Japan House São Paulo promove palestra sobre cultura ninja e atividades literárias em agosto

Ciclo de Mangá é uma das atrações na 2ª quinzena da JHSP

 

Durante a segunda quinzena de agosto, a Japan House São Paulo apresenta uma programação gratuita com destaque para o universo ninja, Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, Ciclo de Mangá, oficina de Haicai, além de visitas mediadas às exposições em cartaz.

Nesta quinta-feira, 17, às 11h30, a equipe do educativo da JHSP guia os visitantes pela mostra “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses” destacando fatos e histórias que envolvem o brincar no Japão a partir de uma seleção de 126 brinquedos japoneses.

Já nos dias 17, 22, 24, 29 e 31, a partir das 15h, o foco são os detalhes e curiosidades da cultura e do cotidiano japonês retratados de maneira lúdica pelas obras do fotógrafo e miniaturista Tatsuya Tanaka nas visitas mediadas pela mostra “Japão em miniaturas”.

Atividade mensal da JHSP voltada para o universo dos quadrinhos japoneses, o Ciclo de Mangá deste mês traz para discussão a obra Angelic Layer, do famoso grupo feminino de mangakás CLAMP, e acontece no dia 20, às 15h. O bate-papo presencial, baseado no primeiro volume do mangá que conta as aventuras da jovem Misaki Suzuhara e de seu “brinquedo de combate”, chamado de “anjo”, Lucy, no torneio Angelic Layer, abordará os sentimentos que vinculam pessoas e coisas, além do lugar que a tecnologia ocupa no cotidiano e nas relações humanas.

Imaginário ninja – Destaque da programação, a instituição realiza a palestra “O imaginário ninja e sua real figura” em parceria com Província de Mie – região que deu origem aos Ninja no Japão -, e a Universidade de Mie, que possui diversas pesquisas sobre este assunto. Na ocasião, os  professores Yuji Yamada e Katsuya Yoshimaru abordarão a realidade dos ninjas e shinobis, figuras muito presentes em filmes, séries, animes, livros e mangás de sucesso no Japão e no mundo – o que realmente realizavam, quais eram os clãs existentes no passado e quais ainda existem –, e também sobre o imaginário e ficção criados em torno deles. Marcado para o dia 21 de agosto, a partir das 15h, o evento ainda contará com a presença do mestre de Ninjutsu, Jinichi Kawakami, que fará uma demonstração prática para o público dessas técnicas marciais.

Realizada em parceria com a Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo (CAL-Bunkyo) no dia 26, às 10h30 e às 14h, a Oficina de Haicai, que convida o público apurar o seu olhar e  aprender mais sobre o haicai,  poema curto japonês composto por apenas três versos. Ao final do encontro, os participantes têm a oportunidade de criar um haicai de sua autoria em língua portuguesa. A atividade, conduzida pela professora e pesquisadora da língua japonesa, Débora Tavares, é inspirada nas obras da exposição “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka”, em que é possível observar humor nos títulos das obras e na escolha de seus componentes, evidenciando o refinamento das associações com os objetos do cotidiano e a importância que os japoneses dão às estações do ano, que marcam datas comemorativas. No haicai, é possível ver essa mesma conexão com a natureza no uso sutil das “palavras de estação” (kigo).

Para as crianças – Para as crianças, a dica é participar da Oficina Infantil – Obentō Mitate, no dia 27 de agosto, as 11h e às 14h. O trabalho de Tatsuya Tanaka é atravessado pelo conceito japonês mitate e uma das formas de realizá-lo é com a presença de alimentos que mostram o caráter lúdico e divertido que as comidas possuem nas suas composições. A partir desta perspectiva, o Educativo da Japan House e a plataforma de conteúdo GoHanGo – realizam esta oficina de obentō, a marmita japonesa, utilizando ingredientes para fazer mitate e criar cenas e paisagens japonesas comestíveis.

Encerrando o mês, no dia 31, às 19h, o encontro virtual do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, traz o compilado de três novelas da autora Yoko Ogawa, “A Piscina”, “Diário de Gravidez” e “Dormitório” para um bate-papo sobre temas fundamentais para a autora: memória e ausência. Cada uma das histórias narradas por Ogawa na obra da editora Estação Liberdade explora a fragilidade das memórias, incertezas e ambiguidades, cativando os leitores em uma jornada literária intrigante e reflexiva. Para participar, é necessário se inscrever previamente no site da JHSP e aguardar o link para a atividade realizada via plataforma Zoom.

Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP)

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.

Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

Exposição Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses (Presencial)

Período: até 12 de novembro de 2023

Local: segundo andar da Japan House São Paulo

Visitas mediadas à Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses (Presencial)

Quando: 17 de agosto, às 11h30

Exposição Japão em miniaturas (Presencial)

Período: até 8 de outubro de 2023

Local: andar térreo da Japan House São Paulo

Visitas mediadas à Japão em miniaturas (Presencial)

Quando: 17, 22, 24, 29 e 31 de agosto, às 15h

Ciclo de Mangá (Presencial)

“Angelic Layer”, do grupo CLAMP

Quando: 19 de agosto, às 15h

Duração: 90 min.

Palestra “Imaginário ninja e sua real figura” (Presencial)

Com Yuji Yamada, Katsuya Yoshimaru, Jinichi Kawakami

Quando: 21 de agosto, das 15h às 16h30

Oficina de Haicai (Presencial)

Quando: 26 de agosto, às 10h30 e às 14h

Duração: 75 min.

Oficina Infantil – Obentō Mitate

Quando: 27 de agosto, às 11h e às 14h

Duração: 60 min.

Classificação indicativa: livre

Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)

“A Piscina, Diário de Gravidez, Dormitório: três novelas”, de Yoko Ogawa

Quando: 31 de agosto, às 19h

Duração: 90 min.

Deixe uma resposta