Minoru Matsuura, exemplo e estímulo
Despedida: Com profunda gratidão e imenso pesar, familiares e amigos se despediram de Minoru Matsuura no grande salão da Rio Nikkei – Associação Nikkei do Rio de Janeiro – em 28 de maio de 2023.
Apesar do falecimento ter ocorrido no dia anterior, a comunidade RJ esteve presente no velório. Diácono Leonardo confortou a todos com palavras muito afetuosas. Saudações foram proferidas por Koji Fukasawa, presidente da Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, Kenhitiro Kurihara, presidente da Rio Nikkei, Akio Miyamoto, conselheiro consultivo Rio Nikkei. Seus filhos Sergio e Cristiane agradeceram-lhe dedicação e desvelo recebidos. Noboru Fujita dedicou-lhe a canção “Sen no kaze ni natte”.
Entre inúmeras presenças estiveram cônsul-geral Ken Hashiba, cônsul cultural Rina Ishikawa, membros do Consulado Geral do Japão. Coroas de flores inundaram o salão da despedida: Associação Rural Nipo-Brasileira de Santa Cruz, Aikoukai, Coral Rio Nikkei, Ibirapuera Gateball Clube, Associação Nikkei do Rio de Janeiro, ACENB-Nova Friburgo, Instituto Cultural Brasil-Japão, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Associação Nikkei de Niterói, Família Hotel Taiyo, Comitê do Livro CESB, Renmei, UCGB, Rio Nikkei Taiko, Irmãos Matsuura.
Missa: A Missa do 7° Dia foi celebrada em 2 de junho de 2023 na Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista, Rua Felipe Camarão, 12, Maracanã. Padre Ricardo rezou a cerimônia conjuntamente ao diácono Leonardo. Ao final a família foi abraçada carinhosamente pelos presentes.
Exemplo e estímulo: Minoru Matsuura nasceu em 27 de fevereiro de 1945 na cidade de Bastos – SP. Formou-se em Engenharia Mecânica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1971; ingressou por concurso na Petrobrás em 1974, quando veio ao Rio com sua esposa Rosa Yoshie Matsuura, também bastense, nascida em 7 de julho de 1947. Seus filhos e netinho são cariocas. Respeitado e atuante, aposentou-se pela Transpetro.
Foi presidente querido e admirado na Rio Nikkei por 12 anos (2009 a 2020), e na Renmei entre maio de 2019 a janeiro de 2023. Por seus méritos entrelaçando Brasil e Japão, recebeu em 2022 a Comenda do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata concedida pelo Imperador do Japão Naruhito. Líder sempre disposto, solidário e animado, Minoru san viverá nos corações como exemplo e estímulo.
Sergio Matsuura é jornalista, analista de Comunicação pela Petros, casado com Dilene Cardoso de Alcântara, psicóloga, e pai de Davi Alcântara Machado, 6 anos. Cristiane Matsuura, doutora pela Universidade de Alberta, Canadá, é professora de Educação Física na UERJ.
Rosa Yoshie Matsuura, farmacêutica sem exercer a profissão, dedicou-se à família: acompanhou o esposo em eventos sociais, culturais, esportivos, pescarias. Ambos praticaram Gatebol na comunidade, esporte fortemente incentivado pelo Minoru san, como era chamado. Na Rio Nikkei, Rosa san colaborou como diretora do Departamento Feminino. Como o marido, que gostava de cantar em eventos da Rio Nikkei, encantou com sua belíssima voz.
Rosa Matsuura e família agradecem o grande carinho recebido, até de outros estados: continuarão se esforçando e contribuindo, pois eram desejos do batalhador Minoru Matsuura.
Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro