Como preparar gohan (arroz japonês) no fogão
Aprenda três dicas importantes para preparar o seu arroz japonês sem erro e sem precisar da panela elétrica!
Custo aproximado: R$5
O que é Gohan?
Diferentemente do arroz brasileiro, o arroz japonês, gohan, tem grãos mais arredondados e com maior quantidade de amido. Após o cozimento, a textura é mais úmida e pegajosa, formando uma espécie de liga entre os grãos. Essa característica é fundamental para a culinária japonesa, onde o arroz é um componente essencial em muitos pratos.
Ingredientes
- 300 ml de arroz japonês
- 420 ml de água potável
- Para a medida dos ingredientes, utilizamos um copo medidor. Coloque o arroz no copo medidor até a altura dos 300 ml (pode ser usado qualquer copo medidor, mas caso prefira usar exatamente igual o desta receita, é o que podemos encontrar vendendo na loja Daiso).
Modo de preparo
- Lave o arroz. Essa primeira água será absorvida rapidamente pelo arroz, então descarte-a logo em seguida. Com as mãos, mexa o arroz suavemente dentro da água, fazendo movimentos circulares. Essa ação ajuda a soltar o amido e as impurezas que estão aderidos aos grãos. Repita o processo de enxágue e mistura por mais 2 a 3 vezes.
- Depois de escorrer a água da lavagem, adicione no arroz 420 ml de água potável e deixe de molho por 30 minutos. Durante o tempo de molho, os grãos de arroz absorvem a água de forma uniforme, o que contribui para um cozimento mais homogêneo.
- Leve a panela com o arroz e a água em fogo baixo. A primeira dica importante para o gohan perfeito é controlar o fogo para que a água leve de 8 a 10 minutos para começar a ferver. Se o fogo estiver muito alto, a água pode evaporar rapidamente e o arroz pode queimar no fundo da panela.
- Depois que a água começar a ferver, cozinhe o arroz em fogo baixo por mais 12 minutos, esta é a segunda dica. Cerca de 1 minuto antes de desligar o fogo, aumente um pouco a intensidade do fogo. Isso cria uma pequena quantidade de vapor que ajuda a soltar os grãos de arroz e a dar um brilho ao arroz cozido.
- A terceira e a última dica é: após desligar o fogo, mantenha a panela tampada e deixe descansar por 15 minutos sem mexer. Durante esse tempo, o arroz continuará cozinhando com o calor residual da panela e o vapor que se formou no interior dela ajuda a evitar que os grãos de arroz grudem entre si. É muito importante não abrir a panela durante o tempo de descanso, pois isso pode fazer com que o arroz perca umidade e fique mais seco.
- Depois do tempo de descanso, abra a panela, com a ajuda de um shamoji ou espátula misture levemente para soltar o arroz e está pronto para servir!
Notas e Curiosidades
- O arroz contém proteínas, gorduras e carboidratos, que são a fonte de energia do corpo, e também contém cálcio, vitamina B1 e outros nutrientes essenciais para a boa saúde.
- A quantidade de arroz e água é na proporção 1 de arroz para 1,3 ~ 1,4 de água. É recomendável que utilize a mesma xícara ou copo para medir.
- Ajuste a quantidade de água conforme a consistência do arroz de preferência (quanto mais água, mais macio, e quanto menos água, mais duro ficam os grãos).