Associação Hokkaido celebra 85 anos de fundação e 105 anos de imigração

O presidente da Associação Hokkaido, Oston Hirano presente – Aldo Shiguti

A Associação Hokkaido de Cultura e Assistência celebra em 2024 os 105 anos de imigração dos provincianos de Hokkaido para o Brasil e também o 85º aniversário de fundação do Kenjinkai. Para marcar a data, a Diretoria e associados programaram uma cerimônia a ser realizada no dia 25 de agosto, em sua sede, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo).

A solenidade contará com uma comitiva formada por 35 pessoas da província-mãe, entre eles o representante do Governo, Takao Amanuma; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Hokkaido, Hisao Inamura; o presidente da Câmara de Vereadores de Sapporo, Hiroyuki Iijima; e o vice-prefeito de Sapporo, Toshiya Ishikawa, além do chef de cozinha, Atsushi Oshima.

Surpresas – Para a solenidade, que conta com emenda parlamentar do deputado estadual Márcio Nakashima, o presidente do Hokkaido Kenjinkai, Oston Hirano, preparou três “surpresas” para os convidados.

Para quem não se lembra, no centenário da imigração da Província de Hokkaido, em 2019, a associação presenteou os paulistanos com uma exposição inédita: bonecos de neve feitos por estudantes da cidade de Abira.

Desta vez, o presente será restrito aos associados e convidados, mas promete ser igualmente inesquecível. Duas das surpresas referem-se à gastronomia típica de Hokkaido. A primeira é a veira grelhada na brasa (yaki hotate), prato que foi servido ao primeiro-ministro Fumio Kishida em sua recepção no Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no dia 4 de maio deste ano.

Oston explica que a vieira virá diretamente de Hokkaido graças ao patrocínio da Jica (Japan International Cooperation Agency) através do Programa de Subsídios às entidades de imigrantes e será servida a todos os presentes – são esperados 300 convidados – da mesma maneira que é preparada na província, ou seja, à base de shoyu e batayaki (manteiga grelhada).

O segundo prato é o Genghis-Khan (cordeiro assado). Segundo Oston, a iguaria já foi preparada no Brasil por ocasião da vinda do chef Oshima, que faz parte da comitiva que virá ao Brasil.

Outra ação programada para festa é uma atração artística. Trata-se da presença de cerca de 100 crianças do Grupo de Escoteiros de Hokkaido, que interpretarão os hinos nacionais do Brasil e do Japão à capela.

A programação terá ainda apresentação de yoaskoi soran com o grupo Ishin, da Associação Hokkaido, e do artista Kaká Nomura.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta