Luiz Nishimori lidera Missão Econômica e de Amizade ao Japão

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR) embarca no próximo dia 4 para o Japão para uma nova Missão Econômica e de Amizade àquele país. A comitiva é integrada por 23 pessoas, entre elas o governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, o Ratinho Júnior – que estará acompanhado de sua esposa, a nikkei Luciana Saito Massa, e dos filhos –; os secretários estaduais Norberto Ortigara (Agricultura) e Guto Silva (Planejamento); o deputado estadual Marcel Micheletto; o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin; e o diretor de Relações Internacionais do órgão, Giancarlo Rocco, além do prefeito de Ponta Grossa, Paulo Barbosa Pinto, diretores de cooperativas do Paraná e empresários da agroindústria de proteína animal.
O objetivo da Invest Paraná, agência de captação de negócios ligada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seics) – que este ano vai organizar “entre sete e oito missões” internacionais para aproximar as empresas paranaenses com o mercado externo – é levar comitivas empresariais para que, com a chancela oficial do Governo do Estado, possam prospectar negócios lá fora – seja na exportação de produtos paranaenses aos países visitados ou para outras transações comerciais, como compra de insumos ou equipamentos que aumentem a produtividade das empresas no Estado.
Desde 2019, a Invest Paraná organizou 14 missões internacionais, sendo três comerciais, nas quais há participação de empresários, e 11 institucionais, para mostrar o potencial do Estado para receber negócios.

Emprego na ponta –Em quatro missões, o próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou as comitivas. Em 2019, ele foi a Nova York, nos Estados Unidos, e à Espanha para o Paraná Day, missão institucional que apresenta o Estado como destino de negócios. Em 2021, comandou a missão comercial para a feira Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a missão institucional ao México para tratar assuntos relacionados à saúde e transporte público.
“A venda de produtos das empresas paranaenses a esses países é emprego na ponta aqui no Estado. É a produtividade do Paraná sendo exportada para o mundo todo. E, na outra ponta, a possibilidade de atrair novos negócios e potencializar nossa cadeia produtiva e tecnológica”, destaca o governador, que está indo pela primeira vez ao Japão.
Em 2023, além do Japão, já estão confirmadas outras três comitivas comerciais no primeiro semestre: Coreia do Sul, Canadá e Itália. Uma quinta missão está sendo negociada ainda para a primeira metade do ano para Bangladesh, país asiático com o qual o Brasil não tem tradição de negócios, o que mostra a força do Paraná na conquista de novos mercados.
Japão – No Japão, a missão será de 4 a 12 de março. Além de encontros com empresários e representantes do governo a comitiva também participa da Foodex Japan, que será realizada de 7 a 10 de março, em Tóquio, no Makuhari Messe International Convention Complex Chiba. Considerada a maior feira de alimentos da Ásia, a Foodex apresenta as novidades de empresas de Japão e internacionais relacionadas aos setores de Decoração do Lar, Aditivos, Padaria, Setor de Laticínios, Carne, Doces, Processamento de Alimentos e Agrícola.
“A missão ao Japão e Coreia tem motivo especial por serem mercados muito promissores e grandes de proteína animal que o Paraná pode oferecer a eles. Mas temos barreiras comerciais sanitárias que o Japão ainda não conseguiu vencer junto com o Ministério da Agricultura do Brasil. A ideia é de que o governador, junto com o secretário de Agricultura e outros secretários, formem uma força-tarefa para habilitar o Estado na venda de proteína animal ao mercado asiático”, explica o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.
Programação – Dentro desse planejamento, a Invest Paraná foi a Brasília ajustar a missão com o Ministério da Agricultura, o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além da Embaixada do Japão. “Existe toda uma preparação antes de cada missão, já que o empresário sozinho não tem como chegar nesses órgãos. Esse é o papel da Invest Paraná: abrir portas para que o empresário vá direto ao ponto nas missões, que é negociar”, enfatiza Rocco.
Estão programadas ainda visitas a diversas empresas, como a Sumitomo, Mitsui, Nissim e Itoham; reuniões com representantes da Jica (Japan International Agency Cooperation), Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) e na Embaixada do Brasil no Japão com empresas do segmento de carne suína e bovina e recepção pelo governador da Província de Hyogo, Motohiko Saito.
Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, o deputado federal Luiz Nishimori também deve aproveitar a viagem para se reunir com mais de 20 japoneses. No dia 15, Nishimori deve cumprir agenda com a deputada Yuko Obuchi, vice-presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil, que recentemente esteve no Brasil como Embaixadora em Missão Especial representando oficialmente o governo japonês na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Vistos – Na pauta, o parlamentar paranaense deve discutir assuntos pertinentes à comunidade brasileira residente no Japão e também questões como a isenção do visto de turismo para brasileiros e o visto para yonseis – descendentes da quarta geração – e de um Acordo de Livre Comércio entre as duas nações. “A falta de um convênio estabelecido resultará, provavelmente, em impostos altíssimos, o que dificultará qualquer tentativa de transações comerciais”, explica o parlamentar, acrescentando que “temos muitos desafios pela frente”.
Coreia – Do Japão, parte da comitiva retorna ao Brasil enquanto outros membros seguem para a Coreia do Sul com o objetivo de tratar de exportação de carnes bovinas e suínas e também para tentar convencer empresas de outros setores para que se instalem no Paraná. A comitiva vai visitar no país do leste asiático uma fabricante de tratores e uma de insumos agrícolas no intuito de que essas companhias instalem unidades fabris no Estado.
(Aldo Shiguti)