Atletas do Brasil e do Nippon marcam presença na Confra Argentina 2023
Um dos principais torneios esportivos nikkeis do mundo será celebrado entre os dias 02 e 05 de fevereiro, na Argentina. Trata-se da XXV Confraternização Desportiva Internacional Nikkei – Confra, que acontece a cada dois anos em países diferentes e deve reunir cerca de 1.200 atletas brasileiros e de outros nove países da América Latina.
O evento, que foi adiado para 2023 devido à pandemia de Covid-19, é organizado pelo Centro Nikkei Argentino, Associação Japonesa Florencio Varela e Centro Okinawense da Argentina, com o apoio da Organização Panamericana Nikkei, Jica, Centro Cultural e Informativo da Embaixada do Japão na Argentina e União Internacional de Clubes e Instituições Nikkeis – Unicin.
“Estamos trabalhando arduamente para levar esperança, motivação e um grande evento para todos os nikkeis participantes, além de conseguirmos difundir e compartilhar a cultura argentina com todos os visitantes dos países latino-americanos”, ressalta a Presidente da Comissão Organizadora, Jennifer Oshiro, do Centro Nikkei Argentino.
Nesta edição, farão parte da Confra 13 modalidades esportivas: atletismo, basquete 3×3, beisebol, boliche, futsal, gueitebol, golfe, judô, karatê, natação, tênis de mesa, tênis de campo e voleibol.
Segundo o presidente da delegação brasileira, Valter Sassaki, o país participará em todas as modalidades, com cerca de 400 atletas e com a expectativa de conseguir muitas medalhas, à exemplo das edições anteriores. “O espírito da Confra, como o próprio nome diz, é o de estreitar as relações entre os atletas nikkeis das Américas, principalmente, entre os jovens”, finaliza Sassaki.
História – O ano era 1968 e atletas argentinos, brasileiros e peruanos iniciaram grandes laços de amizade entre as nações, tentando sedimentar a cultura milenar e confraternizar-se por meio dos esportes. Nascia a Confraternização Desportiva Internacional Nikkei – Confra.
Com o tempo, foram se juntando outros países e, atualmente, participam cerca de 11 países, como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.
A Confra se realiza a cada dois anos, em sedes rotativas. Esta será a quinta vez que a Argentina sedia o evento. Em 2020, o evento foi realizado no Brasil, e o Nippon Country Club, em Arujá (SP), foi sede da maioria das modalidades e a edição contou também com a participação de equipes do Japão.
A próxima edição da Confra será ratificada no Congresso dos Países Representantes, que acontece durante o evento na Argentina, mas provavelmente será no Peru.