Curitiba e Himeji celebram 40 anos de convênio de cidades irmãs

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, durante cerimônia realizada na Praça do Japão – Pedro Ribas – SMCS

As celebrações dos 40 anos de irmandade entre Curitiba, no Paraná, e a cidade japonesa de Himeji, na província de Hyogo, contaram com uma solenidade especial na Praça do Japão no último dia 7. O prefeito Rafael Greca, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e do prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, plantou mudas de cerejeiras na praça que homenageia a comunidade japonesa e apresentou aos visitantes a Biblioteca Hideo Handa, que integra a rede de Faróis do Saber e bibliotecas temáticas de Curitiba.

“Com Himeji aprendemos a ser resilientes durante eventos climáticos, a ter calçadas acessíveis, a cultura, entre outras lições. Temos um amplo intercâmbio cultural, econômico e tecnológico com os japoneses. Curitiba, por seu protagonismo, fortalece as relações com o Japão”, disse o prefeito.

A cerimônia contou com a participação da Banda Lyra e uma apresentação cultural do Grupo Nikkei Curitiba.

A comitiva japonesa, que chegou no dia 6 e ficou na capital paranaense até o dia 9, participou de uma série de atividades, como eventos culturais, visitas a pontos importantes da cidade, apresentação de projetos da Prefeitura e um concerto na Capela Santa Maria.

Sessão solene – Também no dia 7, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para comemorar a data. Proposta pelo vereador Nori Seto, a sessão foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC. Ele destacou que o acordo estreitou os laços de amizade e de solidariedade entre os povos dessas duas cidades e, consequentemente, entre as duas nações.

Proponente da homenagem, Nori Seto ressaltou que a visita é importante para reforçar os laços de amizade e o intercâmbio cultural, científico, técnico, educacional e comercial entre Curitiba e Himeji, além das relações entre o estado do Paraná e a província de Hyogo, assim como entre o Brasil e o Japão.

Prefeitos plantaram mudas de cerejeiras na Praça do Japão – Pedro Ribas – SMCS

Irmandade – A irmandade entre Curitiba e Himeji foi oficializada em 14 de maio de 1984, pela Lei 6.484. Desde então, as duas cidades têm mantido um estreito vínculo, promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos.

Localizada na região japonesa de Kansai, Himeji é 25ª cidade mais populosa do Japão, com cerca de 530 mil habitantes. A cidade é conhecida pelo Castelo Himeji, uma construção de mais de 400 anos que sobreviveu a desastres naturais e à Segunda Guerra Mundial.

Presenças – Também participaram das comemorações na Praça do Japão o cônsul geral do Japão, Yasuhiro Mitsui; o presidente da Câmara Municipal de Himeji, Toshiyuki Miwa; além de Kojiro Takeda, secretário municipal de Coordenação Política de Himeji. Pela Prefeitura estiveram presentes a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; o assessor especial de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; os vereadores Mauro Bobato e Nori Seto; além de administradores regionais e profissionais da Educação.

Comitiva de Himeji foi homenageada na Câmara Municipal sessão contou com presença de Nori Seto e do cônsul geralmdo Japão – Carlos Costa – CMC

Deixe uma resposta