Associação Nikkei do Rio de Janeiro celebra 50 anos
(Por Teruko Monteiro)
A Associação Nikkei do Rio de Janeiro (Rio Nikkei) realizou, no dia 17 de julho, cerimônia em comemoração aos seus 50 anos de fundação. O evento contou com a participação de convidados, associados e usuários. Após as execuções dos hinos nacionais do Brasil e do Japão, foi prestado um minuto de silêncio pelos falecidos e pelo ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Revezaram-se como mestres de cerimônia Walter Yoshida, 1° vice-presidente da Renmei e Shirley Yurica Atsumi, diretora cultural da Rio Nikkei.
Destaque para a presença de uma delegação do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – formada pelo presidente da entidade, Renato Ishikawa, acompanhado de sua esposa, Olga Ishida, presidente da Comissão de Arte Koguei; Tomio Katsuragawa, vice-presidente do Conselho Deliberativo e Marcia Katsuragawa. Prestigiaram da mesma forma o general Riyuzo Ikeda, sua esposa Solange Ikeda, e Pedro Duarte, vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Discursaram Kenhitiro Kurihara, presidente da Rio Nikkei, Walter Yoshida representando o presidente Minoru Matsuura da Renmei, Yoshiteru Kawai, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo e o cônsul-geral do Japão Ken Kashiba.
Em seu discurso, o presidente do Bunkyo destacou que, desde que iniciou sua gestão na entidade, em 2019, adotou como uma de suas prioridades buscar maior proximidade com as entidades nipo-brasileiras de todo o país.
União – Para Renato Ishikawa, se por um lado a pandemia “atrapalhou nosso propósito de estabelecer contatos pessoais com cada uma de nossas regional”, por outro propiciou o contato por meio da plataformaital.
“Nesse sentido, estou muito entusiasmado por ter fortalecido nosso relacionamento com as entidades nipo-brasileiras do Rio de Janeiro, tanto por meio de reuniões virtuais, como também de presença em eventos, especialmente aqueles promovidos pelos jovens”, disse Renato Ishikawa, que destaco, em especial, a atuação de Shirley Atsumi que, além de diretora secretária e cultural do Nikkei do Rio de Janeiro, também é diretora regional do Bunkyo.
Antes de encerrar sua saudação, Renato Ishikawa homenageou o presidente da Rio Nikkei com um Diploma de Honra ao Mérito.
Homenagens – Os ex-presidentes da Rio Nikkei, pessoalmente ou por familiares, receberam Diplomas de Agradecimento por suas gestões: Hitoshi Fujihara 1972; Takashi Izuwa 1973-1974 e 1977-1984; Haruo Mitsuya 1975-1976; Masahiro Ohnuki 1985-1986; Hiroyuki Makita 1987-1988; Yssamu Takao 1989-1990; Akiyoshi Shikada 1991-1996; Akio Miyamoto 1997-1998; Koji Fukasawa 1999-2000; Walter Yoshida 2001-2002; Kimio Nitta 2003-2004; Mitsuo Yodogawa 2005-2006; Minoru Matsuura 2007-2020. E especialmente, o atual presidente Kenhitiro Kurihara. Pelo ex-presidente Minoru Matsuura – em recuperação de intervenção cardíaca, gestão de 14 anos, a maior – recebeu seu neto Davi Alcântara Matsuura, 5 anos, acompanhado do pai Sérgio Matsuura.
Kagami biraki – O tradicional “Kagami biraki” foi realizado por cônsul geral Ken Hashiba, Kenhitiro Kurihara, Pedro Duarte, Renato Ishikawa, Riyuzo Ikeda, Sohaku Bastos, Tomio Katsuragawa e Yoshiteru Kawai.
O brinde foi comandado pelo presidente da Comissão dos 50 Anos, Kuniyuki Terabe. Ao redor do bolo de aniversário as autoridades cantaram o tradicional “Parabéns”, e o presidente da Rio Nikkei assoprou a velinha. O cônsul geral Ken Hashiba e Kenhitiro Kurihara descerraram as placas comemorativas dos 50 Anos da associação e da muda de Kuro Matsu.
Do teto do enorme salão pendiam diáfanos tecidos brancos; ornamentavam o ambiente origamis e delicados enfeites, e foram admirados os belos ikebanas da professora Noemi Katayama.
O almoço com iguarias japonesas, sobremesas e complementos/chef Mayumi Muto foi muito apreciado por todos. A cerimônia contou com apresentações do Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Jorgina Pires Martins, do cantor japonês Noboru Fujita e do grupo Rio Nikkei Taiko, alé, de participações especiais do cônsul geral Ken Hashiba e Kuniyuki Terabe
Lembrança – Como lembrança coletiva do cinquentenário, os integrantes assinaram o “Documento/Monumento 50 Anos de Fundação da Associação Nikkei do Rio de Janeiro” criado por Teruko Okagawa Monteiro.
A comemoração foi reconhecimento aos associados, sócios jurídicos e usuários que, mesmo sem eventos por causa da pandemia, continuaram realizando suas contribuições. Comissão dos 50 Anos da Fundação da Rio Nikkei: presidente Kuniyuki Terabe; membros Kenhitiro Kurihara, Shirley Yurica Atsumi, Koji Fukasawa, Motokazu Okura e Teruko O. Monteiro
DM 50 Anos Fundação Rio Nikkei