Ícone da música japonesa, Kayama Yuzo anuncia aposentadoria
O cantor Kayama Yuzo anunciou que se aposentará neste ano. O motivo? A idade avançada.
Aos 85 anos, o dono de hits como “Kimi to Itsumademo” e “Oyome ni Oide” é chamado de “waka daishô”, que significa, em japonês, “jovem general”. A nomenclatura veio de uma série de filmes chamada “Waka Daishô”, que o lançou ao estrelato.
O cantor nasceu em 1937, em Yokohama. Filho de ator, se formou na faculdade em 1960 e estrelou um filme no mesmo ano chamado “Otoko tai Otoko”.
Em 1961, se lançou como cantor com a música “Yoru no Taiyou”, e com os hits da sua composição, “Umi Sono Ai” e “Oyome ni Oide”, se apresentou 17 vezes no programa especial de fim de ano da NHK, Kouhaku Utagassen.
Em 1965, no filme “Ereki no Wakataishô”, estrelou tocando guitarra elétrica, que na época acabou virando moda no Japão. O seu hit “Kimi to Itsumademo” vendeu 3 milhões e 500 mil cópias, dando a sua primeira vaga para o Kouhaku do ano seguinte.
Mesmo passando dos 80 anos, o cantor ainda é muito requisitado em festivais de música para jovens. Lançou um álbum de covers, onde novos artistas, como do gênero hip-hop e idols, cantavam a sua música. No ano retrasado, Kayama sofreu uma hemorragia cerebral que o deixou fora dos palcos por um tempo. Mas, com resiliência, voltou ano passado a se apresentar.
Em recente entrevista, cantor disse que “sente as dificuldades de fazer as coisas”. Mas deu uma esperança aos fãs: continuará a compor e produzir músicas.