Governo japonês doa 75 purificadores de água para o RS
No dia 25 de maio, foi realizada na Base Aérea de Brasília, a cerimônia de entrega das doações de assistência emergencial (75 purificadores de água) do governo japonês em resposta aos danos causados pelas inundações no Brasil.
A iniciativa do governo japonês foi executada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), e tem como base o viés humanitário e as relações de amizade com o Brasil, com o intuito contribuir no apoio às vítimas desses desastres e amenizar as dores do povo gaúcho.
Estiveram presentes na cerimônia os representantes do governo japonês, embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi e o representante sênior da Jica Brasil, Issei Aoki, entre outros; e pelo lado brasileiro, o ministro José Solla, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores; Robson Valdez, assessor de Relações Internacionais do estado do Rio Grande do Sul e o senador Paulo Paim, entre outros.
Durante a solenidade, o ministro Solla, o assessor Valdez e o senador Paim expressaram o seu profundo agradecimento pela histórica relação de cooperação e solidariedade com o Japão.
Já o embaixador Hayashi destacou que os bens de assistência eram um símbolo da amizade entre o Japão e o Estado do Rio Grande do Sul e que espera que os bens sejam úteis aos afetados.
As doações emergenciais foram encaminhadas às vítimas no estado do Rio Grande do Sul pelo governo brasileiro.