Convênio de cooperação promoverá melhorias nas instalações na Kodomo no Sono
Na tarde da última quinta-feira (12), diretores da Kodomo no Sono, receberam em sua sede, em Itaquera, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, que assinou o contrato de cooperação do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (Kusanone), do Governo do Japão com a instituição.
Na chegada, o cônsul e comitiva foi recepcionado pelos dirigentes, e no salão, foi saudado pelas batidas dos tambores do grupo de taikô dos assistidos.
Ao lado do vice-presidente da casa, Luiz Shoji Aoyama, o cônsul Shimizu assinou o contrato de cooperação, que destina US$ 107.612 para as obras de troca do telhado do refeitório, e construção de rampas de acessibilidade para pedestres, cadeiras de rodas e veículos de emergência no pátio da entidade.
Após, a solenidade, o cônsul Shimizu, acompanhado da secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Dika Vidal, visitou as instalações da entidade, incluindo o refeitório, que ganhará nova cobertura, o Museu da Kodomo, alojamento dos internos e o pátio, que receberá rampas de acessibilidade para pedestres, cadeirantes e ambulâncias.
A previsão é que essas obras, sejam iniciadas neste semestre, e a sua conclusão se dê num prazo de 120 dias, após o seu início.
A Associação Pró-excepcionais Kodomo no Sono foi fundada em 1958 pelo reverendo budista Ryoshin Hasegawa. Atua no desenvolvimento e assistência de pessoas com deficiência intelectual, promovendo o respeito às suas necessidades individuais e sociais, bem como uma sociedade mais justa e inclusiva.
Atualmente, a Kodomo no Sono atende 53 pessoas, entre homens e mulheres, com idades entre 35 e 89 anos.
(Osmar Maeda, especial para o Nippon Já)