‘Minha gratidão e o meu respeito aos pioneiros e a todos que vieram antes de nós’ Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu (ESPECIAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA)

Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu

Gostaria de expressar algumas palavras por ocasião do Dia Nacional da Imigração Japonesa deste ano. Passados exatamente 116 anos desde junho de 1908, ouvimos que já há nikkeis da sexta geração na comunidade. Traçando um paralelo com a história do Japão, podemos dizer que 116 anos após a Restauração Meiji (1868) recai no ano de 1984, período que compreende todos os principais acontecimentos da história do Japão moderno. Essa comparação ajuda a entender a verdadeira dimensão do tempo decorrido. A comunidade nikkei certamente mudou significativamente desde a chegada do Kasato Maru ao porto de Santos em 1908, e acredito na importância de dar prosseguimento aos passos dos pioneiros.

No mês passado, o Primeiro-Ministro KISHIDA Fumio visitou São Paulo, dez anos após a última visita de um Chefe de Governo do Japão à cidade. A profícua programação de meio dia teve início com a cerimônia de boas-vindas na sede do Bunkyo, seguida da homenagem no Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos e a visita ao Pavilhão Japonês, ambos no Parque do Ibirapuera, a visita à Japan House São Paulo, a palestra na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e a participação no Fórum Empresarial Japão-Brasil, entre outros. O Primeiro-Ministro KISHIDA havia visitado o município em 2013, na época como Ministro dos Negócios Estrangeiros, ocasião em que também fez a deposição de flores no Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos e visitou o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Participar desse reencontro amigável com membros da comunidade nipo-brasileira após mais de dez anos foi uma oportunidade inigualável. Reitero a minha sincera gratidão a todos aqueles que cooperaram e contribuíram das mais diversas maneiras para o sucesso dessa visita.

Desde a minha chegada em São Paulo em novembro passado, tive a oportunidade de conhecer muitos membros da comunidade nikkei. Em minha saudação de Ano Novo, escrevi as palavras “Respeito aos que vieram antes de nós” e, ao conhecer tantas pessoas da comunidade nikkei e de diversas áreas afins nos últimos seis meses, senti muitas vezes as marcas deixadas por esses pioneiros no Brasil – justamente daqueles antecessores que já se foram.

Cito, por exemplo, o sucesso do “Festival de Outono Akimatsuri” de Mogi das Cruzes (SP), onde presenciei muitos visitantes comprando legumes, cogumelos, flores e outros hortifrutis cultivados por agricultores nikkeis, hoje existentes pelos esforços envidados pelos imigrantes japoneses que dedicaram suas vidas em sua produção. Cerca de metade das exportações brasileiras provém de produtos agrícolas, e não é exagero afirmar que o desenvolvimento do Brasil no mundo só foi possível graças à participação desses mesmos imigrantes. Mencionei a agricultura como um exemplo, mas há também marcas deixadas por nikkeis nas áreas da indústria, do direito, da academia, das artes, das artes marciais, dos esportes e em muitos outros campos.

Nesta data comemorativa, gostaria de mais uma vez apresentar solenemente a minha gratidão e o meu respeito aos pioneiros e a todos que vieram antes de nós.

18 de junho de 2024

SHIMIZU Toru

Cônsul-Geral do Japão em São Paulo

Deixe uma resposta