Londrina Matsuri 2024 supera expectativa de público
A 20ª edição do Londrina Matsuri – Festa da Primavera – contou com três dias de evento, no Parque de Exposições Ney Braga, superando as expectativas da organização de 25 mil visitantes. Só no sábado (07), passaram pelo espaço do evento, 11 mil pessoas, o maior número diário registrado nos últimos anos. O público total chegou a 27 mil. “Acreditamos que este resultado se deve a diversidade de atrações, as novidades da 20ª edição e a consolidação desta tradicional festa japonesa, comenta Luiz Shiroma, da comissão organizadora do Londrina Matsuri.
Organizado pelo o Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos que através dos jovens, preserva os hábitos e costumes japoneses, a edição 2024 totalizou um movimento econômico de R$ 4 milhões de reais. “Já estamos programando a edição de 2025 entre 05 e 07 de setembro e será uma festa especial, porque comemoraremos os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão”, diz Shiroma.
Na abertura oficial do evento, que ocorreu no sábado à noite, o Cônsul – Geral Adjunto do Japão em Curitiba, Rei Oiwa disse que Brasil e Japão têm relações internacionais de amizade de longa data, reforçando os 130 anos de relações diplomáticas no próximo ano. Ele comentou que o Brasil é a maior comunidade de japoneses fora do Japão e que Londrina é o maior centro para todo o Sul. “Agradecemos ao Grupo Sansey, formado por jovens, a realização do Londrina Matsuri divulgando a cultura japonesa, o que torna o evento muito importante para os dois países”, comentou o cônsul – geral adjunto.
Programação – A programação cultural contou com 125 apresentações. Segundo a presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma, os três palcos do Londrina Matsuri proporcionaram uma grande imersão cultural e interação com o público e o envolvimento de quase 800 voluntários de entidades e do grupo Sansey. A 4ª edição do Nikkei Deai, encontro criado com o objetivo de trazer debates e reflexões para os jovens nikkeis e newkeis (não descendentes, mas adeptos dos valores e da cultura japonesa), teve boa participação dos jovens no espaço de games, com transmissão online. O tema, na 20ª edição foi “Experiências Internacionais e Conexões Culturais”, com foco em conversas com integrantes de grupos culturais que fizeram intercâmbios em outros países.
Meio Ambiente e Sustentabilidade – A cerimônia de premiação do 12º Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas – parceria entre o Londrina Matsuri e a Secretaria Municipal de Educação – foi no domingo às 18h, no palco Himawari. Os prêmios das escolas foram doados pela Mundomax – unidade Sonkey e a classificação foi: 1º lugar, projeto “Descobertas no nosso quintal”, do CMEI Irmã Maria Nívea; 2º lugar, “Da camiseta à Ecobag: uma jornada pela sustentabilidade”, da Escola Municipal Roberto Pereira Panico; 3º lugar, projeto “Abelha sem ferrão, guardiã silenciosa da biodiversidade: polinização e outras práticas sustentáveis”, da Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga.
Segundo os organizadores do Londrina Matsuri, o evento sempre priorizou ações voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade.
Todo o lixo recolhido no Parque Ney Braga durante o LM é encaminhado para a reciclagem, um trabalho realizado em parceria com organizações não governamentais.
A direção também realiza companhas como “Cuide do Lixo. Descarte no local correto” e “Ajude o Planeta. Vá de ônibus”, além da campanha “Pet Friendly”.