Leandro Iuamoto toma posse como novo presidente da JCI Brasil-Japão
A JCI Brasil-Japão realizou, nesta segunda-feira (7), no Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, em São Paulo, a Cerimônia de Posse, gestão 2022, do presidente Leandro Iuamoto, que recebeu o bastão das mãos do presidente da JCI Brasil Japão, gestão 2021, Vitor Nakamura.
Apesar das restrições impostas pela pandemia, o evento foi bastante concorrido e contou com a presença de diversas autoridades e políticos. Fato que não passou despercebido do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, que em seu discurso disse que “a presença de tantas autoridades mostra a força da JCI Brasil-Japão”.
A exemplo de todos os convidados que usaram a palavra, o cônsul parabenizou o presidente gestão 2021, Vitor Nakamura, e saudou o novo presidente, o médico Leandro Iuamoto. Todos também lembraram que 2021 continuou sendo um ano bastante difícil por conta da pandemia; Para o cônsul, apesar desta situação complicada, “a JCI Brasil-Japão vem trabalhando em benefício da sociedade brasileira assim como para a comunidade nikkei”.
E citou o projeto Água no Feijão, coordenado pela chef Telma Shiraishi, em parceria com a JCI Brasil-Japão e outras entidades nikeis e que contou com mais de 60 voluntários em 2020, com o objetivo de beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Também estamos muito agradecidos pelo grande apoio que a JCI Brasil-Japão nos brindou para as atividades do Consulado e do governo do Japão”, disse Kuwana, que reafirmou o desejo do Consulado Geral do Japão em São Paulo em continuar trabalhando com a JCI Brasil-Japão durante a gestão do novo presidente. “Também gostaríamos de contar com a força jovem da JCI Brasil-Japão para as nossas atividades”, finalizou Ryosuke Kuwana.
Já Renato Ishikawa destacou a parceria da JCI Brasil-Japão em diversos projetos do Bunkyo e lembrou que a entidade hoje conta com diversos membros da organização em sua Diretoria, entre eles Rodolfo Wada, Márcia Nakano, Alexandre Kawase e Hugo Teruya, entre outros.
E finalizou colocando o Bunkyo à disposição para que “juntos possamos fortalecer cada vez mais a Carta de Princípios da JCI que diz: ‘Servir a humanidade é a maior obra de uma vida’”.
Referência – Para o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Toshifumi Murata, “a JCI Brasil-Japão é sempre uma referência para a nossa Câmara”. “Os eventos e as atividades que vocês promovem sempre têm alto valor para a comunidade e desenvolvimento dos participantes. Para podermos navegar nas ondas da vida e do mundo, atualmente nem sempre o conhecimento do passado ajuda. Por outro lado, encarar novas empreitadas sem medo de errar e valorizando o trabalho de equipe, terão a plena conquista do desenvolvimento pessoal. Esse é um dos valores importantes da JCI que admiro em vocês, jovens”, disse Murata.
Despedida – Em seu discurso de despedida, Vitor Nakamura destacou que 2021 foi mais um ano conturbado por conta da pandemia. Segundo ele, na impossibilidade de realizar eventos presenciais, a JCI Brasil-Japão continuou desenvolvendo as atividades de forma virtual. E citou as atividades realizadas ao longo de sua gestão, como a continuidade do Água no Feijão, o FormaJobs e o Formando Lideres, além de cursos e palestras.
Ele agradeceu aos patrocinadores, parceiros, apoiadores, entidades e “toda comunidade nipo-brasileira que continua sempre a acreditar na JCI Brasil-Japão” .
Antes de seu discurso, Leandro participou da tradicional cerimônia da “Passagem do Colar Presidencial”. O que chamou a atenção a plateia impressionada foi a leitura de seu currículo.
