Governo japonês anuncia lista dos Homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros

 

O governo japonês anunciou, no dia 04 de agosto, a lista dos Homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Entre eles, 4 pertencem à jurisdição da Embaixada (Edson Kenji Kondo, Angelo Kawakami Okamura, Kenji Kawano, Nelson Kazuo Nakamura); 8 ao Consulado Geral do Japão em São Paulo (Alfredo Cotait Neto, Toru Iwasaki, Reiko Nagase, Kimi Nii, Paulo Seichiti Saita, Kyoko Yanagida Nakagawa, Valter Sassaki, Carlos Kendi Fukuhara); 02 pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba (Maria Aparecida Borghetti, Sergio Maeoka); 02 por Manaus (Antonio Carlos da Silva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia); 02 pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Americo Tomio Yoshinaga, , Kenhitiro Kurihara) e 02 pelo Consulado Geral do Japão em Recife (Isangela Gote Kawano, José Luiz de Lima Filho).

 

Confira:

 

Embaixada do Japão no Brasil

 

Edson Kenji Kondo (Brasília/DF): Diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV EPPG / Diretor do Centro Brasil-Japão de Inovação e Sustentabilidade FGV BJIS

Principais fatos meritórios: Como Professor Titular da Universidade de Tsukuba no Japão nos anos 2000, o Prof. Kondo contribuiu para o intercâmbio entre universidades brasileiras e japonesas. Também teve papel fundamental no estabelecimento do Centro Brasil-Japão de Inovação e Sustentabilidade, dentro da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – um think tank de primeira classe mundial. Além disso, tem estado ativamente envolvido em pesquisas e colaborações conjuntas entre universidades japonesas e a FGV. Em particular, desempenhou papel central na assinatura do protocolo de intenções para a realização de um projeto internacional tripartite entre a Universidade de Tsukuba, a Universidade de Ciências Políticas de Taiwan e a FGV, em 2019.

 

 

Angelo Kawakami Okamura (Brasília/DF): Coordenador do Escritório Central do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação do Exército Brasileiro

Principais fatos meritórios: O Sr. Okamura, ao atuar como Coordenador-Geral da Assessoria para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, elaborou os preparativos para enfrentamento às ameaças de uma nova era, como na área de segurança cibernética. Dessa forma, contribuiu para a realização tranquila e segura dos Jogos em Tóquio ao compartilhar suas experiências com a Missão de Pesquisa do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Quando serviu como Adido Militar do Brasil no Reino da Espanha, apoiou as atividades da Embaixada do Japão ao intermediar as relações entre a Embaixada e o Ministério da Defesa da Espanha na qualidade de nipo-brasileiro. Além disso, quando esteve nos cargos de Comandante de Defesa Cibernética em Brasília e de Coordenador do Escritório Central do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação do Exército Brasileiro, contribuiu para a parceria entre empresas japonesas e o Exército Brasileiro.

 

 

Kenji Kawano (Brasília/DF): Diretor Superintendente da Kenbridge Consultant S/C LTDA

Principais fatos meritórios: Em 1994, o Sr. Kawano fundou a Kenbridge Consultant, única empresa Japonesa de consultoria em Brasília e, como seu representante, se dedicou a prestar serviços de consultoria para os governos federal e estaduais brasileiros, a Embaixada do Japão, empresas japonesas, entre outros. Esteve envolvido em muitos projetos de grande escala que contribuíram para o desenvolvimento da economia brasileira, tais como a cobrança de dívidas para a fábrica de aço de Tubarão, na qual uma empresa japonesa participou em sua construção, e negociações entre o governo do estado de Goiás e o governo japonês para o fornecimento de empréstimos em ienes para o projeto de eletrificação rural no sul do estado, quando contribuiu como “ponte” entre o Japão e o Brasil.

 

 

Nelson Kazuo Nakamura (Palmas/TO): Presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Tocantins

Principais fatos meritórios: Desde 2011, o Sr. Nakamura atua como Presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Tocantins. Por meio de suas atividades, tem desempenhado importante papel para o fortalecimento da amizade entre os japoneses e nikkeis. Contribuiu também para a introdução e divulgação da cultura japonesa na região através da realização do Festival de Cultura Japonesa. Em especial, no 7º Festival de Cultura Japonesa em comemoração aos 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, em 2015, cooperou com os governos estaduais e municipais, ampliando o sucesso do evento.

