Autoridades prestigiam a primeira edição do Kochi Matsuri no Ceret

Autoridades, políticos, convidados e organizadores participam da cerimônia do Kagami Biraki

Realizado nos dias 5 e 6 deste mês pela Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil no Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), zona Leste de São Paulo, a primeira edição do Kochi Matsuri terminou com um saldo positivo. Na avaliação dos organizadores, o evento recebeu um público rotativo estimado entre 15 e 17 mil pessoas nos dois dias. “Por ter sido a primeira edição, podemos afirmar que a presença de público foi bastante significativa”, disse o presidente da Comissão Organizadora, Fabiano Shiokawa.

Segundo ele, a presença de autoridades na cerimônia de abertura valorizou ainda mais a festa. Estiveram presentes, entre outros, o cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hiroyuki Ide; o secretário municipal de Esportes e Lazer (Seme), Carlos Augusto Manoel Vianna; o prefeito de Atibaia (SP), Emil Ono; o presidente da Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Toshio Ichikawa; o vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Rodolfo Wada; o presidente da Associação Pró-Execpionais Kodomo-no-Sono, Sergio Oda, o vereador George Hato (MDB) e o ex-deputado federal Walter Ihoshi.

Grupo Sakura Fubuki levou as batidas dos taikôs (tambores japoneses) ao Ceret

Fabiano Shiokawa lembrou que o Kochi Matsuri teve sua origem em um evento ligado ao karaokê na Associação dos Shizuoka Kenjin do Brasil, na zona Sul da Capital. “Decidimos ampliar para que mais pessoas pudessem ter acesso à cultura de Kochi”, disse Shiokawa, acrescentando que o Kochi Kenjinkai já realiza anualmente, no mês de agosto, no mesmo espaço, o To-Sa Matsuri, com foco, principalmente, nos cosplayers.

O cônsul Hiroyuki Ide esteve presente na abertura

“Certamente o Kochi veio a agregar, dando ainda mais visibilizadade não só à província de Kochi como também à própria cultura japonesa, já que são os dois primeiros grandes eventos de cultura japonesa realizados no Ceret”, explicou  Shiokawa, antecipando que para a próxima edição a ideia é trabalhar melhor o layout para oferecer mais conforto tanto para o público como para os bazaristas.

O prefeito de Atibaia, Emil Ono homenageou os avós de Kochi

Em seu discurso, o secretário Carlos Vianna destacou a contribuição dos japoneses para o desenvolvimento não só da cidade de São Paulo como do Estado e também do país. “Vim trazer o abraço do prefeito Ricardo Nunes, que é um incentivador das culturas que compõem a cidade de São Paulo e essa primeira edição do Kochi Matsuri representa muito, principalmente São Paulo sendo a capital da vacina, pois hoje a gente pode celebrar esta festa em virtude disso, do trabalho do prefeito Ricardo Nunes, desse compromisso com a população paulistana”, explicou o secretário em entrevista ao Jornal Nippon Já.

 

O secretário Carlos Vianna destacou a união entre os dois povos

Parceria – “Que venham outras festas para que a gente possa celebrar essa parceria tão importante desses dois países irmãos e com essa comunidade que tanto tem contribuído para a cidade de São Paulo”, finalizou Vianna, afirmando que a província de Kochi é a “terra dos samurais”.

Presença de público no sábado

Também presente na abertura, o prefeito de Atibaia, Emil Ono (re)lembrou suas origens. “Tive oportunidade de ir duas vezes à Kochi e visitar a cidade onde meus avós nasceram. Estive no templo da família Ono em Kochi e estar aqui hoje é uma oportunidade de agradecer não só os meus avós  mas todos os imigrantes que toparam esse desafio de vir para um país próspero, porém, desconhecido para todos. Mas com esforço e dedicação conseguiram superar todas as dificuldades”, disse Emil, referindo-se aos avós Shigeki e Yussuo – ele de Tosa e ela de Ino.

“E também é uma oportunidade de agradecer esse país, que tão bem nos acolheu e deu oportunidades para que nossos ancestrais pudessem estabelecer aqui a sua segunda pátria”, disse o prefeito, destacando que Atibaia deve retomar a Festa de Flores e Morangos este ano.

Autor da emenda parlamentar que possibilitou a realização do Kochi Matsuri, o vereador George Hato disse que tem como obrigação, herdada de seu pai – o saudoso deputado estadual Jooji Hato – fomentar a cultura japonesa.

 

Homenagem – O vereador, aliás, recebeu uma homenagem dos organizadores em nome de seu pai pelos mais de 20 anos que Jooji Hato contribuiu com a associação.

George Hato recebeu homenagem em nome do pai, Jooji Hato

Durante dois dias, o público pode conferir atrações como apresentações de renomados cantores da comunidade – entre eles, Joe Hirata, Karen Ito, Rick Akio, Mayumi Takahashi; bandas, como Arigatões, Elísios, Akatsuki Band e Heroes Sanshin Band, taiko com o grupo Sakura Fubuki e apresentação de artes marciais, além de saborear pratos típicos da culinária japonesa. Na abertura, o arcebispo Correa do templo Catedral Nikkyoji, do Budismo Primordial do Brasil, celebrou um ritual budista.

Deixe uma resposta