Beauty Fair quer assumir o protagonismo na melhoria do setor de beleza
Os números da Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional – impressionam. Realizada em quatro dias – de 7 a 10 de setembro – no Expo Center Norte, em São Paulo, a feira recebeu cerca de 200 mil profissionais ligados ao setor de beleza. Em sua 19ª edição, a Beauty Fair reuniu 2 mil marcas e 500 expositores em 82 mil metros quadrados – todos os pavilhões do Expo Center Norte.O volume de negócios esperado era de R$ 800 milhões.
Não à toa, a Beauty Fair é hoje a maior feira de beleza das Américas e a segunda maior do mundo – fica atrás apenas da Cosmoprof Worldwide Bologna, na Itália. Como frisou na cerimônia de abertura o anfitrião e sócio-administrador do Grupo Ikesaki, Ricardo Ikesaki, “mais do que uma feira, ela se transformou uma plataforma de geração de negócios, soluções e serviços a favor do setor de beleza”.
Abertura – No primeiro dia, em pleno feriado de 7 de Setembro (Independência do Brasil), a Beauty Fair 2024 destacou a comemoração dos 60 anos do Grupo Ikesaki e reuniu grandes nomes do mercado de beleza e diversas autoridades, além de prestar várias homenagens.
Estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu – acompanhado da consulesa, Junko Shimizu –; o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine; o secretário estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena (representanbdo o governador Tarcísio de Freitas); a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Aparecida de Jesus Prudente; e a primeira-dama do Município, Regina Nunes.
Também foram chamados para subir ao palco o ex-deputado federal William Woo; o diretor de Convênios no Escritório Regionalde Marília; Walter Ihoshi; e os vereadores Aurélio Nomura e Sandra Tadeu – George Hato foi representado pelo assessor Roberto Sekya.
Visionário – Ricardo Ikesaki relembrou a trajetória da empresa, fundada por seu pai, Hirofumi Ikesaki, pioneiro na criação do primeiro supermercado de produtos de beleza no Brasil, introduzindo o sistema de autosserviço no mercado.
Visionário, o fundador expandiu seus negócios para a indústria e para a plataforma de eventos. Para contar a história, uma das principais atrações foi o “Túnel do Tempo”, que apresentou aos visitantes a história da Ikesaki, incluindo marcos como a criação da Beauty Fair em 2000.
“Nesses quase 60 anos que nós estamos comemorando, o Grupo Ikesaki diversificou as atividades e hoje nós atuamos em quatro segmentos distintos, todos no segmento de beleza: varejo, atacado, indústria e serviços”, disse Ricardo, que fez uma homenagem especial a Osvaldo Alcântara, um ícone do setor e que por muitos trabalhou no Grupo Ikesaki. “Ele é um símbolo para nós”, disse Ricardo, acrescentando que “nosso sonho é que a gente consiga abrir as portas da beleza para toda uma geração que vem aí, de pessoas que tenham qualquer sonho no seguimento de beleza”. “Nossa obrigação é viabilizar esses sonhos. Essa é a nossa razão de existir e nosso propósito”, concluiu Ricardo Ikezaki.
Protagonismo – Coube ao diretor-geral da Beauty Fair, Cesar Tskuda, falar sobre dados e desafios para os próximos anos. Segundo ele, “nesses 19 anos a gente entende que cada vez mais a Beauty Fair tem o dever e a obrigação de assumir um protagonismo na melhoria e no desenvolvimento do setor de beleza”.
E compartilhou informações como a de que o Brasil é o país com o segundo maior índice de confiança do consumidor e que o Brasil é hoje o quarto maior mercado de beleza do mundo, com destaque importante para algumas categorias como cabelo, fragrâncias e produtos masculinos, além de desodorantes.
Tsukuda frisou ainda que o Brasil é o segundo país que mais lança produtos no mundo. “Não à toa temos muitas indústrias nacionais sendo players importantíssimos no mercado de beleza fazendo frente a grandes multinacionais. É motivo de muito orgulho para o país ter empresas nacionais desenvolvendo produtos e levando cada vez mais não só produtos brasileiros para outros países mas cada vez mais marcas brasileiras que vão começar a influenciar o consumo também em outros países”, destacou o diretor, lembrando que o mercado de beleza é responsável por 4% do PIB nacional.
