Associação de Vargem Grande Paulista celebra 90 anos de olho no futuro

Cerimônia em comemoração aos 90 anos da Associação de Vargem Grande Paulista

Fundada em 1932, a Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista celebrou seu 90º aniversário de fundação de olho no futuro. Como enfatizou o seu presidente, Tsutomu Taniguchi, a preocupação é o que fazer para que a associação possa comemorar seu centenário daqui dez anos com a mesma força e vitalidade que se encontra hoje. “Só vejo uma saída, que é fortalecer e apoiar os nossos jovens, o seinenkai, e fazer com que este Departamento se sinta parte da associação para que as atividades perpetuem e nossos eventos tenham vida longa”, explicou Taniguchi, destacando que, “hoje nós temos um Seinenkai bastante atuante, que participam mensalmente das reuniões da Diretoria”. Segundo ele, outro Departamento importante para a longevidade da associação é o Fujinkai , Departamento de Senhoras. “Sem elas não teríamos como sobreviver”, conta, explicando que, além da mensalidade dos associados, a manutenção da associação é garantida através de arrecadação de recursos obtidos com eventos como Yakissoba, que é realizado três vezes ano, o Bon Odori, realizado em conjunto com a Prefeitura e que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, e o tradicional Moti Tsuki, em agosto e dezembro.

Outra atividade para angariar fundos, destaca, é o Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos, realizado anualmente pelo Bunkyo em São Roque.

Cooperativismo – A história da associação de Vargem Grande Paulista está ligada à história da agricultura, em especial do cooperativismo, através dos produtores de batatas associados da extinta Cooperativa Agrícola de Cotia, que fundaram a associação. “A CAC foi fundada em 1927 e a nossa associação cinco anos depois, em 1932. Antigamente, quem era cooperado era associado e quem era associado era cooperado. Como se fosse uma coisa única”, disse Tsutomu Taniguchi, que também presidiu a associação nas comemorações dos 70 e 80 anos de fundação e testemunhou 52 dos 90 anos de história da associação.

Cerimônia – “Hoje a CAC não existe mais, mas não podemos esquecer jamais seu legado”, afirmou Taniguchi durante a cerimônia que celebrou os 90 Anos da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista.

Realizada no dia 10 de dezembro, na sede da associação (localizada na Rodovia Raposo Tavares, Km 45,2 – Centro), a solenidade contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; do prefeito de Vargem Paulista, Josué Ramos; do representante chefe da Jica (Japan International Agency Cooperation) Brasil, Masayuki Eguchi; do presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa; do presidente da Uces, Sílvio Furukawa, além de presidentes de associações filiadas à Uces.

Na ocasião, foram homenageados 11 ex-presidentes: Shinhatiro Hashizume, Nobuo Furukawa, Akio Hashizume, Matsuo Ebina, Nobuyuki Kuramoto, Silvio Hiromiti Morioka, Silvio Furukawa, Paulo Kosaka, Edson Iida, Tsutomu Taniguchi e Tetsuya Ozaki.

A programação teve início coma celebração de um culto religioso em memória aos ancestrais falecidos da associação e às vítimas da Covid-19.

Parceira da Prefeitura – Presidente da Uces e ex-presidente da ACEVGP, Silvio Furukawa destacou o esforço de cada um dos ex-presidentes que, cada um no seu tempo, se empenharam para que a associação chegasse aos 90 anos. Citou a participação do professor Kozo Ebina na Escola de Língua Japonesa, que em 2024 completará 90 anos de história, “se não a mais antiga, uma das mais antigas em atividade”. Silvio lembrou ainda a atuação dos departamentos de beisebol, sumô e tênis de mesa, “fatos que precisam ser registrados para que não caiam no esquecimento”. Por fim, Silvio Furukawa ressaltou a importância da Uces para o fortalecimento das associações.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa disse que, hoje, o Kaikan de Vargem Grande Paulista é o maior parceiro no Sakura Matsuri, festival realizada anualmente pelo Bunkyo no Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque. E reforçou a necessidade de unir todas as entidades ligadas à cultura japonesa no Brasil.

Já o prefeito Josué Ramos lembrou que Vargem Grande Paulista comemorou 41 anos de emancipação no dia 27 de novembro, “portanto, a associação tem mais que o dobro da idade da nossa querida cidade”. “Vocês foram os pioneiros que vieram aqui quando as ruas de Vargem Grande ainda eram de terra. Hoje Vargem Grande se tornou uma cidade promissora, com 60 mil habitantes”, disse o chefe do executivo, afirmando que a cidade “vem crescendo a passos largos”. “E esse crescimento, com certeza, tem a participação da associação em diversos setores da sociedade, principalmente, na questão cultural, educacional e na questão social”, destacou Josué, lembrando da importante ajuda da associação à população local durante a pandemia. “Isso só tem um nome: parceria. E como gestor só tenho que agradecer”, disse o prefeito.

Subsídios da Jica –Masayuki Eguchi, que antes da cerimônia visitou as estruturas da associação, em especial a escola de língua japonesa, que recebeu recursos da agência japonesa para aquisição de computadores e um aparelho de tv através do programa de ajuda às entidades nikkeis durante a pandemia, falou sobre a participação da comunidade local na CAC, “muito importante para estabelecer a base agrícola no Brasil”.

Longevidade – Por fim, o cônsul Ryosuke Kuwana, que visitou a associação pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em agosto de 2020, ressaltou a importância da união das entidades nikkeis através da Uces e felicitou pela longevidade da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista e os esforços de seus membros no decorrer das décadas em prol do desenvolvimento agrícola, da comunidade nikkei e também da sociedade de Vargem Grande”.

“É com grande orgulho que testemunho a evolução da comunidade nikkei em Vargem Grande Paulista, resultado da união e ajuda mútua entre seus membros. Foi através destes valores japoneses fundamentais como coletividade, colaboração e perseverança que a comunidade se empenhou na criação de empreendimentos de sucesso em projetos esportivos e educacionais bem-sucedidos, como a escola de língua japonesa, equipe de beisebol, sumô e tênis de mesa”, concluiu o cônsul, que também comandou o brinde.

Apresentações do coral dos alunos da escola de língua japonesa e do Departamento de Karaokê e do grupo de taikô Kodamakai, de Vargem Grande Paulista, além de um show com o cantor Yoshiaki Shinde, abrilhantaram a programação.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta