Doações do governo japonês para vítimas de enchentes chegam ao Brasil

Sensibilizado com as dezenas de vítimas das enchentes que assolam o Brasil, o governo japonês enviou, na última semana, doações para auxiliar na recuperação das regiões afetadas. A entrega ocorreu no último dia 27, em solenidade que aconteceu no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Na ocasião, estiveram presentes o ministro da Cidadania, João Roma; o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji; o Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em São Paulo, Embaixador Raymundo Santos Rocha Magno; a Secretária-Executiva Adjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alice de Almeida Vasconcellos Carvalho; o coordenador-geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério de Desenvolvimento Regional, Leno Rodrigues de Queiroz; o representante sênior da Jica em Brasília, Sato Shinji; e o Coordenador-Geral de Cooperação Humanitária da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, Ministro José Solla Vázquez Junior

No total foram entregues três mil cobertores, 300 barracas e 75 rolos de lonas plásticas, que serão enviadas especialmente para os estados de Minas Gerais e Bahia. Vale lembrar que as duas regiões são, até o momento, as mais castigadas por enchentes, deslizamento de terra e desocupação de residências por colocarem em risco a vida das famílias.

Dignidade – “O presidente Jair Bolsonaro, que fez com que montássemos uma força-tarefa do governo federal com todo o necessário para atenuar o sofrimento da nossa população, pediu que manifestássemos gratidão por esse gesto do governo japonês. São itens de muita valia para pessoas que perderam o pouco que tinham, de maneira muito rápida. Pessoas que tiveram a vida sofrida e que necessitam do amparo do Estado e de toda a sociedade”, agradeceu o ministro João Roma.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), já recebeu os itens doados e coordenará a distribuição deles.

“O Governo Federal tem atuado de forma decisiva, inclusive alocando novos recursos, para que nós possamos, além de acolher essas pessoas, viabilizar toda a dignidade necessária para que elas sigam em frente e, também, tratando da reconstrução de todo dano causado nessas calamidades”, prosseguiu o ministro da Cidadania.

Solidariedade – O embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, prestou solidariedade aos atingidos pelas chuvas e condolências às famílias das pessoas que morreram em decorrência das enchentes. Ele ressaltou ainda a relação histórica e amistosa entre os dois países. “Gostaria de externar nossa solidariedade ao governo brasileiro e ao povo brasileiro em decorrência das inúmeras enchentes que assolaram o país causando grandes destruições. Tão logo tomamos conhecimento do ocorrido, o Governo do Japão decidiu efetuar a doação de itens de assistência emergencial como barracas, cobertores e lonas plásticas por intermédio da Agência de Cooperação Internacional do Japão, a Jica, os quais acabaram de chegar no dia 26, no Brasil. Espero que essas doações de assistência emergencial sejam mais uma prova da solidariedade do povo japonês ao povo brasileiro e que elas possam contribuir de alguma forma amenizando as dores das vítimas.”, disse.

Parceria – Já o Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em São Paulo, Embaixador Raymundo Santos Rocha Magno, destacou a parceria entre ambos os países em diversas questões, especialmente na humanitária, pois “a tradicional e longeva cooperação desenvolvida entre o Brasil e o Japão é marcada pela qualidade e pela continuidade de uma ampla e frutífera agenda temática, em especial no fortalecimento da capacidade das instituições públicas brasileiras e de seus profissionais e, mais recentemente, no campo da gestão de risco e prevenção de desastres naturais, destacou, reforçando para que Hayashi “transmita ao governo e ao povo japonês os nossos profundos agradecimentos por este gesto”.

Secretária-Executiva Adjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alice de Almeida Vasconcellos Carvalho comemorou o “resultado frutífero da parceria”. “Manteremos uma estreita parceria para que os itens de assistência emergencial sejam entregues às vítimas das inundações que tem ocorrido desde o final do ano passado, através da colaboração com as instituições que atuam na área de defesa civil, subordinadas aos órgãos como o Ministério de Desenvolvimento Regional, o Ministério das Relações Exteriores, a ABC, o Ministério da Cidadania, o Corpo de Bombeiro, entre outros” disse ela durante a solenidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.