48º Bazar tem apresentação de taikô dos internos e visita do cônsul geral do Japão
Pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em novembro do ano passado, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, visitou a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono, em Guarulhos (SP). E a visita foi realizada no último domingo (18), durante o 48º Shimboku Baza – o Bazar Beneficente do Ikoi, principal fonte de arrecadação da instituição para a manutenção de suas atividades.
Além de participar da cerimônia de abertura – que no Ikoi é chamada de ‘Kansha’ (Cerimônia de Agradecimento) e é realizada nos dois dias do evento – o cônsul, acompanhado da consulesa Junko Shimizu, aproveitou para conhecer as instalações da instituição, que atualmente assiste 58 residentes com idade média de 85 anos – entre independentes, semi-dependentes e dependentes.
Antes do seu discurso, Toru Shimizu teve oportunidade de conferir, pela primeira vez, a apresentação do taikô dos internos sob orientação do professor Júnior Patta e equipe. A iniciativa foi patrocinada pelo casal Kenji e Emília Kiyohara.
Gratidão – Em sua fala, o cônsul destacou sua felicidade em poder se juntar a todos “para apoiar uma organização promotora do bem-estar que, graças à comunidade nikkei, vem alcançando o reconhecimento de toda a sociedade”.
“Esta é a minha primeira visita ao Ikoi no Sono, que completa 66 anos neste ano, e já posso sentir o impacto de trabalho da entidade. Ao conhecer a história da senhora Margarida Vatanabe, fundadora da instituição, fico profundamente impressionado com a sua dedicação à assistência aos imigrantes japoneses, com o seu valoroso e admirável legado que perdura até hoje”, frisou o cônsul, que manifestou seu profundo respeito e gratidão “à toda a equipe do Ikoi, membros da Diretoria, funcionários, voluntários, colaboradores e todos aqueles que têm trabalhado e apoiado a entidade ao longo de sua existência”
Kyusaikai – Presidente do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japção no Brasil –, José Taniguti
enalteceu o presidente do Ikoi, Izumu Honda, “uma pessoa admirável” . “Sabemos o quanto você se dedica e o faz com o coração, com amor, que é a energia mais forte do universo porque vem direto de Deus”, disse Taniguti, que também lembrou o “início da carreira” de Dona Margarida Vatanabe, que além do Ikoi fundou também a Katorikku Nihonjin Kyusaikai (Comissão Católica Japonesa ), “que tinha como propósito acolher todos aqueles imigrantes japoneses que ficaram sem casa, sem lugar pra morar, porque foram despejados de uma hora pra outra lá de Santos”, disse ele, referindo-se ao episódio ocorrido em 8 de julho de 1943 durante a Segunda Guerra Mundial quando o governo do então presidente Getúlio Vargas expulsou os imigrantes japoneses, italianos e alemães de Santos “levando apenas aquilo que ele podia levar nas mãos”.
Abençoada – “E eles vieram aqui para São Paulo. Quem podia procurou parentes e amigos, mas aqueles que não tinham,e que eram muitos, foram acolhidos pela dona Margarida Vatanabe, uma pessoa abençoada por Deus – tanto que foi reconhecida até pelo Vaticano, que deu uma comenda para ela, além do governo japonês, naturalmente”, destacou Taniguti, acrescentando que “nessa entidade sempre estará presente o espírito da Dona Margarida Vatanabe, a quem nós jamais devemos esquecer”.
Izumu Honda concordou. “Não estamos fazendo nada de novo. Nossa missão é apenas da continuidade ao trabalho dos nosso fundadores, a quem somos eternamente gratos”, explicou.
O coordenador do 48º Bazar, Takashi Iwamoto, lembrou que o evento é planejado com “quatro ou cinco meses de antecedência”. E destacou que a organização envolve o trabalho de muita gente, incluindo cerca de 1300 voluntários, além de apoiadores, bazaristas, artistas e patrocinadores.
Referência – Para o vereador Aurélio Nomura, o Ikoi no Sono desenvolve um trabalho que serve de referência para todas as outras instituições. “A gente tem que entender que mais cedo ou mais tarde todos nós vamos envelhecer e cada vez mais está aumentando o número de idosos. Nós estamos verificando o aumento também da demanda de asilos, pelos mais diversos motivos que impedem os familiares cuidarem de seus idosos. Por isso é necessário um atendimento profissional e o Ikoi é um grande exemplo nesse aspecto. O idoso vem aqui e tem essa grande acolhida”, disse o vereador, afirmando que entidades como essas tendem a crescer usando aqui o Ikoi como parâmetro”.
Abertura – Estiveram presentes na Cerimônia de Agradecimento de domingo (18), além do cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, e da consulesa Junko Shimizu; o presidente da Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Paulo Saita; o presidente da Kenren, José Taniguti; o casal Kenji e Emília Kiyohara; e os empresários Renato Nakaya (Sakura Alimentos), Fernando Brandão (Senshi – Produtos Japoneses); Katsuhiko Kimura (Itochu) e Mario Kato (Taiyo Thermas Hotel), entre outros.
Este ano, o Bazar Beneficente contou com o Tooro Nagashi, cujo intuito é homenagear os entes queridos falecidos, além de bazaristas, apresentações artísticas – como danças e shows com cantores – e uma ampla praça de alimentação.
(Aldo Shiguti)