 

 

Consulado Geral do Japão em São Paulo

 

Alfredo Cotait Neto (São Paulo/SP): Presidente da Associação Comercial de São Paulo

Principais fatos meritórios: Como Secretário Municipal de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, o Sr. Cotait Neto contribuiu ativamente para o desenvolvimento do entendimento mútuo entre o Japão e o Brasil através da participação e organização de eventos relacionados ao Japão. Em 2008, como representante da cidade de São Paulo, participou da celebração do ‘Ano do Intercâmbio Japão-Brasil e do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil’, realizado no Japão e com a presença de Sua Majestade o Imperador e a Imperatriz do Japão e de Sua Alteza Imperial o Príncipe Herdeiro. Participou também da celebração realizada na cidade de São Paulo com a presença de Sua Alteza Imperial o Príncipe Herdeiro, contribuindo para a promoção da amizade e da boa vontade entre o os povos brasileiro e japonês. Também ajudou na formação de contatos entre os círculos políticos paulistas e japoneses.

 

 

Toru Iwasaki (Campinas/SP): Diretor Presidente Honorário da Fazenda Tozan

Principais fatos meritórios:  Toru Iwasaki contribuiu substancialmente para a difusão da cultura alimentar japonesa no Brasil através da produção, venda e divulgação do molho de soja, missô, mirin e saquê – ingredientes essenciais da culinária japonesa. Além disso, a Fazenda Tozan, sob sua administração, tem recebido personalidades, incluindo membros da Família Imperial Japonesa, ministros, membros do parlamento, governadores de províncias e figuras culturais, fomentando o intercâmbio entre o Japão e o Brasil. Por suas realizações, recebeu a Ordem Nacional do Rio Branco, uma das mais altas condecorações do Governo Federal Brasileiro, a Medalha dos Bandeirantes do Governo do Estado de São Paulo e a 5º Edição do Prêmio da Difusão da Culinária Japonesa no Exterior.

 

 

Reiko Nagase (São Paulo/SP): Presidente da Associação Cultural de Koto Michio Miyagi do Brasil

Principais fatos meritórios: Reiko Nagase dedicou-se à promoção da amizade bilateral Japão-Brasil através da Associação Cultural de Koto Michio Miyagi do Brasil. Desde a criação da associação, tem trabalhado arduamente durante muitos anos para transmitir e divulgar a música tradicional japonesa através do instrumento japonês Koto – atuando não somente em São Paulo, mas em todo o Brasil. A associação está aberta tanto aos nikkeis quanto aos não-nikkeis, contribuindo profundamente para a difusão da cultura japonesa no Brasil. Em 2011, quando presidia a Associação Cultural e por ocasião do aniversário de 30 anos da entidade,  Nagase organizou um concerto beneficente no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP em prol das vítimas do Grande Terremoto do Leste do Japão, doando o valor integral arrecadado ao Japão.

 

 

Kimi Nii (São Paulo/SP): Ceramista

Principais fatos meritórios:  Kimi Nii é uma ceramista japonesa muito renomada no Brasil, onde vive desde a sua infância. Tendo iniciado sua atividade como ceramista em 1978, tem concebido e produzido suas obras a partir de técnicas da cerâmica tradicional japonesa, contribuindo enormemente para a difusão da cultura tradicional do Japão no Brasil. No Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, além de apresentar suas criações em exposições comemorativas, realizou uma exposição individual na Embaixada do Brasil no Japão, dedicando-se por muitos anos à relação de amizade e ao intercâmbio cultural nipo-brasileiro. Recentemente, apresentou as particularidades da cerâmica japonesa na Japan House São Paulo e pela Bunkyo.

 

 

Paulo Seichiti Saita (São Paulo/SP): Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo

Principais fatos meritórios: Paulo Saita, desde 1997, ocupou sucessivamente cargos de Diretor, Diretor-Tesoureiro, Diretor-Executivo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e também ocupou cargos de Presidente da Administração do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), uma unidade de saúde da Enkyo. Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor-Presidente da Enkyo, desde janeiro de 2021. Ele contribuiu para o desenvolvimento da atividade da área de saúde e da assistência social para comunidade Nipo-Brasileira por muitos anos. Ele dirigiu o HNB como Presidente da Administração para melhoria do atendimento aos pacientes com serviços médicos confiáveis e contribuiu para o desenvolvimento de neste hospital.

 

 

 

Kyoko Yanagida Nakagawa (São Paulo/SP): Psicóloga e Coordenadora do Projeto Kaeru

Principais Fatos Meritórios: Como coordenadora do Projeto Kaeru, a Senhora Kyoko Yanagida Nakagawa, contribuiu notavelmente para o bem-estar da comunidade nikkei em São Paulo, oferecendo apoio socioeducativo para adaptação em escolas e na sociedade brasileira a filhos de trabalhadores brasileiros retornados do Japão. O Projeto Kaeru, sediado em São Paulo, recebe apoio financeiro da Fundação Mitsui Bussan. Por meio de visitas anuais a cidades japonesas com alta concentração de brasileiros, realizou os “Seminários Kaeru-Japão”, voltados a brasileiros interessados em retornar ao país, além de publicar livros referentes a crianças e jovens brasileiros no Japão e divulgar questões relacionadas a filhos de decasséguis.

 

 

Valter Sassaki (São Paulo/SP): Presidente do Conselho Administração do Tekno S/A Indústria e Comércio

Principais Fatos Meritórios: Valter Sassaki ocupou o cargo de Presidente do Nippon Country Club durante 12 anos, empenhando-se intensamente para a revitalização das atividades socioculturais através do esporte e de outras atividades, com destaque para o desenvolvimento dos jovens, inclusive, contribuindo para a promoção da cultura japonesa e do intercâmbio entre o Japão e o Brasil. Em 2016, estabeleceu a “Academia do Futuro”, um projeto voltado à capacitação e ao desenvolvimento de valores para os jovens de 12 a 18 anos; incutindo o espírito empreendedor no incentivo a atividades comunitárias. Tal projeto contribuiu para a formação de jovens, independente de sua ascendência, promovendo também o desenvolvimento da associação nikkei para um formato moderno.

 

 

Carlos Kendi Fukuhara (São Paulo/SP): Diretor de Ceremonial e Protocolo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Principais Fatos Meritórios: Carlos Kendi Fukuhara, como Sub-Chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, e ainda, como Diretor da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), fazendo valer a sua experiência após a aposentadoria, vem organizando com esmero recepções atenciosas durante visitas de autoridades japonesas ao país, contribuindo para a promoção das relações amistosas entre o Japão e o Brasil. Durante a visita da então Sua Alteza Imperial a Princesa Mako ao Brasil, em julho de 2018, trabalhou como o responsável pelo cerimonial das cerimônias comemorativas dos 110 anos da Imigração Japonesa realizadas nas cidades de São Paulo e Promissão, e ainda do Centenário da Imigração Japonesa em Promissão

 

Consulado Geral do Japão em Curitiba

 

Maria Aparecida Borghetti (Curitiba/PR): Ex-Governadora do Estado do Paraná

Principais fatos meritórios: Em 2018, ano comemorativo dos 110 anos da imigração japonesa, a senhora Cida Borghetti, então Governadora do Estado do Paraná, atuou na recepção da então Princesa Mako, bem como articulou a viabilização de verbas do Estado para a realização das atividades comemorativas da comunidade nikkei. No Dia da Imigração Japonesa, celebrado no dia 18 de junho, além de divulgar mensagens em homenagem a esta data em suas redes sociais, também tem parabenizado a comunidade nikkei em solenidades. Além disso, ao tomar conhecimento do estado de deterioração em que a Praça Tomi Nakagawa se encontrava, articulou com o Prefeito de Londrina a resolução do problema, contribuindo diretamente para a comunidade nikkei da região. Após a sua visita ao Japão a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 2019, tem divulgado a cultura japonesa em diversas oportunidades.

 

 

Sergio Maeoka (Curitiba/PR): Presidente do Conselho de Administração – Farmácia e Drogaria S.A

Principais fatos meritórios: Sergio Maeoka tem contribuído fortemente para o desenvolvimento da economia da região como fundador da grande rede de farmácias Nissei, no Paraná. Também tem grande atuação na área social e da saúde, fornecendo apoio às entidades nikkeis, casas de repouso, e famílias de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade, bem como a doação de alimentos e produtos de higiene a instituições de saúde e realização de projetos beneficentes para ajudar idosos, contribuindo para a melhoria da imagem do Japão no Brasil. Além disso, desde o início da pandemia em 2020, tem contribuído fortemente com o governo do estado, sendo reconhecido em diversas regiões, colaborando para a ampliação da imagem positiva dos nikkeis.

 

 

Consulado Geral do Japão em Manaus

 

 

Antonio Carlos da Silva (Manaus/AM): Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas

Principais fatos meritórios: Desde 1995, trabalha na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), principal instituição do setor econômico do Estado, onde atuou primeiro como vice-presidente e posteriormente como presidente da Federação. Tem apoiado há muitos anos as atividades das empresas japonesas que atuam na Zona Franca de Manaus. Solicitou ao Governo Federal e ao Governo do Estado a prorrogação do prazo de concessão de incentivos fiscais, benefício de fundamental importância para as empresas japonesas. Recentemente, vem trabalhando junto à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas de forma a tornar mais segura a região do Polo Industrial de Manaus, em benefício dos colaboradores e empresas que atuam na localidade. Em estreita colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas, tem se empenhado para o fomento do ambiente de negócios.

 

 

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa (Manaus/AM)

Principais fatos meritórios: O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) realiza pesquisas relacionadas ao ecossistema e meio ambiente da floresta amazônica brasileira, sendo um instituto de referência na área de biologia e ecologia de regiões tropicais. Desde meados dos anos 90, em cooperação com a JICA, universidades e institutos de pesquisas japoneses, tem implementado várias pesquisas sobre a preservação da biodiversidade e da floresta, oferecendo oportunidades de cooperação bilateral de forma a contribuir com soluções para os problemas ambientais e de mudanças climáticas no âmbito global. Além disso, o instituto recebe regularmente autoridades do Japão que visitam Manaus, promovendo assim o intercâmbio humano, contribuindo para fortalecer a compreensão mútua e os laços de amizade entre o Japão e o Brasil.

 

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

 

Americo Tomio Yoshinaga (Niterói/RJ): Presidente da Associação Nikkei de Niterói

Principais fatos meritórios:  Yoshinaga se dedica há décadas aos trabalhos desenvolvidos pela Associação Nikkei de Niterói, tendo atuado como vice-presidente da Associação desde 1994 e posteriormente assumido sua presidência em 2009, função que ocupa até hoje. Contribuiu para a revitalização da comunidade nikkei em Niterói, esforçando-se para promover o ensino da língua e da cultura japonesa. Simultaneamente, ocupou cargos importantes, como o de Vice-Presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro. Através de inúmeros projetos, vem se dedicando para fortalecer a amizade e a união de japoneses e nikkeis, contribuindo profundamente para a compreensão mútua e para a amizade entre Brasil e Japão.

 

 

Kenhitiro Kurihara (Rio de JUaneiro/RJ): Presidente da Associação NIkkei do Rio de Janeiro

Principais fatos meritórios: Kurihara vem atuando como presidente da Escola Modelo de Língua Japonesa da Associação Nikkei do Rio de Janeiro desde 2008 até a presente data. Desde 2019, também atua como diretor do Departamento de Cultura da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro. Com foco no ensino da língua japonesa e na difusão da cultura japonesa, também colabora através de contatos com outras escolas fora do Rio de Janeiro. Em 2021, foi nomeado presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, planejando e implementando eventos on-line durante a pandemia de coronavírus. Tem se dedicado e contribuído enormemente para promover os laços de amizade e entendimento mútuo entre Brasil e Japão.

 

 

Consulado Geral do Japão no Recife

 

Isangela Gote Kawano (Salvador/BA): Presidente da Federação Cultural Nippo Brasileira da Bahia e Vice-Presidente da Associação Nippo Brasileira de Salvador

Principais fatos meritórios: Isangela Gote Kawano foi uma grande entusiasta e apoiadora durante a criação do grupo de Wadaiko, da Associação Cultural Nippo Brasileira de Salvador – ANISA, e continuou apoiando para o desenvolvimento do mesmo, realizando intercâmbios entre os grupos locais de tambor, e assim, promovendo o aprofundamento da amizade entre o Japão e o Brasil. Também, no maior festival da cultura japonesa de Salvador, como Presidente da Associação, contribuiu para a ampla divulgação da cultura japonesa. Ainda mais, durante a pandemia da COVID-19, quando muitos Nikkeis se sentiram inseguros, realizou diversas atividades on-line, juntamente com associações japonesas do nordeste do Brasil, assim fortalecendo a relação entre as entidades. Além disso, tem contribuído com o Consulado-Geral do Japão no Recife, na divulgação da cultura.

 

 

José Luiz de Lima Filho (Recife/PE): Diretor do Instituto Keizo Asami – (iLIKA-UFPE)

Principais fatos meritórios: Desde que assumiu o cargo de Diretor do iLika – UFPE, o Professor José Luiz tem trabalhado continuamente com institutos de pesquisa japoneses para realizar treinamento em países em desenvolvimento e assim melhorar a qualidade de tratamentos de doenças tropicais na América Latina. Também estabeleceu boas relações com os setores industrial e acadêmico japoneses, assim, contribuindo para o desenvolvimento de um kit de reagentes para detecção de RNA do vírus Zica, assim, promovendo a difusão da uma boa imagem do Japão. Também, durante a pandemia da COVID-19, realizou diversos webnars, sobre a pouca quantidade de pessoas infectadas no Japão, assim, contribuindo imensamente para a divulgação das atividades do Consulado-Geral do Japão no Recife. Além de implementar parcerias de cooperação técnica com o JICA, também tem se esforçado para promover relações de amizade e entendimento mútuo entre o Japão e o Brasil.

 

 

 

Deixe uma resposta