Diretor Regional do Bunkyo, Roberto Mizushima é  nomeado Cônsul Honorário do Japão em Salvador

 

Mizushima com Jorge Yamashita, Renato Ishikawa e Roberto Nishio (Foto: Aldo Shiguti)

 

Diretor Regional do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) na Bahia e atual Conselheiro da Federação Cultural Nippo-Brasileira da Bahia – que reúne 11 associações no estado –, Roberto Mizushima, de 68 anos, foi nomeado Cônsul Honorário do Japão em Salvador. O titulo foi entregue pelo cônsul geral do Japão em Recife, Hiroaki Sano, durante o Festival da Cultura Japonesa de Salvador – Bon Odori, realizado de 26 a 28 de agosto, no Parque de Exposições, em Salvador (BA).

Ex-presidente da Federação Cultural Nippo-Brasileira da Bahia – entidade que presidiu por 16 anos não consecutivos – e da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (Anisa) por 10 anos, Roberto Mizushima é o primeiro nikkei a ocupar o cargo, que já foi de Emilton Moreira Rosa e Odecil Costa Oliveira.

Nascido na cidade paulista de Tupã (SP) e formado em Administração pela Faculdade Getúlio Vargas, Roberto Mizushima está radicado na Bahia há 41 anos. Foi na sua gestão, em 2008, por ocasião da celebração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que o tradicional Bon Odori foi ampliado e passou a se chamar Festival da Cultura Japonesa de Salvador – Bon Odori.

Mizushima conta que está ciente de suas responsabilidades. Ele é o representante do governo japonês na Bahia em todos os eventos que o cônsul geral não puder comparecer e também atuará na intermediação em alguns casos.

“É o que eu gosto de fazer, ou seja, tentar trazer um pouco mais da cultura japonesa para a sociedade baiana”, explicou Mizushima, que esteve em São Paulo para participar de compromissos no Bunkyo.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Deixe uma resposta