Hospital Nipo-Brasileiro investe cerca de 6 milhões em nova UTI Pediátrica
Dando continuidade à assistência de alta complexidade para o público infantil, o Hospital Nipo-Brasileiro, localizado no Parque Novo Mundo, na Zona Norte de São Paulo, inaugurou, no último dia 19, uma nova Unidade de Terapia Intensiva para pacientes pediátricos. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o presidente da Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) – entidade que administra o HNipo – Paulo Seichiti Saita; o vice-presidente da Enkyo e presidente da Comissão Administrativa do HNipo, Jun Suzaki; o superintendente geral do HNipo, Dr. Sérgio Okamoto; o vice-presidente do Conselho do HNipo, Akinori Sonoda; o diretor clínico Masahiko Akamine; os membros do Conselho do HNipo, Eiki Shimabukuro, Yoshiharu Kikuchi, Toshio Ichikawa e Valter Sassaki, além da cônsul adjunto do Japão, Chiho Komuro, do representante chefe da Jica (Japan International Cooperation Agency) Brasil, Akihiro Miyazaki, médicos, gerentes e colaboradores.
Diferencial – Em seu pronunciamento, o presidente da Enkyo disse que, “com a nova UTI Pediátrica, seremos capazes de fortalecer nossos atendimentos de urgência e emergência”. Segundo Paulo Saita, com esse serviço especializado, “o grande diferencial é poder oferecer às famílias mais uma opção de atendimento dentro de nossas próprias instalações”.
“Isso está alinhado à missão do Hospital Nipo-Brasileiro de prover ao paciente o melhor resultado na área de saúde e com qualidade, segurança e tecnologia em um ambiente acolhedor, harmônico e humano”, disse Saita, que parabenizou todos os setores que trabalharam no projeto, entre eles gerência médica, hotelaria, higiene, enfermagem, internação, engenharia clínica, TI e demais áreas que cooperaram.
Espaço ocioso – Coube ao superintendente Sérgio Okamoto as explicações técnicas do projeto. Ele lembrou que, antes, o HNipo contava com uma UTI Neonatal para crianças recém-nascidas (até 30 dias) em decorrência da maternidade. “No entanto, sempre que vinham crianças, mesmo com 30 dias, oriunda do nosso pronto atendimento, nós tínhamos essa dificuldade de atendê-los, uma vez que tínhamos esse impedimento de cuidar de crianças até 30 dias, e aí, além do mais, nascidas aqui na nossa maternidade”, destacou, acrescentando que, “com o passar do tempo, a maternidade, que atendia entre 250 e 280 partos mensais, teve uma queda passando a atender entre 110 e 115 partos mensalmente.
“Para que pudéssemos ter a nossa UTI tão desejada, a UTI pediátrica, precisaríamos de muito mais espaços e investimentos altíssimos”, informou, explicando que “o espaço da maternidade, de certa forma, já estava ocioso”.
Investimento – Segundo o superintendente, a área foi completamente reformada em pouco mais de dois meses. “Parabéns à equipe que conseguiu, numa situação extremamente crítica, porque o hospital continuou funcionando, concluir a obra mesmo com interrupções várias vezes ao dia por causa do barulho e de imprevistos comuns em reformas desta natureza”, comentou Okamoto, explicando que o investimento foi de cerca de R$ 6 milhões.
Inovação – Grande parte deste recurso, conta Okamoto, foi gasto na obra já que o prédio do HNipo foi construído há 35 anos. Para ele, além de atender uma necessidade do hospital, a nova UTI Pediátrica apresenta também uma mudança importante. “Nós inovamos e fizemos uma UTI do tipo flex, ou seja, ela poderá ser transformada em unidades de internações normais, dependendo da necessidade e a sazonalidade, muito comum na pediatria”, destacou, acrescentando que o espaço conta com 20 leitos, sendo 10 de UTI pediátrica e 10 de internação que, se necessário, poderá transformar até em unidades de internação de adulto.
Convênios – Okamoto disse que, com o intuito de ter a UTI Pediátrica funcionando “de forma sustentável e perene”, o HNipo conseguiu, em praticamente dois meses e meio, credenciar 34 operadoras, sendo que três ainda estão em fase de negociação.
Parceria – Representante chefe da Jica Brasil, Akihiro Miyazaki lembrou que a Enkyo é uma das principais parceiras da agência japonesa. “Temos apoiado a Enkyo através do programa de subsídio e treinamento no Japão e, recentemente, em 2021, colaboramos com os hospital através de edição especial do programa de subsídio que resultou em reformas e introdução de equipamentos médicos mais modernos”, disse Miyazaki.
Referência – Para ele, a nova UTI Pediátrica vem complementar a estrutura do HNipo, “permitindo oferecer atendimento ainda mais completo, fortalecendo a posição do hospital, não só na comunidade nikkei mas também na sociedade brasileira”. Apesar do momento desafiador que a área da saúde atravessa, o representante da Jica acredita que o HNipo seguirá firme como um dos principais hospitais de São Paulo. “Esperamos continuar colaborando com a Enkyo e o Hospital Nipo-Brasileiro, com uma das melhores parceiros da Jica no Brasil”, assegurou Miyzaki.
Comprometimento – Para a cônsul Chiho Komuro, a implantação dessa nova UTI Pediátrica possibilitará um atendimento ainda mais especializado e humanizado às crianças, proporcionando tratamentos com tecnologias avançadas e suporte necessário para a pronta recuperação da saúde infantil nos momentos delicados.
“O retrofit das unidades de internação também demonstra o comprometimento do hospital com a modernização e melhoria contínua de sua estrutura e atendimento médico”, salientou Komuro, afirmando que “esses aprimoramentos refletem o respeito com que os pacientes e seus familiares são tratados bem como uma assistência médica focada na qualidade, acolhimento e restabelecimento pleno da saúde”.
Símbolos – “É motivo de grande felicidade que este hospital, um dos símbolos do laço construído entre os povos do Japão e do Brasil, reflita de forma brilhante desde a sua inauguração, os valores de compaixão, dedicação e integridade intrínsecos à cultura japonesa”, enalteceu a cônsul, que ficou admirada com o curto espaço de tempo com que a reforma foi concretizada. “E de forma tão perfeita”, elogiou Komuro, que finalizou sua fala desejando que o progresso contínuo da Beneficiência Nipo-Brasileira de São Paulo e do Hospital, “e que as instituições continuem desempenhando seu importante papel para a comunidade nikkei e toda a sociedade brasileira”.
Em seguida, os convidados conheceram as novas instalações da UTI Pediátrica.
(Aldo Shiguti)