Currículo – Leandro tem 30 anos, é casado e pai da Lívia Sayuri. Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com honras e máxima distinção recebendo o Prêmio Professor Edmundo Vasconcelos em 2016. Fez residência e especialização em Medicina Física e Reabilitação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Rede Lucy Montoro de Reabilitação. É especialista também, em Acupuntura e Tratamento da Dor pela Associação Médica Brasileira. Foi laureado com o Prêmio TOYP, na categoria Liderança e Êxito Acadêmico em 2017. Possui 7 pós-graduações por instituições mundialmente reconhecidas como Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, George Washington University, Universidade de Harvard e Fujita Health University. É Professor Auxiliar da Disciplina de Topografia Estrutural Humana do Departamento de Cirurgia da USP e foi embaixador representante do World Youth Forum da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine e da Asociación Médica Latinoamericana de Rehabilitación (AMLAR). Com mais de 53 artigos científicos publicados, 3 livros, mais de 100 apresentações em congressos mundiais. Leandro é pesquisador, escritor e revisor científico e se encontra como um dos 10% dos pesquisadores que mais influenciam o mundo de acordo com a plataforma ResearchGate. Possui 45 prêmios na área médica e reconhecimentos na área de desenvolvimento pessoal. Palestrante e hipniatra, ministra treinamentos na área de desenvolvimento pessoal e profissional.
Nas horas vagas, toca piano, pratica atletismo e natação, representando a seleção brasileira na competição Panamericana Nikkei em 2020 nessas duas modalidades. Entusiasta do esporte, Leandro foi coautor do Livro Médicos Atletas lançado em 2021 com a participação de 23 médicos atletas espalhados por todo o Brasil.
No voluntariado, Leandro foi Cofundador e Diretor de Relações Internacionais da Associação Médica Nikkei em 2017 e atua como Médico do Comitê Científico Multidisciplinar pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Ingressou na JCI Brasil-Japão no final de 2016, e uma de suas principais contribuições foi a criação do Programa Novas Lideranças, vencedor do Prêmio Nacional da JCI Brasil de Melhor Programa de Desenvolvimento Pessoal em 2017. Foi diretor de capacitação em 2017, vice-presidente executivo em 2018, diretor de projetos e membro do conselho consultivo em 2019, diretor de inovação em 2020 e presidente subsequente em 2021. Em 2022, assume a presidência da JCI Brasil-Japão.
Gratidão – Presidente da 40ª Gestão, Leandro destacou que, nesses seis anos em que participa da JCI Brasil-Japão, foi aceitando gradativamente cada desafio, até chegar ao cargo de presidente. “Não é pelo cargo, não é pelo prestígio e nem pelo reconhecimento, mas por motivos maiores: a gratidão a JCI Brasil-Japão por me ensinar tanto e principalmente pela possibilidade de fazer a diferença na vida de pelo menos algumas pessoas”, disse ele, explicando que espera contar com a ajuda de todos para colocar em prática “novos projetos que impactem positivamente a comunidade e desenvolver novas lideranças”.
Presenças – Realizado seguindo os protocolos sanitários para evitar a propagação do coronavírus, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e personalidades, dentre as quais presidente Nacional da JCI Brasil, Nelson Takahashi; cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; conselheiro da Embaixada do Japão no Brasil, Hirochika Namekawa; presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Toshifumi Murata; vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Rodrigo Goulart; presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug; presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Paulo Saita; presidente do Ikoi-no-Sono, Sergio Oda; presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki; e a presidente da Blue Tree, Chieko Aoki, entre outros.
Conselho Diretor da JCI Brasil-Japão – Gestão 2022
Passado Presidente: Vitor Nakamura
Presidente Subsequente Gestão 202: Hugo Teruya
Secretário Geral: Roger Okura
Tesoureira: Fátima Nakamura
Vice-Presidente Executivo: Yukio Suetugo
Vice-Presidente Executiva: Camila Hidani
Assessor Legal: Rodrigo Akamine
Diretores da Gestão 2022
Diretora de Eventos – Marina Fukuhara
Diretor Financeiro – Willian Goya
Diretor de Projetos – Marcel Tanabe
Conselho Fiscal
Presidente – Marcelo Asamura
Patricia Murakami
Camila Stuck
Conselho Consultivo
Presidente – Márcia Nakano
Minoru Sado
Cristina Chien
Ciro Saito
Gilmar Nashiro