Maringá recebe o maior evento de cultura japonesa do Estado
Festival Nipo-Brasileiro acontece de 06 a 15 deste mês na Acema e espera um público acima de 80 mil pessoas
Considerado o maior evento de cultura japonesa do Estado do Paraná e um dos principais do país, o Festival Nipo-Brasileiro de Maringá retorna após dois anos de interrupção por conta da pandemia. Realizado pela Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá), em sua sede, no Parque das Grevilhas (Parque Avenida); com apoio da Prefeitura de Maringá; do Consulado Geral do Japão em Curitiba e Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, e organização da Tasa Eventos, o evento começa neste sábado e domingo (6 e 7) e prossegue até o dia 15 (Dia de Nossa Senhora de Glória, padroeira de Maringá).
A expectativa dos organizadores é atrair um público acima de 80 mil pessoas. “Ficamos dois anos parados e, pelo que temos presenciados em eventos que estão retornando pelo país, com visitantes acima do esperado, acredito que em Maringá também não será diferente”, conta Sergio Takao Sato, CEO da Tasa Eventos, empresa fundada em 2003 em função do Festival Nipo-Brasileiro.
Armando Emori, vice-presidente da Acema, considera o Festival Nipo-Brasileiro um evento “diferenciado” pela estrutura que oferece, principalmente na praça de alimentação, com um atendimento rápido e personalizado das quatro entidades parceiras – Seichô-No-Iê, Nishi Honganji, Wajunkai e Centro Cultural São Francisco Xavier – que participam desde a primeira edição do evento. “Nos dez dias, contamos com a ajuda imprescindível de cerca de 1500 voluntários”, diz Emori.
Quem também participa desde a primeira edição é o deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR). “Comecei a participar como voluntário e hoje o Festival Nipo-Brasileiro da Acema é um dos maiores do país”, diz o parlamentar, destacando que é uma alegria muito grande assistir a retomada do evento. “A organização está de parabéns pois são através de eventos como esse que nós conseguimos transmitir para as novas gerações todo legado recebido dos nossos ancestrais”, conta Nishimori. “E é fundamental que continuemos apoiando para que a nossa cultura não morra”, disse Nishimori.
Durante nove dias o festival promove uma imersão na cultura nipônica com danças, apresentação de taikô, shows musicais com alguns dos principais intérpretes da música japonesa, oficinas culturais, prestação de serviços, exposições e uma programação voltada para o público jovem, além, é claro, da famosa e tradicional culinária japonesa, que em 2013 recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Pavilhões – As atividades do Festival Nipo-Brasileiro acontecem em 4 pavilhões distintos: comercial, artístico, cultural e gastronômico. O Comercial reúne diversas exposições além de empresas de consultorias e venda de produtos e prestação de serviços.
O pavilhão Artístico é onde acontecem os shows, apresentações de bom odori, taiko e matsuri dance, além de servir de palco para performances de cosplayers (pessoas que se vestem de personagens).
Já os workshops, exposições de bonsais, ikebana, origami, pixel art, artes plásticas e tingimento com índigo japonês com a design de modas Kiri Miyazaki.
Já o pavilhão Gastronômico conta com barracas da Acema, Seichô-No-Iê, Nishi Honganji, Wajunkai e Centro Cultural São Francisco Xavier.
Este ano, um dos destaques é a Sky Bridge Experience, que proporcionará ao público do Festival Nipo-Brasileiro uma experiência única. O Sky Bridge-Ponte do céu faz parte de uma série de projetos de arte cênica de cooperação internacional da Fundação Japão. Desenvolvido para os planetários no Japão pela empresa japonesa LIL Visual Art Studio, contou com a participação de músicos e artistas de ambos os países na produção. Utilizando a linguagem visual e sonora, o projeto reúne a experiência do planetário através da realidade virtual, concerto musical e exposição das artes conceituais, combinando a cultura japonesa e a brasileira.
Bon Odori – Outra atração é o Bon Odori Paranaense em Comemoração aos 114 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 200 Anos da Independência do Brasil, que deve reunir grupos de cerca de dez cidades do Estado. A apresentação será realizada no dia 13 (sábado), às 18 horas, dentro da grade de programação do 31º Festival Nipo-Brasileiro.
Já para quem curte música, o festival traz uma programação recheada com talentos “pratas da casa”, como Susana Sano, Jane Ashihara, Maliko Nagao, além de Joe Hirata e Bruna Higs, sem contar os grupos de yosakoi soran Saikyou, e de taikô. Wakadaiko.
(Aldo Shiguti)
31º FESTIVAL NIPO-BRASILEIRO
Quando: De 06 a 15 de agosto
Onde: Acema (Av. Kakogawa, 50 – `Parque das Grevilhas – Parque Avenida)
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada). Entrada franca nos dias 7 e 8.
Horários de funcionamento
06/08/2022 (Sábado):
Das 19h e término às 23h
07/08/2022 (Domingo):
Das 11h às 15h e 19h às 23h término
De segunda a sexta (Dias 08, 09, 10, 11 e 12):
Das 19h e término às 23h
Dia 13/08/2022 (Sábado):
Das 11h às 15h e 19h às 23h término
Dia 14/08/2022 (Domingo):
Das 11h às 15h e 19h às 23h término
Dia 15/08/2022 (Segunda-feira):
Das 11h às e término às 15h
Programação Artística do
31º Festival Nipo Brasileiro
Dia 06 de agosto
(Sábado)
20h: Cerimônia de abertura
21h: Grupo Saikyou Yosakoi Soran | Grupo Wakadaiko | Show musical
22h: Matsuri Dance
Dia 07 de agosto
(Domingo)
19h: Bon Odori
20h: Grupo Folclórico Grune Stadt
20h30: Show musical – Cintia Nishimura e Susana Sano
21h30: Grupo Wakadaiko
Dia 08 de agosto
(Segunda-feira)
19h: Bon Odori
20h: Grupo Folclórico da ACEMA
20h30: Show musical – Jane Ashihara e Maliko Nagao
Dia 09 de agosto
(Terça-feira)
19h30: Bon Odori
20h: Show musical – Marcio Tomita | Aline Kiminami | Aya Missawa
21h: Grupo Saikyou Yosakoi Soran
Dia 10 de agosto
(Quarta-feira)
20h: Bon Odori
20h30: Grupo Folclórico da ACEMA
20h45: Companhia de Dança Ucraniana Verkhovena
21h30: Grupo Saikyou Yosakoi Soran | Grupo Wakadaiko | Show musical
Dia 11 de agosto
(Quinta-feira)
20h: Bon Odori
20h30: Grupo Folclórico da ACEMA
20h45: Ballet Regina Mundi
21h15: Desfile e Concurso Cosplay
Dia 12 de agosto
(Sexta-feira)
20h: Bon Odori
20h30: Escola de Língua Japonesa da ACEMA
21h: Grupo Folclórico Os Lusíadas
21h30: Show musical – Bruna Higs
Dia 13 de agosto
(Sábado)
18h: Bon Odori Nipo Brasileiro do Paraná
20h: Grupo Folclórico da ACEMA
20h30: Show musical – Pamela yuri
21h30: Grupo Saikyou Yosakoi Soran | Grupo Wakadaiko | Show musical
22h: Matsuri Dance
Dia 14 de agosto
(Domingo)
20h: Bon Odori
20h30: Grupo Folclórico da ACEMA
20h45: Show musical – Joe Hirata
21h45: Grupo Saikyou Yosakoi Soran | Grupo Wakadaiko | Show musical
22h15: Matsuri Dance