54ª Exposição de Arte Koguei prossegue até 3 de novembro no Bunkyo

Mostra, que permanece aberta ao público até 3 de novembro, reúne 355 obras no total – Aldo Shiguti

Inaugurada no último dia 19, a 54ª edição da Exposição de Arte Koguei Bunkyo prossegue até 3 de novembro no Espaço Cultural da entidade, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Ao todo são 355 obras nas modalidades de cerâmica, têxtil, papel, metal, vidro, madeira e oshibana que conferem relevância à mostra.

Com entrada gratuita, a exposição, que reúne trabalhos de dimensões variadas,  combina as 355 obras (selecionadas entre os 498 inscritas) com as criações de convidados e membros da Comissão Organizadora. Além disso, um espaço especial apresenta os tecidos e as cores de Hisako Kawakami, a veterana e incansável pesquisadora da técnica de tingimento natural em tecidos.

Ela foi uma das pioneiras da Exposição de Arte Koguei realizada no Bunkyo, em 1968 comemorando os 60 anos da imigração japonesa no Brasil. No Japão, formou-se em pintura à óleo pela Faculdade Feminina de Belas Artes, especializou-se em tingimento pelo Instituto de Tintura de Setagaya (Tóquio).

De acordo com a presidente da Comissão de Arte Koguei, ceramista Olga Ishida, a 54ª edição da Exposição de Arte Koguei Bunkyo marca o retorno desta exposição depois de passar por inúmeros formatos e denominações. Ela lembra que, em 1997, a mostra adotou o título de Exposição de Arte Craft Brasil-Japão visando a participação ampla dos interessados nas diversas modalidades dessa arte.

Em 2007, às vésperas do centenário da imigração japonesa, ela passou a fazer parte da Grande Exposição de Arte Bunkyo juntando às duas modalidades de artes plásticas (Salão Bunkyo e Salão Biten). A proposta dos idealizadores foi criar um ambiente único de convivência entre diferentes formas de arte.

Em 2023, a Comissão de Arte Koguei decidiu, retornar ao antigo sistema, ou seja, organizar sua mostra em separado das artes plásticas. “Em virtude do sucesso da exposição e do crescente número de artistas e obras inscritas, as comissões decidiram realizar as exposições separadamente a partir de 2024”, justificou a presidente Olga Ishida.

Este ano, do total de 194 inscrições recebidas totalizando 498 obras, foram selecionados 152 para participar da exposição com 355 obras. Para a seleção das obras foram convidados os renomados artistas Kamori, Kenjiro Ikoma, Lucrécia Couso, Marcelo Tokai, Sonia Bogaz, para compor a Comissão de Jurados juntamente com os membros da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo.

Palestras e oficinas – Nesta sexta-feira (25), das 14 às 16h, haverá um workshop sobre Impressão Botânica (Ecoprint), com Alice Yokote.

Neste workshop, a professora explicará sobre o processo de vaporização e impressão necessários para criar um lenço utilizando cascas de cebola. Caso o participante deseje, é possível adquirir o opcional de lenço misto seda, na hora; os conteúdos ensinados serão os mesmos. Não é necessário conhecimento prévio e todo material será fornecido pelos responsáveis (tecidos, viscolinho de 50×50 cm ou misto de seda de 67×67, solução para impressão, cascas de cebola, celofane).

54ª Exposição de Arte Koguei Bunkyo

Período: Até 3 de novembro.

Horário: Segunda à sexta-feira: das 12h às 17h. Sábado e domingos: das 10h às 17h

Local: Espaço Cultural Bunkyo, Rua Galvão Bueno, 596, Liberdade, São Paulo – SP

Worksho Impressão Botânica (Ecoprint), com Alice Yokote

Data e Horário: 25 de outubro, segunda-feira, das 14h às 16h

Valor: R$70,00 (lenço viscolino) + taxa da plataforma; adicional na hora de R$40,00, caso o participante opte por um lenço de seda.

Idade mínima: 15 anos

Vagas: 20

Duração: 2h

Deixe uma resposta