Alesp lança Frente Parlamentar para facilitar diálogo com empresas japonesas

A partir da esquerda Yuki Kodera, cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, deputado André Bueno e Fujiyoshi Hirata – Aldo Shiguti

A  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta segunda-feira (14), o lançamento da Frente Parlamentar São Paulo-Japão. A cerimônia, que aconteceu no auditório Paulo Kobayashi, foi promovida pelo deputado André Bueno (PL). Estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Yuki Kodera e o conselheiro diretor e ex-secretário-geral da CCIJB, Fujiyoshi Hirata; além do vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assisência Social, Roberto Nishio; o presidente da Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Paulo Saita; a secretária de Segurança de Santos, delegada Raquel Kobashi Gallinati Lombardi; o fundador do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi e o prefeito de Paraguaçu Paulista, Antônio Takashi Sasada; entre outros.

Durante a cerimônia, o deputado André Bueno homenageou o cônsul geral do Japão em São Paulo, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e o ex-secretário-geral da CCIJB.

Legado – “O trabalho realizado por vossas excelências é fundamental para aumentar a colaboração bilateral em áreas como comércio, cultura e educação, possibilitando que nossas nações prosperem juntas em um mundo cada vez mais interligado. Em vista disso, a atuação da Alesp é crucial para a criação de um ambiente favorável ao investimento e a troca de experiências que beneficiarão tanto o Japão quanto o Brasil. Hoje, celebramos a valiosa relação que construímos ao longo das décadas, um laço que no próximo ano completará 130 anos desde a assinatura do Tratado de Amizade Japão-Brasil. Mais do que honrar esse legado, devemos olhar para o futuro com entusiasmo e confiantes nas oportunidades que nos aguardam. Juntos, podemos enfrentar os desafios globais e explorar novas possibilidades de crescimento e desenvolvimento, pois acredito firmemente que a continuidade dessa colaboração trará benefícios significativos tanto para o Japão quanto para o Brasil”, destacou o cônsul.

Para o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Yuki Kodera, São Paulo é um estado que possui laços especiais com o Japão, “historicamente, culturalmente, socialmente e economicamente”. Segundo ele, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa tem participado das relações econômicas Brasil-Japão ao longo dos seus 84 anos, fundamentalmente no Estado de São Paulo, onde se concentra o maior número de indústrias e empresas e serviços multinacionais japoneses no país.

Networking – Kodera explicou que a entidade reúne atualmente mais de 300 empresas associadas, tendo em sua maioria empresas multinacionais de origem japonesa. Com 14 comissões e 10 departamentos setoriais que, além de trabalhar no diálogo entre o Brasil e o Japão, oferecem ambientes para networking e troca de informações entre os associados, bem como intercâmbio com outras organizações econômicas, estendendo também para as entidades de assistência social e, particularmente, as associações de comunidade nipo-brasileira.

De acordo com Kodera, as empresas associadas da CCIJB que atuam no Estado de São Paulo, são de setores bastante diversos, como o automotivo, metal mecânico, produtos químicos, gêneros alimentícios, equipamentos elétricos, informação e comunicação, bens básicos, transportes, financeiro, comércio exterior e consultoria.

“É imprescindível o fortalecimento das relações entre as empresas japonesas e o setor público do Estado de São Paulo para a condução dos nossos empreendimentos, que geram empregos e em muitos casos transformam a comunidade local”, concluiu Kodera, afirmando que a Câmara está “bastante engajada para iniciar mais um capítulo de intercâmbio com o Estado de São Paulo”.

Momento histórico – Fujiyoshi Hirata, que serviu como secretário-geral da CCIJB por 20 anos –  de 2002 a 2022 – e atualmente segue contribuindo como conselheiro, parabenizou a Alesp pelo lançamento da Frente Parlamentar São Paulo-Japão. “Esse é, sem dúvida, um momento histórico, algo que nunca ocorreu antes. Em 2025, Japão e Brasil celebrarão o aniversário de 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre as duas nações. Ambos os países se uniram para reconhecer este marco como Ano da Amizade e Intercâmbio Japão-Brasil. Para mim é uma grande honra ser homenageado em um contexto tão significativo”, disse Fujiyoshi Hirata.

Expo Osaka – Ao Nippon Já, André Bueno admitiu ter ficado surpreso ao constatar que ainda não existia uma Frente Parlamentar São Paulo-Japão na Assembleia paulista. “Tão logo assumi o mandato, fiz uma viagem para o Japão e voltei de lá encantado. No meu retorno, procurei todas as ações que nós temos aqui, as Comissões e as Frentes Parlamentares. Quando eu procurei a Frente Parlamentar São Paulo-Japão, não foi para criá-la e sim para fazer parte, porque eu tinha certeza que já existia. E fiquei assustado porque ela não existia ainda”, lembra o deputado, afirmando que sente-se honrado por ter proposto a sua criação.

“Quanto tempo nós perdemos. Tantos outros países já têm, outras cidades de muito menor expressão de negócio já têm. Tenho certeza que é o empoderamento para todos os negócios, para essa cultura que é tão valiosa e tão importante para nós e me coloco à disposição de toda a colônia para a gente somar forças nesse propósito”, explicou o parlamentar

Segundo ele, a ideia da Frente Parlamentar é “ser uma ponte de ajuste, de esteio e um facilitador para tirar essa ideia da burocratização brasileira e trabalhar de conformidade para que o ambiente empresarial seja cada vez mais favorável aos nossos parceiros japoneses”.

“Nós não sabemos fazer carros, não sabemos fazer ar-condicionado e nem alimento, por isso nós temos que facilitar para que os japoneses possam fazer entregar tudo que precisam e os fornecedores brasileiros também possam ter acesso a esse mercado”, explicou, revelando que em abril de 2025 deve embarcar para o Japão para participar da Expo Osaka, que acontece entre 13 de abril e 13 de outubro e terá como tema “Construindo a Sociedade do Futuro para as nossas vidas”.

“Nós vamos estar lá presentes justamente para homenagear essa exposição tão importante e para apresentar em Osaka um posicionamento claro que o Estado de São Paulo tem todo o interesse em fazer com que esse movimento bilateral”, disse André Bueno.

Apoiadores – Fazem parte da Frente Parlamentar São Paulo-Japão, os deputados André Bueno (coordenador), Alex Madureira (PL), Caio França (PSB), Carlos Giannazi (PSOL), Dani Alonso (PL), Dirceu Dalben (Cidadania), Felipe Franco (União), Gil Diniz (PL), Gilmaci Santos (Republicanos), Leci Brandão (PCdoB), Lucas Bove (PL), Major Mecca (PL), Milton Leite Filho (PL), Paula da Bancada Feminista (PSOL), Paulo Correa Jr (PSD), Paulo Mansur (PL), Rafael Saraiva (União), Ricardo França (PODE), Ricardo Madalena (PL) e Vitão do Cachorrão (Republicanos).

Prefeito Antian, delegada Raquel, cônsul geral, deputado André Bueno e Roberto Nishio

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta