Bunkyo será palco, pelo segundo ano, da cerimônia de entrega do Prêmio Paulista, que acontece no dia 7 de maio
Um grande acontecimento merece um palco à altura. E com o Prêmio Paulista, que este ano chega a sua 65ª edição no próximo dia 7 de maio, não poderia ser diferente. Considerado um dos mais tradicionais e longevos eventos da comunidade nipo-brasileira, a cerimônia deste ano será realizado, pelo segundo ano consecutivo, no Grande Auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade.
Realizado pela Associação Brasil Nippo, Diario Brasil Nippou e Nippon Já, esta edição teve 29 indicações e, a exemplo da edição passada, também homenageará destaques nas categorias Cultural, Social e Honra Nikkei, além das tradicionais modalidades esportivas: Kenkô Taissô, Judô, Sumô, Atletismo, Rádio Taissô, Golfe, Beisebol Gueitebol, Softbol, Rizumu Taisso, Karatê, Kobudô, Karatê, Tênis de Campo, Park Golf, Tênis de Mesa e Mallet Golf.
Idealizado pelo extinto Jornal Paulista com o intuito de homenagear e reverenciai aletas da comunidade japonesa, além de valorizar o trabalho de dirigentes e personalidades que contribuíram – e continuam contribuindo em prol não só da comunidade nikkei bem como da sociedade brasileira, o Prêmio Paulista é, também, uma forma de agradecer o Brasil pela acolhida dada aos pioneiros, que fizeram deste país o seu lar.
Desde que foi implantado, o Prêmio Paulista já homenageou alguns dos principais nomes do esporte amador brasileiro, entre eles o ex-mesa-tenista e hoje técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa Hugo Hoyama, o ex-sumotori Cláudio Ikemori (campeão Mundial na categoria meio-leve em 2003) e a ex-judoca Vânia Ishii – filha de Chiaki Ishii (primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para o judô, bronze, nos Jogos de Munique, em 1972, e primeiro nikkei a fazer parte do Hall da Fama do COB), além do técnico de futebol Wagner Lopes, brasileiro naturalizado japonês que defendeu a seleção nipônica na Copa do Mundo da França, em 1998.
Em 2019, quem recebeu o Prêmio Especial foi o ex-jogador e hoje comentarista Cesar Sampaio, que durante muito tempo atuou no futebol japonês – de 1995 a 1998 no Yokohama Flugels (onde foi campeão da Supercopa Asiática, em 1995, e da Copa do Imperador, em 1998); em 2002, No Kashiwa Reysol; e de 2003 a 2004 no Sanfrecce Hiroshima.
No ano passado, foram homenageados, ente outros, a presidente da Abrac (Associação Brasileira de Canção), Akemi Nishimori, e o empresário paranaense e “Rei da Cebolinha” , no Japão, Walter Saito.
65º PRÊMIO PAULISTA
Quando: Dia 07 de maio, a partir das 10 horas
Onde: Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) – Rua São Joaquim, 381
Informações pelo telefone:
11/3340-6060