Festival das Nações ‘agita’ o Jardim da Saúde

Um pouco do que “rolou” no Festival das Nações – Aldo Shiguti

No último dia 8, os moradores do Jardim da Saúde, na Zona Sul de São Paulo, que aproveitaram o domingo de sol para passear na Praça Flávio Xavier de Toledo, puderam acompanhar também o Festival das Nações. Realizado pela ASF (Associação Saúde da Família) e Subprefeitura do Ipiranga, o evento contou com diversas atividades, como passeio ciclístico, e culminou com apresentação da Escola de Samba Imperador do Ipiranga.

A programação teve início por volta das 8 horas, com demonstração de ginástica rítmica japonesa (rádio taissô), ginástica com dança (rizumu taissô), apresentação do grupo de taikô (tambores japoneses) com o Ryukyu Koku Matsuri Daiko; dança flamenca com a professora Beatriz Carrazza e Cia Villa Flamenca; dança do leão e dragão chinês com o grupo ATS Garra de Águia Lily Lau; dança boliviana com o grupo Tinkus Wayna Lisos; e músicas tradicionais da Coreia com o Trio 3 Estrelas, além de rodadas de bingo beneficente.

Durante todo o dia, os frequentadores também puderam conferir a tradicional feira de artesanato que acontece uma vez por mês no local e saborear comidas típicas japonesas na barraca da Associação Cultural e Esportiva Saúde e brasileiras nos food trucks. O evento contou com uma equipe médica para atender a população.

Por volta do meio-dia, foi realizada uma cerimônia de abertura com representantes da região, entre eles o subprefeito do Ipiranga, Décio Oda; o coordenador do Festival das Nações, Giacinto Cosimo Cataldo; Samir Nakhle Khoury, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo; e Ronaldo Ogasawara (representando o colegiado de governadores dos Rotaries Clubes).

A soprano lírica Andrea Bien interpretou o hino nacional e escoteiros e lobinhos do Grupo Escoteiro Ebenézer 44/SP hastearam as bandeiras do Brasil e do Jardim da Saúde.

Em seu discurso, Cataldo lembrou que a festa começou a ser preparada com cerca de três meses de antecedência e agradeceu o subprefeito Décio Oda pela requalificação da praça, que recebeu uma nova iluminação, além de novos equipamentos. “É uma das praças mais frequentadas de São Paulo”, comemorou Cataldo, que aproveitou também para agradecer os recursos do vereador Aurélio Nomura para a região. “O vereador está destinando R$ 2,5 mi para obras de melhorias na UBS Neusa Rosália Morales”, disse.

Agita Saúde – Aurélio Nomura, que destinou emenda para o Festival das Nações, explicou que “na realidade, estamos tentando retomar um evento que acontecia aqui chamado Agita Saúde. Foi feito durante mais de dez anos e parou por causa da pandemia. Este Festival tem esse intuito, de trazer novamente os moradores para a praça para conviver com a vizinhança e encontrar com os amigos. É um evento que tem uma feirinha com um produto mais bonito que outro, tem comida e tem música”, disse Nomura, explicando que “você vai encontrar aqui desde comida japonesa até churrasco, passando por comida alemã, italiana e portuguesa”.

O parlamentar destacou a importância de investir no bairro. “Acredito que a gente tende a impulsionar cada vez mais essa região. Esta praça, por exemplo, mudou muito. Foram trocadas muitas coisas e acredito que, com o passar do tempo, nós vamos mudar ainda mais. A ideia é deixar essa praça com uma grande referência”, disse o vereador, lembrando que em fevereiro foi entregue as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Gumercindo – Professora Jandira Massur, que contou com sua emenda parlamentar. A inauguração contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta