Eventos na Câmara Municipal celebram amizade entre Rio de Janeiro e Japão

Cônsul recebe título de Cidadão Honorário das mãos do vereador Tarcisio Motta (Foto: Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro)

Em solenidade realizada no último dia 1º de junho, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro por iniciativa dos vereadores Tarcísio Motta e Cesar Maia.

Matsuura, Duarte, Hashiba, Motta, Keller, Bastos

 

Foram entoados os  hinos nacionais do Japão e do Brasil no Plenário Teutônio Villela, presidência Carlo Caiado, e, por iniciativa do vereador Eliseu Kessler, foi entregue o título de “Cidade Irmã da Cidade do Rio de Janeiro à Cidade de Kobe”, situada na Província de Hyôgo, Japão.

Cidades-Irmãs Kobe e Rio (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Mais novo “Cidadão Carioca”, Ken Hashiba leu as saudações enviadas pelo prefeito de Kobe, Kizo Hisamoto.

O hino da cidade do Rio de Janeiro, “Cidade Maravilhosa”, arrematou a solenidade.

Exposição – Na ocasião também foi inaugurada a exposição “Japão na Câmara”. Uma realização do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa do vereador Pedro Duarte, a mostra reúne peças do acervo do Consulado como bonecas do tradicional Teatro Kabuki e peças em madeira representando os festivais de cada mês, além de peças em origami e cerâmica.

Vereador Pedro Duarte abre exposição “Japão na Câmara” (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

A exposição, que celebra o mês da imigração japonesa, fica em cartaz até o dia 21 de junho no saguão José Patrocínio da Câmara Municipal do Rio.

De terça a sexta, 9h às 18h.

No final, saudados pelo Rio Nikkei Taiko (tambores japoneses da Associação Nikkei do Rio de Janeiro), os convidados participaram do tradicional Kanpai (brinde).

CGJ Ken Hashiba e Rio Nikkei Taiko (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Exposição traz beleza e aspectos da cultura e história do Japão (Teruko Okagawa Monteiro)

(Texto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Deixe uma resposta