Enkyosul, uma referência da comunidade nikkei no Sul do Brasil
O Enkyosul – Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul foi fundado em 1971 com a finalidade de prestar assistência social e saúde às famílias descendentes de japoneses residentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente é reconhecida como entidade beneficente assistencial atendendo à sociedade em geral e não apenas à comunidade nipo-brasileira.
A organização da Associação é resultante da atuação de Dr. Shizuo Hossoe que chegou ao Brasil na década de 1930, enviado pelo governo japonês para assistência médica aos imigrantes japoneses.
“Ele rodava o Brasil inteiro, de jipe, atendendo as colônias agrícolas, desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul”, descreve seu neto, Dr. Emílio Hideyuki Moriguchi.
Na região Sul, os imigrantes japoneses chegaram a partir das décadas de 1950-60, demandando mais atenção médica prestada em língua japonesa. “Foi então que meu avô, já sexagenário, chamou meu pai do Japão, Dr. Yukio Moriguchi, para dar continuidade ao seu trabalho”.
A família Moriguchi chegou ao Brasil em 1967 e já foi incluída nas atividades do Dr. Hossoe, que foram institucionalizadas em 1971, com a fundação do Enkyosul, em Porto Alegre (POA). Mais tarde, ao completar 80 anos de idade, e após exercer o magistério na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e ser reconhecido como o Pai da Geriatria, foi a vez do Dr. Yukio passar essa missão ao seu filho, Dr. Emílio Hideyuki Moriguchi que, desde a época de estudante de Medicina, já acompanhava as atividades.
Mantido por famílias nipo-brasileiras residentes nas cidades dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Enkyosul presta atendimento médico em sua sede e, periodicamente, realiza caravanas médicas nas cidades do interior (as tradicionais Junkai Shinryo), realizando exames diagnósticos, consultas e orientações médicas.
Além disso, a exemplo do que ocorria nos núcleos coloniais, o Enkyosul dispunha instalações em sua sede para hospedar pacientes com doenças graves, residentes do interior, para realização de exames de diagnóstico e tratamento.
O Enkyosul também se transformou num significativo centro da comunidade nipo-brasileiras, sediando diversas atividades culturais destinadas a todas as faixas etárias.