Com ‘Mottainai’, Festival do Japão busca novas gerações sem esquecer suas raízes

Com produtos e curiosidades, Espaço das Províncias é uma das principais novidades do Festival do Japão deste ano

 

Considerado o maior evento de cultura japonesa do mundo fora do Japão, o Festival do Japão chega a sua 24ª edição neste final de semana (07, 08 e 09), no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, com uma área maior em relação ao ano passado e repleto de novidades. “Incluímos novos conteúdos em busca das novas gerações, mas sem esquecer nossas raízes”, explica Toshio Ichikawa, presidente da Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), entidade responsável pela realização do evento em conjunto com o Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Banco Bradesco.

Uma das novidades refere-se à determinação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que mudou o local de saída do transporte gratuito do Festival, que antes era realizado na Estação de Metrô Jabaquara (Linha 1-Azul) para a Santos Imigrantes (Linha 2–Verde), a partir das 8 horas nos três dias. O objetivo da medida é melhorar a fluidez do trânsito nas imediações do São Paulo Expo.

Quanto a essa alteração, Toshio Ichikawa antecipou ao jornal Nippon Já não ver grandes transtornos, pois o percurso será feito por vans – e não mais ônibus – que, apesar de transportarem menos passageiros, são mais rápidas. “Além disso, o trajeto pode ser feito em cerca de 10 minutos”, explica Toshio, lembrando que haverá voluntários tanto na estação Santos Imigrantes como na Jabaquara para orientar o público que for ao festival.

AkibaSpace celebra a cultura pop espaço reúne mangás, animes, games, cosplay e moda urbana

 

Mottainai – A edição deste ano do Festival do Japão apresenta como tema “Mottainai, desperdice menos, aproveite mais!”, exaltando um dos principais valores da cultura japonesa, que é o combate ao desperdício, o aproveitamento e a otimização de todos os recursos utilizados, com a sustentabilidade nos 3 R’s de Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

De acordo com Toshio, a ideia é abrir espaços para apresentar os cases de sucesso relacionados ao tema. Segundo ele, o momento é bom, pois “as empresas estão falando muito em ESG” (sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e “carbono zero”. “Acredito que vale a pena chamara a atenção para o tema, até porque tema faz muito sentido para os japoneses, que desde pequenos aprendem a conviver com isso”, diz Toshio, acrescentando que um dos principais destaques da feira será a comemoração dos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, e um espaço dedicado à divulgação da arte, da cultura e dos produtos das províncias do Japão.

Serão três dias de programação intensa, com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá, artes marciais, Miss Nikkey, Akiba Space, FJTAON e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

Praça de alimentação terá 46 estandes, sendo 39 de províncias

 

Praça de alimentação – Na praça de alimentação, que deu origem ao Festival do Japão e até hoje é um dos principais alicerces do evento, terá a participação de 39 dos 47 kenjinkais (associações de províncias que compõem a Kenren. No total, com a participação das entidades beneficentes, serão 46 estandes com pratos típicos de sua região, com receitas familiares, muitas vezes desconhecidas até pelos restaurantes japoneses. Este ano, o Nippon Já preparou um guia especial que estará sendo distribuído gratuitamente aos visitantes com os principais pratos de cada kenjinkai.

Legado – De acordo com Toshio Ichikawa, o objetivo é preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações. “Por isso, estamos buscando sempre, a cada edição, inserir atrações que as novas gerações já vivenciam no dia a dia e até para que haja uma integração maior e para que eles não se sintam deslocado nesse ambiente”, conta Toshio, explicando, porém, que “tudo tem como base firme os bons conceitos e valores japoneses, que são o nosso principal legado”.

A tradição da cerimônia do chá também está presente no Festival do Japão

 

(Aldo Shiguti)

24º Festival do Japão

Onde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo

Quando: Dias 07, 08 e 09 de julho. Sexta, das 11 às 21h; sábado, das 9 às 21h; e domingo, das 9 às 18h

Ingressos e informações:

Site: www.festivaldojapao.com

Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569

E-mail: secretaria@festivaldojapao.com – www.instagram.com/festivaldojapao

Deixe uma resposta