Comitiva de Naha visita prefeito Ricardo Nunes

Prefeitos de Naha e São Paulo, secretária Marta Suplicy, presidente da Assembleia de Naha e o cônsul do Japão, Ryosuke Kuwana

 

Depois de participar de agendas em São Vicente,no litoral paulista, cidade com a qual mantém acordo de irmandade, a comitiva da cidade de Naha, na província de Okinawa, no Japão, esteve na capital paulista, na terça-feira (25), onde cumpriu uma série de compromissos, entre eles, uma visita à sede da Prefeitura de São Paulo.

Acompanhados da diretoria da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Associação Naha Shimin do Brasil, Associação Okinawa de Vila Carrão e do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, o prefeito e o presidente da Assembleia da cidade de Naha, respectivamente, Satoru Chinen e Yoshitaka Nohara, foram recebidos pelo prefeito Ricardo Nunes, pela secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e pelo coordenador de Relações Internacionais, Rodrigo Massi.

Durante o encontro, intermediado pelos vereadores Aurélio Nomura e George Hato, Ricardo Nunes informou à comitiva de Naha a contribuição dos japoneses para o desenvolvimento da de São Paulo e as homenagens da cidade aos japoneses, além de assistirem uma apresentação do projeto Esplanada Liberdade, com o intuito de estimular a cultura local e promover um espaço público para ampliar o potencial da região. O projeto poderá incluir praças, comércios, restaurantes e equipamentos para cultura.

 

Restaurantes – Ricardo Nunes falou também sobre as dificuldades de administrar uma cidade do tamanho de São Paulo, que “acolhe todos os povos”. Já Marta Suplicy destacou que a capital paulista tem mais restaurantes japoneses que churrascarias e recomendou uma visita ao Parque do Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo.

“A capital paulista acolhe a maior comunidade de japoneses fora do Japão, há cerca de 2 milhões de cidadãos japoneses no Brasil, sendo 1,2 milhão (60%) no estado. Naha é a capital de Okinawa, seus representantes municipais também comemoram os 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes de Okinawa ao Brasil. No último mês a Prefeitura de São Paulo assinou o aniversário da imigração japonesa, durante uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo”, explicou a secretária Marta Suplicy.

Agradecimento – Ao Nippon Já, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do encontro. “Naha é a capital da província de Okinawa, região de onde mais veio imigrantes japoneses para a cidade de São Paulo e por isso é muito importante estar estreitando os nossos laços, tanto os de confraternização quanto de trocar experiências. A comunidade japonesa tem papel fundamental no desenvolvimento da cidade de São Paulo e  a gente tem, inclusive, representantes nikkeis no nosso legislativo – os vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Rodrigo Hayashi Goulart – e é muito importante estarmos próximos ao Japão”, disse o prefeito, que agradeceu muito a presença do prefeito e toda a sua comitiva.

Após a visita ao Gabinete do prefeito, a comitiva de Naha seguiu para a Câmara Municipal de São Paulo e em seguida conheceu o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, onde foram recebidos pela presidente da Comissão de Administração do MHIJB, Lidia Yamashita.

Comitiva japonesa com lideranças da comunidade okinawana na Câmara Muncipal de SP

 

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta