesso de público

Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro foi um dos destaques da programação da 28ª Festa do Sushi (Foto: Aldo Shiguti)

Os moradores de Registro e cidades vizinhas aproveitaram o final de semana de sol para conferirem as novidades da 28ª Festa do Sushi com Festival Gastronômico realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) nos dias 20 e 21 de julho, na Praça Beira Rio. Segundo o diretor geral do Departamento de Eventos do Bunkyo de Registro, Dilson Tsunoda, o público deste ano foi de 12 mil visitantes, igualando o número de 2023.

“Estamos numa crescente e isso é muito bom não só para a comunidade japonesa, porque fortalece a cultura, como também para a cidade de Registro, pois é um evento que agrega também turismo para a região”, conta Dilson, lembrando que desde 2022 a Festa do Sushi é realizada na Praça Beira Rio. “Nosso foco é a gastronomia, mas o evento também preserva e divulga a cultura através das apresentações artísticas”, explicou Dilson, acrescentando que em novembro o Bunkyo realizará a 70ª edição do Tooro Nagashi.

Durante dois dias, o público que compareceu à Praça Beira Rio teve oportunidade de vivenciar uma experiência gastronômica diferenciada com pratos da culinária japonesa, brasileira e coreana. A praça de alimentação ofereceu desde o “carro-chefe”, o sushi, até o tradicional yakisoba, passando pelo hot dog coreano até os tradicionais salgadinhos que fazem sucesso em todos os matsuris (festivais japoneses).

Dilson Tsunoda com tocadores do Grupo Wadan Ensemble (Foto: Wagner Assanuma)

Atrações – Já a programação artística proporcionou uma imersão na cultura japonesa com apresentações de danças folclóricas e taikô. Este ano, além do Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro, destaque também para a apresentação sempre vibrante do Wadan  Taiko Ensemble. No sábado, quem fez sucesso foi a dupla Harumi Miyamura e Naomi Maeda. Com uma apresentação versátil, que incluiu de forró a Misora Hibari, elas conquistaram o público presente.

Também passaram pelo palco – com iluminação de led – o cantor Takeshi Nishimura e o Jya Odori Brasil, primeiro e único grupo de dança do dragão japonês no Brasil.

Abertura – No sábado, a cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Bunkyo de Registro, Kunihiko Takahashi; do presidente da Uces (União Cultural e Esportiva da Sudoeste), Silvio Furukawa; do presidente da Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira), Irineu Makoto Kawajiri; do diretor do Desenvolvimento da Prefeitura de Registro, Luiz Rogério Nassuno; do presidente e vice do Bunkyo de Iguape, respectivamente, Jorge Araki e Milton Nomura e do presidente do Bunkyo de Sete Barras, Toraju Endo, entre outros.

Presidente do Bunkyo de Registro, Kunihiko Takahashi discursa durante cerimônia de abertura

Abrindo a série de discursos, Kunihiko Takahashi explicou que a Festa do Sushi é um acontecimento bastante tradicional de Registro e que já consta no no calendário oficial de eventosdo município como a segunda maior festa do Bunkyo de Regsitro – depois do Tooro Nagashi. Lembrou que o sushi é um alimento de história milenar do Japão. “E atualmente o sushi se tornou um prato típico, representativo do Japão, difundido e apreciado no mundo inteiro por ser saudável e de sabor único”.

Jya Odori Brasil se apresentou no domingo em Registro

União – Representando as outras 22 associações que compõem a Uces – Silvio Furukawa destacou que o Bunkyo de Registro exerce um papel importante na preservação e na divulgação da cultura japonesa. “E hoje, em mais uma edição da Festa de Sushi, nós temos, mais uma vez, a oportunidade de presenciar os valores e os costumes da comunidade japonesa”, disse Silvio Furukawa.

Para o presidente da Fenivar, Makoto Kawajiri, a Festa do Sushi “já está com suas raízes bem fincadas”. Segundo ele, a tendência daqui para frente é crescer cada vez mais. Por fim, ele disse que um dos segredos da festa é a união de todos.

Por fim, o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Prefeitura de Registro, Luiz Rogério Nassuno, parabenizou o Bunkyo de Registro pela realização da festa.

Missão cumprida – Ao jornal Nippon Já, o prefeito Nilton Hirota destacou a contribuição dos japoneses para o desenvolvimento de Registro. “Registro é uma cidade com fortes marcos da colonização japonesa, da qual eu me orgulho porque meu avô foi um dos primeiros que chegou aqui nessa cidade, que distribuiu as terras com as pessoas quando ele estava aqui no KKKK. Então, é uma grande alegria ter a consciência da missão cumprida de defender essa cultura japonesa com a miscigenação, muita cordialidade com o povo brasileiro também e outras fontes de origem étnica que estão aqui presentes também”, frisou o prefeito, acrescentando que a Festa do Sushi “agrega valores que a gente não pode se afastar nunca”.

“Como descendente temos a missão de contribuir para que essa cultura se perpetue, porque na verdade a contribuição dos japoneses para nós, entre outras, foi fundamental para o Brasil ser esse país rico que é”, afirmou o prefeito.

Histórica – Ex-chefe de Gabinete da Prefeitura de Miracatu e pré-candidato a prefeito de Registro, Renato Bolsonaro disse que a participação japonesa em Registro “é histórica”. “Não podemos falar da colonização em Registro sem falar dos japoneses. A contribuição dos japoneses foi importante  em costumes, em tradições, para o desenvolvimento econômico e para o desenvolvimento agrícola. Registro é o que é hoje graças a colonização japonesa”, disse Renato Bolsonaro.

 

Fortalecimento – Para o também pré-candidato a prefeito de Registro, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Registro, Samuel Moreira, “é difícil de mensurar a contribuição dos japoneses de tão grande que ela foi”. “A contribuição dos imigrantes japoneses para a cidade de Registro e para a região do Vale do Ribeira foi e continua sendo muito grande em todas as áreas, na área social, econômica, política. Nós temos monumentos históricos, tombados, inclusive, da imigração japonesa, como o KKKK, as festas tradicionais, a manutenção de uma cultura muito forte, como é a festa do sushi que nós estamos aqui”, disse Samuel.

Segundo ele, é preciso resgatar a participação dos líderes e representantes dos descendentes numa construção em conjunto com a prefeitura para fortalecer todos esses eventos”.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta