Brasil participa da 21ª Copani com a maior delegação da história
No início de setembro, representantes das principais entidades do Brasil participaram da 21ª edição da Convenção Pan-Americana Nikkei (Copani), com a maior delegação da história do país no evento, com cerca de 70 integrantes.
Coordenada pela Associação Pan-Americana Nikkei, a Copani é realizada a cada dois anos em países diferentes. As duas últimas foram realizadas em São Francisco (EUA) e em Lima, no Peru.
Essa edição do evento aconteceu em Assunção, no Paraguai, realizada pelo Centro Nikkei Paraguaio – CNP e reuniu cerca de 450 nikkeis de diversos países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Japão, para discutir temas de comum interesse às comunidades das Américas, e ampliar o intercâmbio entre nikkeis de diferentes países.
Na cerimônia de abertura, discursaram o presidente da Comissão Organizadora, Richard Moriya, e o diretor geral para Assuntos da América Latina e Caribe do Ministério de Relações Exteriores do Japão, Yasushi Noguchi (ex-cônsul geral em São Paulo).
Com o tema “Construindo Alianças para um Futuro Sustentável”, o evento foi composto por diversos simpósios, painéis e muita troca de conhecimentos, experiências e vivências entre os membros dos diversos países participantes.
A palestra principal foi da presidente do Jornal The Japan Times do Japão, Minako Suematsu. Os principais painéis com as participação de lideres nikkeis de diversos países foram os seguintes:
- Nikkeis e seu impacto na gastronomia sul-americana, com a participação da brasileira Telma Shiraishi;
- Instituições Nikkei, suas experiências e estratégias chaves para sustentabilidade ao longo do tempo, com a participação da brasileira Patricia Takehana;
- Integração da Juventude nas Instituições Nikkeys, com a participação do brasileiro Bruno Teruya;
- Compromisso para a transformação através de negócios agro-pecuários mais sustentáveis ;
- Mulheres Nikkeys na politica e na diplomacia e seu papel transformador, com a participação da Embaixadora do Japão no Paraguai Yoshie Nakatani, uma das 6 mulheres embaixadoras do Japão no mundo.
Ficou definido também que a próxima Copani – XXII edição, será realizada no Brasil em 2026, onde se espera uma participação relevante dos jovens dos diversos países membros da APN.
Presidente brasileiro – Durante a Convenção, no dia 06 de setembro, também foi realizada a Assembleia para eleger o novo presidente da Associação Panamericana Nikkei (APN), e com a unanimidade dos votos dos países participantes, Valter Sassaki foi eleito o presidente da entidade.
Fundada em 1981, a APN é uma entidade internacional que tem como objetivo principal promover a integração e o fortalecimento das comunidades nikkeis nos países das Américas. A APN busca preservar os valores da cultura japonesa, promover o intercâmbio cultural e fomentar o desenvolvimento das organizações nikkeis em cada país membro.
Em seu discurso de posse, Sassaki expressou o seu compromisso de dar continuidade aos esforços para fortalecer as entidades nikkeis e garantir a preservação dos valores japoneses, que formam a base da identidade nikkei. “Nosso objetivo é continuar promovendo a união e o intercâmbio entre as comunidades nikkeis, enquanto preservamos e transmitimos a rica herança cultural que recebemos de nossos antepassados,” ressaltou.
O novo presidente da APN promete ainda liderar a organização com foco na inovação e na inclusão das novas gerações, incentivando a participação ativa dos jovens nas atividades e eventos da comunidade nikkei pan-americana.