Kunihiro Tanahara é campeão do GP do XXVIII Paulistão

Abertura do Paulistão teve o tradicional desfile de porta-bandeiras representando regionais

O cantor Kunihiro Tanahara, da Regional Leste, sagrou-se campeão do Grand Prix do XXVIII Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Centro de Eventos Barueri, em Barueri (SP), com promoção e realização da UPK – União Paulista de Karaokê e apoio da Prefeitura de Barueri. Kunihiro conquistou seu segundo Grand Prix no Paulistão – o primeiro foi em 2012, na cidade de Suzano – com a música “Mado no soto no onna”. Além dos títulos estaduais, ele também coleciona dois GP no Brasileirão, concurso promovido pela Abrac – Associação Brasileiro da Canção – em 2017 e 2019.

“Após o anúncio do vencedor com a minha música, um filme passou pela minha cabeça com momentos especiais, um resgate de memórias vividas, fazendo com que eu cantasse diferente com muita emoção, como se fosse o meu primeiro Grand Pix”, disse Kunihiro, logo após a premiação.

O professor Roberto Maeda ajudou na escolha da música e com as muitas aulas, Kunihiro decidiu participar do concurso. “Foi como voltar as raízes musicais, um estilo que eu apreciava” disse. “Com os treinos, fui entendendo mais a letra e a melodia, passando a me entregar na música para transmitir sentimentos, luz, amor e energia boa para todos e acho que consegui” completa Kunihiro.

Regional Centro Oeste faturou o título do Dantaissen

Dantaissen – A Regional Centro Oeste ganhou o Dantaissen, com 16.268.15 pontos, a maior somatória de pontos do XXVIII Paulistão. A presidente Akemi Okamoto, juntamente com os cantores da Regional, vibraram e se emocionaram muito com a vitória.

Primeiro concurso presencial de forma completa após a pandemia, o Paulistão de 2023 contou com a participação de pouco mais de 500 inscritos de 15 Regionais do Estado de São Paulo filiadas à UPK (Centro, Leste, Norte, Oeste, Sul I, Sul II, ABCD e Baixada Santista, Central, Centro-Oeste, Sudoeste, Mogiana, Noroeste, Oeste Paulista, Paulista e Sorocabana), número ainda abaixo da média registrada antes de 2020, em torno de 600 participantes.

Autoridades e lideranças prestigiaram cerimônia de abertura

Recomeço – Ao jornal Nippon Já, a presidente da UPK, Tiyomi Takase, admitiu que “recomeçar é sempre muito difícil”. “Durante a pandemia, muita gente deixou de cantar e, agora, com a retomada gradativa dos concursos, estamos tentando trazer esses cantores de volta”, disse Takase, explicando que “cada Regional ficou encarregada de convocar seus cantores de volta”.

Para o presidente da Comissão Organizadora e vice-presidente da UPK, Pedro Mizutani, a união e apoio de todos os amantes da música serão muito importantes para continuar mantendo acesa a chama do karaokê. “Essa arte tem que prevalecer por muitos anos”, destacou Pedro Mizutani na cerimônia de abertura, no sábado (25), que contou com a presença de diversas autoridades.

Como de praxe, o desfile das portas bandeiras abriu oficialmente o Paulistão, que foi marcado ainda por um minuto de silêncio em homenagem aos antepassados e às vítimas da Covid-19.

Tanahara coleciona títulos dois Paulistões e dois Brasileirões

Abertura – Estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito e vice de Barueri, respectivamente, Rubens Furlan e José Roberto Piteri; o presidente da Câmara Municipal de Barueri, Toninho Furlan; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa; o diretor Comercial, Administrativo e Financeiro da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab Campinas) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, além de representantes de entidades nikkeis e patrocinadores.

 Disputa – Toninho Furlan destacou a parceria com a comunidade japonesa enquanto o vice-prefeito enalteceu a “beleza das tradições e valores japoneses”. Já o prefeito agradeceu o apoio da comunidade nikkei de Barueri que o acompanha desde desde a década de 1970, quando iniciou sua trajetória na vida pública como vereador –  Furlan foi também deputado estadual, deputado federal e está à frente do Executivo barueriense pela sexta vez. Para alegria dos dirigentes – e também da plateia – o prefeito colocou à disposição o complexo cultural localizado na Praça das Artes, que fica às margens da rodovia Castelo Branco e cujo projeto foi assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake (1938-2021).

E, se depender de espaço, o Paulistão do ano que vem ficou definitivamente assegurado antes mesmo do término da edição de 2023. Isso porque Hiroyuki Minami, também colocou o Cenforpe (Centro de Formação de Professores de São Bernardo do Campo) – que já sediou o evento – à disposição da edição de 2024.

Prefeito de Barueri, Rubens Furlan, agradeceu comunidade nikkei

Benefícios – Em seu discurso, Tiyomi Takase destacou os benefícios do karaokê e conclamou a todos a cantarem, prática que faz bem ao coração e à saúde física e mental.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa manifestou sua alegria de poder reencontrar os amigos na cidade que adotou e escolheu para morar e onde tem negócios. Ele lembrou que, nesses quase 115 anos de imigração japonesa no Brasil, os milhares de cantores vem se tornando a ponte de amizade entre o Japão e o Brasil e, nesse sentido a UPK vem aperfeiçoando essa prática.

Para o cônsul Ryosuke Kuwana, o karaokê é uma das culturas japonesas mais amadas e difundidas mundo afora porque tem a força de acalmar e está presente ao longo de toda a nossa vida. Além disso, explicou o cônsul, a música também serve para aproximar duas culturas tão distintas, como a brasileira e a japonesa.

Brasileirão – Finalizando a série de discursos, a presidente da Abrac, Akemi Nishimori disse que o karaokê, “fez com que a gente ultrapassasse mais uma etapa”. “O karaokê, que veio com os primeiros imigrantes, ainda a bordo do navio Kasato Maru e ajudou os pioneiros a superarem os obstáculos em uma terra estranha, mais uma vez contribuiu para que muitas pessoas vencessem a depressão causada pela pandemia ao participarem de eventos online”.

E aproveitou para convidar o público para prestigiar o Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, que este ano será realizado nos dias 22 e 23 de julho, na cidade de Mogi das Cruzes (SP).

(Aldo Shiguti. colaborou: Celia kataoka)

 

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