Festival da Primavera do Nikkey Marília celebra 26 anos coroado de êxito

 

Representantes das 18 cidades presentes no Festival da Primavera – Bon Odori do Nikkey Marília – Divulgação

O Nikkey Marília, com apoio da Liga das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Alta Paulista e da Prefeitura Municipal de Marília, realizou, no dia 5 de outubro, em sua sede campestre, mais uma edição do Festival da Primavera “Bon Odori”. Em sua 26ª edição, o evento registrou recorde de participantes na  dança Bon Odori.

O festival contou com uma ampla praça de alimentação com comidas típicas japonesas, coreanas e brasileiras como yakisoba, sushi, udon, sorvete frito, guioza, tempurá de sorvete, pastéis, espetinhos, gyudon, harumaki, karague, hot dog coreano e bubble tea.

De acordo com o representante Regional do Bunkyo, Keniti Mizuno, “o bon odori em Marília cresceu muito após a pandemia, talvez por envolver famílias inteiras, cultura e atividade física”. Ele destacou a participação da Orquestra Gakudan de Marília e Guaimbê, do Grupo de Bon Odori e Matsuri Marília Dansu, do Taikô Hibiki Wadaiko Nikkey Marília, do Grupo Ryuka Sousako Eisá Taiko da Associação Okinawa de Marília, participação do cantor Nobuhiro Hirata e de várias cidades da região.

“Com muito sucesso tivemos o encerramento com a segunda banda oriental , Gakudan de Guaimbê, uma banda com mais de 30 anos de existência, sempre ativo , com renovação dos músicos, muito tradicional na nossa região”, explicou Mizuno, que agradeceu as caravanas “amantes da cultura da dança Bon Odori, que vieram de longe – e alguns de muito longe como a cidade de Assai, Cambará e Londrina e das regiões da Noroeste e da alta Paulista, totalizando 18 cidades participantes.

“O colorido das roupas de cada equipe,  embaladas pela música, contagia o público e com um número maior de participantes, maior o círculo de dança”, diz Mizuno.

Grupo da dança Bon Odori de Marília

Deixe uma resposta