“Mais do que isso, ele é responsável na geração de emprego, principalmente na área de serviços, responsável, em muitos casos, pelo primeiro emprego”, disse Tsukuda, que citou ainda uma pesquisa que aponta que, cada 1 milhão de reais colocados no setor de higiene pessoal e beleza, gera 3,85 milhões em produção e 38 novos empregos. E considerou desproporcional setor gerar R$ 1,6 milhão de impostos e R$ 450 mil em salários. O setor de higiene pessoal gera ainda 5,6 milhões de oportunidades de trabalho, sendo 46,7% em salões de beleza.
Desafios – “Quase metade desses empregos são gerados pela área de serviços, mais especificamente salões de beleza, clínicas e estéticas. Estes são os grandes empreendedores, que de fato movimentam todo o mercado brasileiro de beleza e também movimentam toda a economia”, disse Tsukuda, que concluiu apontando os desafios do setor para 2024: Reforma Tributária “mais justa”; ESG; Inteligência Artificial – que, para ele, “vai mudar o mundo e a gente tem que ter muita atenção para que essa mudança seja sempre para melhor” -; Conhecer Melhor o Consumidor (“entender e entregar esse consumidor o que de verdade ele pede”); Transformar Dados em Ação; Produtividade /Eficiência das Empresas; Lançamentos de Produtos; Multicanal e Formação de Mão de Obra.
Importância – A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Aparecida de Jesus Prudente informou que sua pasta atende “mais de 110 mil microempreendedores paulistanos do setor de beleza, onde 8% estão aqui [na Beauty Fair], em sua maioria são cabeleireiros, manicures, etc.”. “Os números realçam a importância deste setor para a cidade”, afirmou a secretária.
Já a primeira-dama do Município, Regina Nunes, lembrou que o setor de beleza “é sua área”. “Tinha um salão de beleza e frequentava a Beauty Fair. Sei as dores e as mazelas do que é ser empresária”, disse Regina Nunes.
Agro e beleza – Ao Nippon Já, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, que um dia antes participou da abertura da 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia, destacou que, tanto o agronegócio como o mercado de beleza são dois setores importantes que movimentam não só o turismo como também a economia do Estado de São Paulo”.
“Até porque o turismo é economia. São dois eventos que estão na plataforma de eventos oficiais do estado de São Paulo, na Agenda Viva SP lançada pelo governador Tarcísio de Freitas. A Beauty Fair é uma das maiores feiras do gênero das Américas voltada para a beleza, para a estética, movimenta a economia, gera empregos, ocupa os hotéis e ativa a cadeia do turismo. São Paulo vive esse momento importante com mais de 2.700 eventos oficiais reconhecidos que fazem de São Paulo hoje o maior fluxo turístico do Brasil, mas especialmente a Beauty é um evento tradicional consolidado a qual muito orgulha São Paulo, cidade, e São Paulo estado”, disse o secretário ao Nippon Já.
Kanreki – O cônsul geral do Japão em São Paulo explicou que os 60 anos no Japão é uma data epecial que os japoneses chamam de “Kanreki”. “É um jeito especial para agradecer aos nossos colaboradores, agradecer aos nossos pioneiros que se foram e às famílias. Nesse sentido, este ano marca um ano especial para o Grupo Ikesaki”, explicou Toru Shimizu, que comparou a Beauty Fair à Festa de Flores e Morangos de Atibaia. “Ao observar as flores, sempre podemos tirar alguma energia muito positiva. Assim, acredito que as flores e o Grupo Ikesaki tem algo em comum, isto é, a beleza”, concluiu o cônsul.
Durante a cerimônia, foram prestadas diversas homenagens, entre elas à Janine, fundadora da rede de salões Jacque Janine criada com seu saudoso marido; a Pepe Quiroz – que se autodenomina primeiro cliente da Ikesaki e ex-diretor do sindicato patronal por várias décadas; ao gerente comercial da EBC Atacado de Beleza Ikesaki, José de Paula Brito.
(Aldo Shiguti)