Bunkyo de Mogi das Cruzes recepciona comitiva de Seki

Prefeito de Seki Kenji Ozeki discursa durante recepção no Bunkyo de Mogi das Cruzes

 

O Bunkyo de Mogi das Cruzes recebeu no último final de semana (dias 28 e 29 de julho) a comitiva japonesa da cidade-irmã Seki, representada pelo prefeito de Seki, Kenji Ozeki, o presidente da Câmara de Seki, Masayoshi Miwa, o vereador de Seki, Masahiro Adachi, o vice-secretário geral da Câmara de Seki, Norihito Matsuda e o servidor da Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Seki, Shinya Nagao.

As autoridades japonesas foram recepcionadas na sede do Bunkyo, em um jantar na sexta-feira à noite (28), que reuniu membros da diretoria da associação e autoridades municipais: o prefeito Caio Cunha, a vice-prefeita Priscila Yamagami, o presidente da Câmara, Marcos Furlan, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Komura.

No sábado (29), a comitiva cumpriu agenda oficial em empresas de Mogi das Cruzes que apóiam o Bunkyo de Mogi das Cruzes, conheceu projetos sociais da prefeitura municipal e pontos turísticos japoneses, como o Casarão do Chá. Um dos momentos mais marcantes  da visita foi a entrega da outorga de título de Cidadão Mogiano ao prefeito de Seki, que desde 2011, quando eleito, atua na coordenação do município japonês.

Membros da Comitiva de Seki durante visita ao Café Shibata

 

Segundo o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, Seki é cidade-irmã mais antiga de Mogi, e neste ano, completam 54 anos de relações internacionais diretas. O tratado foi assinado em 1969 entre as duas cidades. “É um relacionamento muito importante para as atividades da comunidade japonesa no município, pois existe uma troca de experiências e cooperação para projetos em parceria”, avalia Frank Tuda.

Ele explicou que este é o segundo encontro neste ano com a comitiva japonesa. Em maio, diretores do Bunkyo de Mogi das Cruzes, juntamente com empresários nikkeis da cidade e autoridades municipais, estiveram no Japão para cumprir agenda oficial. “Apesar de ter sido uma visita rápida, já que a comitiva teve que retornar ao Japão no domingo (30), foi uma experiência muito positiva, com muito aprendizado, e agora tivemos a oportunidade de retribuir toda a hospitalidade que recebemos quando estivemos por lá”,frisou o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes.

Deixe uma resposta