Exemplo de dedicação em prol da comunidade, Sonoko Yoshiyasu, da Ikoi-no-Sono, falece aos 94 anos

Faleceu nesta segunda-feira (24), aos 94 anos, em São Paulo, Sonoko Yohiyasu, um dos nomes mais importantes da Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono. Deixa um legado de luta, perseverança e esforços na área de cuidados com a terceira idade, em especial com os assistidos da entidade, onde atuou por 64 anos.
Nascida em 22 de agosto de 1928 na região da 2ª. Aliança, formou-se em Serviço Social pelo Instituo Social de Curitiba, no Paraná, e foi a primeira mulher a participar de uma diretoria da UGC (União dos Gakusseis de Curitiba), ocupando o cargo de 2ª. Secretária na gestão de 1954/1955.
Ingressou na Assistência Social Dom José Gaspar em março de 1958, dois meses antes da inauguração do Jardim de Repouso São Francisco – Ikoi no Sono, em 24 de maio de 1958. Atuou como coordenadora geral da instituição entre 1967 a 2003 (durante 36 anos), quando se aposentou, tornando-se posteriormente Diretora, Diretora Executiva, e na gestão 2014-2015, Presidente da entidade.
Sob o seu olhar crítico, severo e atento, cerca de 1300 residentes receberam os melhores cuidados podendo usufruir de uma velhice digna aliada a uma alta qualidade de vida nestes 64,5 anos de existência do Ikoi no Sono.
Atualmente era Diretora Executiva responsável pela parte técnica da atividade fim da entidade, coordenando a  implementação de uma nova estrutura social de assistência ao Idoso, denominado “Envelhecimento Ativo”, que tem como premissas a participação do idoso, da família e da sociedade na elaboração e na aplicação de políticas sociais para uma nova organização dos serviços de atenção aos idosos, como a criação do Centro de Convivência – Espaço Longevidade que atende a população da comunidade em torno do Ikoi no Sono, assim, com a criação do Curso para Familiares e Voluntários que cuidam de idosos.
Mesmo com 94 anos, dedicava-se integralmente e ininterruptamente ao Ikoi no Sono, comparecendo diariamente na entidade para concluir o livro da instituição.
“A senhora Sonoko Yoshiyasu participou do Ikoi-no-sono desde o momento de sua fundação e, como assistente social, empenhou-se em cuidar dos imigrantes japoneses. E por meio de tantas outras atividades, contribuiu para o desenvolvimento da assistência social da comunidade nikkei. Criou cursos de cuidados com idosos voltados para voluntários e familiares”, destacou o então Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, na outorga da “Comenda Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata” a Sonoko em 2017, pelos relevantes serviços prestados a toda comunidade nipo brasileira.”.

 

Deixe uma resposta