Exposição da Associação de Arte Floral ‘Kado Iemoto Ikenobo da América do Sul’
Como de costume, durante o mês de setembro o Centro Cultural São Paulo recebe a exposição de Ikebana realizada anualmente na instituição desde 1989 pela Associação de Arte Floral “Kado Iemoto Ikenobo da América do Sul”. Este ano, a mostra – aque teve como tema “Paz e Harmonia” – foi realizada de 19 a 22 e reuniu cerca de 40 arranjos de alunos e professores da associação, além de trabalhos de cerca de 65 alunos do 1º e 9º anos do Colégio Oshiman.
Na abertura, dia 19, estiveram presentes a presidente Kazue Takada; a diretora do Centro Cultural São Paulo, Dandara de Almeida; a presidente da Associação Ikebana do Brasil, Cristina Sototuka; o presidente da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil; José Taniguti; o assessor parlamentar do vereador Aurélio Nomura, Diogo Miyahara; Soen Hayashi, do Centro de Chado Urasenke do Brasil; e Carlos Fujinaga, da Aliança Cultural Brasil-Japão.
Em seu pronunciamento, a professora Kazue Takada lembrou que este ano foram realizados os Jogos Olímpicos de Paris, “onde os atletas competiram, testando a capacidade de cada um, porém, no final, confraternizando entre eles os resultados obtidos”.
“Nós ikebanistas, nos exercitamos fazendo arranjos de flores, trocando ideias e comparlhando seus resultados. Com isso, podemos dizer que, no grupo, emana a paz, harmonia e respeito”, disse, lembrando que a exposição reuniu pessoas de várias faixas etárias, de 05 a 16 anos até pessoas com 80 anos ou mais, que, através de do aranjo elaborado, demonstram sua técnica e evolução do seu aprendizado”.
“Nosso objetivo é divulgar esta bela arte para que mais pessoas se interessem e venham participar”, disse Kazue Takada, explicando que a Associação de Arte Floral “Kado Iemoto Ikenobo da América do Sul” é a escola mais antiga do Brasil – completa este ano 64 anos de existência.
(Aldo Shiguti)