Comitiva de Kakogawa visita Maringá para celebrar 50 anos de irmandade
Em comemoração aos 50 anos de irmandade entre Maringá, no Estado do Paraná, e Kakogawa, na província de Hyogo, uma comitiva da cidade japonesa composta por oito pessoas, entre eles o prefeito Yasuhiro Okada; o presidente da Câmara Municipal, Naoki Kobayashi e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Kakogawa, Kazuaki Kamatani, estiveram em visita oficial ao Brasil onde cumpriram uma extensa programação.
O ponto alto aconteceu no dia 6, quando a delegação japonesa foi recebida pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia. A comitiva foi recebida no Paço Municipal com uma apresentação do coral dos alunos da Escola Municipal Diderot Alves da Rocha Loures, que interpretaram a canção que deu nome à cidade: “Maringá Maringá”.
O prefeito Ulisses Maia destacou a importância da comunidade japonesa para o desenvolvimento de Maringá. A Cidade Canção mantém laços importantes com Kakogawa em diversas áreas como econômica, esportiva, cultural e social. Agora, o objetivo é ampliar ainda mais essa parceria. “Celebrar 50 anos desta irmandade é um importante marco. O passado está sendo reverenciado, respeitado e perpetuado na memória dos maringaenses. A partir de agora, pensando no futuro, vamos ampliar essa parceria, com ações nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, cultura, esporte, entre outras. Temos muitos servidores e servidoras que falam japonês, que farão essa ponte com Kakogawa, para promover este intercâmbio entre as secretarias”, detalhou Ulisses Maia, que deve embarcar para Kakogawa no próximo mês para retribuir a visita.
O prefeito de Kakogawa, Yasuhiro Okada, agradeceu a calorosa recepção e reforçou a importância da parceria entre as cidades-irmãs. “Celebramos os 50 anos de irmandade com novas ideias, novas perspectivas, e vamos trabalhar, juntos, para manter esse relacionamento internacional de amizade e de progresso para as duas cidades”, destacou Okada.
No mesmo dia ocorreu a inauguração do Marco da Princesa Michiko na Avenida Brasil, esquina com a Avenida Riachuelo. No local, em 1978, a então princesa do Japão em visita à Maringá ficou encantada com um ipê. Na ocasião, ela quebrou o protocolo e pediu para a comitiva parar e fez uma reverência à árvore.
Ainda na noite de sábado, 6, as autoridades também visitaram o Parque do Japão, onde participaram de um jantar de boas-vindas e no domingo, 7, estiveram na Exposição de Fotografias alusivas aos 50 anos de irmandade e exposição da estátua de Kenji Ueta no Centro de Ação Cultural (CAC). O prefeito de Kakogawa e demais autoridades japonesas também acompanharam o desfile cívico em comemoração dos 76 anos de Maringá na segunda-feira, 8.
Homenagem – Na terça, dia 9, Yasuhiro Okada foi homenageado pela Câmara de Maringá com o título de Cidadão Honorário. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara de Maringá, vereador Mário Hossokawa. Okada agradeceu a homenagem e contou que o intercâmbio de jovens entre as cidades será retomado este ano, após quatro anos de paralisação em consequência da pandemia. Os jovens de Kakogawa virão a Maringá em agosto.
Em Curitiba – Na quarta-feira, 10, a comitiva japonesa esteve na capital paranaense, onde foram recebidos pelo governador em exercício, Darci Piana, no Palácio Iguaçu. “É uma alegria celebrar uma parceria que já dura meio século e que esperamos que continue forte e sólida pelas próximas décadas”, disse Piana.
Em Curitiba, a comitiva japonesa também visitou a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, o Palácio de Hyogo e o Consulado Geral do Japão no Paraná.
Na quinta-feira, dia 11, a delegação japonesa esteve em São Paulo onde visitaram o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no prédio do Bunkyo, no bairro da Liberdade, a Japan House São Paulo e se reuniram com membros da Brasil Hyogo Kenjinkai. Fizeram também uma visita à redação do jornal Nippon Já.
Apoio – Durante a estadia no Brasil a comitiva foi acompanhada pela coordenadora de Relações Internacionais da Provincia de Hyogo no Brasil , Cristiane Ueta.
Nessas cinco décadas de irmandade, a parceria Kakogawa-Maringá contou com o apoio de diversas entidades, associações e pessoas, além do poder público, entre eles a Prefeitura Municipal de Maringá, Câmara Municipal de Maringá (através do presidente da Casa, Mario Hossokawa), Acema (presidente Afonso Shiozaki), Associação de Intercâmbio Internacional de Maringá (presidente Shiniti Ueta), deputado federal Luiz Nishimori, e diversas outras entidades e pessoas.
A comitiva retornou ao Japão no dia 12.
(Aldo Shiguti, com AEN e site da Prefeitura de Maringá)