Câmara Municipal de Santo André homenageia imigração japonesa
A Câmara Municipal de Santo André realizou no dia 20 de junho, uma Sessão Solene em comemoração ao Dia dos Imigrantes Japoneses e seus Descendentes, homenagem instituída pelo decreto número 3 de 1994. O evento, presidido pelo vereador Daniel Buissa (PODE), teve como orador oficial da Casa o vereador Pedrinho Botaro (PSDB). A solenidade, que contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, do diretor do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Celso Mizumoto (representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa) e o presidente da União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Isaac Yassuo Miyaoka, foi marcada por homenagens, apresentações culturais e discursos que ressaltaram a significativa contribuição da comunidade nipo-brasileira para o desenvolvimento da cidade. O vice-prefeito Luiz Zacarias também esteve presente na mesa de honra do evento.
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito destacou a importância do evento, “um dos mais importantes que a Câmara executa”. “Essa cidade é o que é hoje graças a participação de cada um de vocês”, destacou Zacarias, acrescentando que em 2025 o poder público pretende levar a cultura japonesa às escolas, praças e parques municipais.
Já Pedrinho Botaro destacou a homenagem feita pela Câmara Municipal com a inauguração de um espaço de convivência em homenagem ao ex-vereador do munícipio, Jorge Kina, que faleceu em março de 2021 durante a pandemia. Botaro era presidente da Câmara quando Kina faleceu. “Celebrar a existência da colônia japonesa aqui em Santo André, é sem dúvida passar por valores como fraternidade e amizade, mas sobretudo, companheirismo”, disse Botaro.
Em nome da comunidade nipo-brasileira de Santo André, Wilson Iramina fez um breve relato da imigração japonesa até os dias hoje e parabenizou os homenageados.
Em sua fala, o cônsul Toru Shimizu destacou que, desde que chegou ao Brasil, em outubro de 2023, sente uma “enorme admiração dos brasileiros para com a comunidade japonesa, o que favorece nosso trabalho, fazendo que com trabalhemos com grande dinamismo”. “E tudo isso graças aos nossos antepassado que chegaram aqui há 116 anos”, disse Toru Shimizu.
Homenagens – Durante a Sessão Solene, foram homenageados dois membros destacados da comunidade nipo-brasileira de Santo André. Antonio Iwao Takamoto foi reconhecido por sua atuação na Associação das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André desde o ano 2000, participando ativamente de diversas atividades culturais e sociais.
Mario Guima, por sua vez, foi homenageado pela sua trajetória profissional de sucesso e sua contribuição na Associação Okinawa de Santo André, onde ocupou os cargos de presidente, tesoureiro e atualmente é diretor setorial.
A bailarina Ágatha Nakaza, aluna da Professora Yoko Gushiken, apresentou uma tradicional dança Kanayô durante o momento cultural do evento.
(Aldo Shiguti)