Kochi Kenjinkai leva a cultura japonesa para a zona leste de SP
tDa Associação dos Shizuoka Kenjin do Brasil, na zona Sul de São Paulo, para o Ceret – Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador – na região Leste da Capital. A primeira edição do Kochi Matsuri – Festival de Esporte e Cultura Brasil-Japão “a céu aberto” promete levar muito entretenimento, cultura e lazer aos moradores do Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, Jardim Anália Franco e região. Uma realização da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, o evento acontece neste final de semana (5 e 6) com entrada gratuita.
O público poderá conferir, entre outras atrações, alguns dos principais intérpretes da música japonesa no Brasil, como Joe Hirata, Karen Ito, Rick Akio, apresentações de taikô – com o grupo Sakura Fubuki – Rizumo Taisso (ginástica) e artes marciais (karatê de Okinawa, judô e karatê), além dos grupos Heroes Sanshin Band, Banda Elísios e Arigatões, e performance de Mayumi Takahashi.
Na praça de alimentação, pratos tipicos da província de Kochi, como o Katsuo no Tataki (peixe levemente grelhado com molho especial marinado), além de pratos tradicionais da culinária japonesa como yakissoba, tempurá, guioza e okonomiyaki. Os visitantes também poderão se deliciar com iguarias brasileiras como o churrasco, sanduíches, crepes e pastéis, entre outros.
Nos dois dias, haverá bazaristas e venda de artesanatos. A criançada também poderá se divertir no espaço criança com muitos brinquedos infláveis.
É a segunda vez que o Ceret recebe um grande evento da cultura japonesa. Em novembro do ano passado, o parque sediou a décima edição do To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão, que também é realizado pelo Kochi Kenjinkai.
Segundo o professor Mario Maeda, diretor do Departamento de Gestão do Esporte de Alto Rendimento (DGEA) da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Seme), setor que administra o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), a ideia é fazer com que os paulistanos conheçam – e utilizem – mais esses equipamrentos públicos. “Poucas pessoas devem saber, por exemplo, que o Ceret conta com a maior piscina pública da América Latina, quase do tamanho de um campo de futebol”, conta Maeda, faixa preta de judô, ex-praticante de jiu-jitsu e professor universitário.
Esporte – Para o presidente do Kochi Kenjinkai, Arnaldo Katayama, o objetivo é fazer dois eventos com propostas diferentes. Quem explica é o presidente da Comissão Organizadora, Fabiano Shiokawa. “Enquanto o To-Sa, que continuaremos realizando em agosto, tem como atrações principais o concurso cosplay e a parada taikô, o Kochi Matsuri foca mais no esporte”, diz Fabiano, lembrando que o To-Sa Matsuri faz parte dos calendários oficiais do Municipio e do Estado de São Paulo – e agora também da Seme –, enquanto o Kochi, em sua primeira edição, já integra o calendário da Seme.
Origem – “Não fazia sentido fazermos dois eventos iguais”, explica Arnaldo Katayama, acrescentando que o Kochi Matsuri teve sua origem ligada ao karaokê taikai promovido entre 2012 e 2017 no Shizuoka Kenjinkai.
“Demos uma parada por causa da pandemia e agora decidimos retomar o evento com uma proposta diferente”, diz Katayama. Fabiano Shiokawa explica que o Kochi era para ter sido realizado em 2018 e 2019. “Em 2018 tivemos que cancelar em cima da hora por motivo de força maior e em 2019 já estava quase tudo certo quando veio a pandemia”, lembra Shiokawa, acrescentando que este ano o Kochi Matsuri conta com apoio do vereador George Hato (MDB), que destinou emenda parlamentar para o evento.
O Kochi Matsuri é uma realização da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, organização Kochi Matsuri e apoio da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo, Ceret, Vereador George Hato, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
Kochi Matsuri – Festival de Esporte e Cultura Brasil-Japão
Quando: Dias 5 e 6 de março, das 9 às 20 horas
Onde: Parque Ceret
(Rua Canuto Abreu, s/nº – Jardim Anália Franco)
Entrada franca
Informações pelo telefone:
11/93932-0618 e 9 9997-2357
PROGRAMAÇÃO DE PALCO
SÁBADO (5)
10H: Cerimônia Budista
10H30: Rizumu Taissô
11H: Aikidô
12H: Arigatões
13H: Sakura Fubuki Wadaiko
13H30: Sorteio
14H: Mayumi Takahashi
15H: Cerimônia de Abertura Oficial
16H: Sakura Fubuki Wadaiko
17H: Sorteio
17H30: Rick Akio
18H30: Sorteio
19H: Banda Elísios
20H: Encerramento
DOMINGO (6)
10H: Sakura Fubuki Wadaiko
10H30: Associação Okinawa Shorin-RyuKaratê-Do e Kobudo Jyureikan Brasil
11H30: Projeto Ajudô
12H30: Akatsuki Band
13H30: Sakura Fubuki Wadaiko
14H: Karen Ito (com participação especial do grupo Requios Gueinou Doukokai)
15H: Adriano Santos
16H: Joe Hirata
17H: Sorteio
17H30: Okinawa Social Dance
18H30: Sorteio
19H: Heroes Sanshin Band
*Programação sujeia à alteração