Associação Aomori Kenjin do Brasil comemora 70º aniversário
A cerimônia contará com apresentação do Sítio Arqueológico Sannai Maruyama, Kingyo Neputa (um artesanato tradicional da cidade de Hirosaki, Aomori) e demais atrações interessantes
A Associação Aomori Kenjin do Brasil, presidida pela Maria Satiko Shibukawa Nawa, realizará no dia 20 de novembro, às 10h da manhã, um evento para comemorar seus 70 anos de fundação. A cerimônia, com convites, acontecerá na Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, localizado na Rua Fagundes, 152, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Uma delegação especial do Japão, composta por nove membros, incluindo o Vice-Governador de Aomori, Tomoya Kotani; o Presidente da Assembleia Legislativa de Aomori, Yutaka Marui; o Prefeito de Mutsu, Tomoya Yamamoto; e o Diretor Presidente do jornal To-o Nippo, Masayuki Waketa, estará presente para celebrar a ocasião.
O evento terá como objetivo levar ao público brasileiro um maior conhecimento sobre a Província-mãe de Aomori, particularmente em relação à divulgação de atrativos turísticos, pouco conhecidos e interessantes, como o Sítio Arqueológico de Sannai Maruyama, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, e localizado não muito distante do centro da cidade de Aomori; e um vídeo demonstrativo sobre o processo, passo a passo, da montagem do “Kingyo Neputa” (Peixe Dourado Neputa), uma tradicional estrutura de papel utilizada em festivais de verão em Hirosaki, Aomori.
Em complementação, na esteira de ampliar esse conhecimento sobre o Brasil, haverá também a apresentação de danças folclóricas do nordeste e Amazônia, além do histórico de como a maçã Fuji, a variedade mais apreciada aqui, vingou nas terras do solo brasileiro, na região serrana de São Joaquim, Santa Catarina.
Segundo a presidente Satiko Shibukawa do Aomori Kenjinkai, a explicação mais plausível dessa conquista pode ser atribuída ao apoio de cooperação técnico-científica da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), possibilitado pela assinatura do Convênio de Irmandade, em outubro de 1980, entre os Governos do Estado de Santa Catarina e a Província de Aomori. Para a viabilização e concretização deste Convênio, foi fundamental a intermediação e interlocução da Associação Aomori Kenjin do Brasil, representada na figura, então, do seu presidente, Sr. Shokichi Shibukawa, entre as três instituições envolvidas, Jica e os Governos de Aomori e Santa Catarina.
A presidente Satiko, expressou seu entusiasmo dizendo que a intenção deste evento é de “apresentar a história e os atrativos turísticos de Aomori, e também das coisas do Brasil, como as das danças folclóricas do nordeste e Amazônia e a da consolidação da maçã Fuji nas terras catarinenses”. Com a apresentação dessas atrações, tão interessantes, mas ainda pouco conhecidas, tanto para os japoneses quanto para os brasileiros, a presidente espera contribuir para ampliar a relação de amizade entre a província e a nossa comunidade. “Estamos preparando o evento para que todos possam celebrar este momento especial, o aniversário de 70 anos da Associação Aomori Kenjin do Brasil, conosco”, concluiu.