Associação Nikkei do Rio de Janeiro celebra 50 anos

Cerimônia contou com a presença de ilustres convidados (Fotos: Teruko Monteiro)

 

(Por Teruko Monteiro)

A Associação Nikkei do Rio de Janeiro (Rio Nikkei) realizou, no dia 17 de julho, cerimônia em comemoração aos seus 50 anos de fundação. O evento contou com a participação de convidados, associados e usuários. Após as execuções dos hinos nacionais do Brasil e do Japão, foi prestado um minuto de silêncio pelos falecidos e pelo ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Revezaram-se como mestres de cerimônia Walter Yoshida, 1° vice-presidente da Renmei e Shirley Yurica Atsumi, diretora cultural da Rio Nikkei.

Destaque para a presença de uma delegação do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – formada pelo presidente da entidade, Renato Ishikawa, acompanhado de sua esposa, Olga Ishida, presidente da Comissão de Arte Koguei; Tomio Katsuragawa, vice-presidente do Conselho Deliberativo e Marcia Katsuragawa. Prestigiaram da mesma forma o general Riyuzo Ikeda, sua esposa Solange Ikeda, e Pedro Duarte, vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Discursaram Kenhitiro Kurihara, presidente da Rio Nikkei, Walter Yoshida representando o presidente Minoru Matsuura da Renmei, Yoshiteru Kawai, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo e o cônsul-geral do Japão Ken Kashiba.

Descerramento da placa comemorativa aos 50 Anos Rio Nikkei 6

 

Em seu discurso, o presidente do Bunkyo destacou que, desde que iniciou sua gestão na entidade, em 2019, adotou como uma de suas prioridades buscar maior proximidade com as entidades nipo-brasileiras de todo o país.

União – Para Renato Ishikawa, se por um lado a pandemia “atrapalhou nosso propósito de estabelecer contatos pessoais com cada uma de nossas regional”, por outro propiciou o contato por meio da plataformaital.

“Nesse sentido, estou muito entusiasmado por ter fortalecido nosso relacionamento com as entidades nipo-brasileiras do Rio de Janeiro, tanto por meio de reuniões virtuais, como também de presença em eventos, especialmente aqueles promovidos pelos jovens”, disse Renato Ishikawa, que destaco, em especial, a atuação de Shirley Atsumi que, além de diretora secretária e cultural do Nikkei do Rio de Janeiro, também é diretora regional do Bunkyo.

Antes de encerrar sua saudação, Renato Ishikawa homenageou o presidente da Rio Nikkei com um Diploma de Honra ao Mérito.

Homenagens – Os ex-presidentes da Rio Nikkei, pessoalmente ou por familiares, receberam Diplomas de Agradecimento por suas gestões: Hitoshi Fujihara 1972; Takashi Izuwa 1973-1974 e 1977-1984; Haruo Mitsuya 1975-1976; Masahiro Ohnuki 1985-1986; Hiroyuki Makita 1987-1988; Yssamu Takao 1989-1990; Akiyoshi Shikada 1991-1996; Akio Miyamoto 1997-1998; Koji Fukasawa 1999-2000; Walter Yoshida 2001-2002; Kimio Nitta 2003-2004; Mitsuo Yodogawa 2005-2006; Minoru Matsuura 2007-2020. E especialmente, o atual presidente Kenhitiro Kurihara. Pelo ex-presidente Minoru Matsuura – em recuperação de intervenção cardíaca, gestão de 14 anos, a maior – recebeu seu neto Davi Alcântara Matsuura, 5 anos, acompanhado do pai Sérgio Matsuura.

Kagami biraki – O tradicional “Kagami biraki” foi realizado por cônsul geral Ken Hashiba, Kenhitiro Kurihara, Pedro Duarte, Renato Ishikawa, Riyuzo Ikeda, Sohaku Bastos, Tomio Katsuragawa e Yoshiteru Kawai.
O brinde foi comandado pelo presidente da Comissão dos 50 Anos, Kuniyuki Terabe. Ao redor do bolo de aniversário as autoridades cantaram o tradicional “Parabéns”, e o presidente da Rio Nikkei assoprou a velinha. O cônsul geral Ken Hashiba e Kenhitiro Kurihara descerraram as placas comemorativas dos 50 Anos da associação e da muda de Kuro Matsu.

Do teto do enorme salão pendiam diáfanos tecidos brancos; ornamentavam o ambiente origamis e delicados enfeites, e foram admirados os belos ikebanas da professora Noemi Katayama.

O almoço com iguarias japonesas, sobremesas e complementos/chef Mayumi Muto foi muito apreciado por todos. A cerimônia contou com apresentações do Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Jorgina Pires Martins, do cantor japonês Noboru Fujita e do grupo Rio Nikkei Taiko, alé, de participações especiais do cônsul geral Ken Hashiba e Kuniyuki Terabe

Lembrança – Como lembrança coletiva do cinquentenário, os integrantes assinaram o “Documento/Monumento 50 Anos de Fundação da Associação Nikkei do Rio de Janeiro” criado por Teruko Okagawa Monteiro.
A comemoração foi reconhecimento aos associados, sócios jurídicos e usuários que, mesmo sem eventos por causa da pandemia, continuaram realizando suas contribuições. Comissão dos 50 Anos da Fundação da Rio Nikkei: presidente Kuniyuki Terabe; membros Kenhitiro Kurihara, Shirley Yurica Atsumi, Koji Fukasawa, Motokazu Okura e Teruko O. Monteiro

 

Walter Yoshida, 1 vice-pres. Renmei

DM 50 Anos Fundação Rio Nikkei

 

Saudacoes do CG Ken Hashiba

 

3 – Iguarias japonesas, chef Mayumi Muto
Sohaku Bastos, presidente do ICBJ
CG Ken Hashiba com Casais Ishikawa e Kurihara
Kenhitiro Kurihara, presidente da Rio Nikkei
Rio Nikkei Taiko
Yoshiteru Kawai, presidente da Camara Japonesa
Cantor Noboru Fujita
K Kurihara agradece homenagem de Renato Ishikawa
Davi recebe pelo avo Minoru Matsuura
Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo
Hino Nacional Brasileiro
Plantio da arvore Kuro Matsu
Kagamibiraki
Brindes por Kuniyuke Terabe
Coral Rio Nikkei com CG K Hashiba e K Terabe

 

 

 

Deixe uma resposta