Mirian Tatsumi representa o Brasil no XX Salão de Arte de Oshibana em Tóquio
A convite do presidente do Botanic Arte do Japão, professor Nobuo Sugino, a artista plástica Mirian Tatsumi representou o Brasil no XX The Art of Oshibana – Exhibition of Creation, realizado de 11 a 14 de abril, na cidade de Tachikawa, na província de Tóquio, no Japão. Mirian participou com uma tela 70 x 55 cm intitulada “Mata Atlântica”, em que utilizou a técnica de oshibana (arte com plantas naturais prensadas e desidratadas).
Na oportunidade, Mirian recebeu o diploma outorgando a ela o reconhecimento de única brasileira mestre de oshibana no país e no Japão.
A mostra reuniu mestres internacionais de oshibana de vários países do mundo. Além do Brasil, participaram mestres da Alemanha, China, Coreia, Hungria, Israel, Japão, Rússia. Taiwan e Ucrânia.
Cerca de 40 pessoas do Brasil, entre alunas, parentes e amigos prestigiaram o evento. Destaque para o filho de Mirian, Douglas Daichi Tatsumi, de 30 anos, que há 4 mora no Japão, onde trabalha com TI na Microsoft.
Mirian Tatsumi, que morou de 1993 a 2000 no Japão, quando teve oportunidade de estudar na Escola Fushigi Na Hana Club do mestre Nobuo Sugino, de 1996 a 2000, explica que “foi de grande importância e honra ser convidada e reconhecida no Japão”. “Voltando depois desse grandioso evento, o sentimento é de cada vez mais poder aperfeiçoar e mostrar a arte Oshibana no Brasil”, disse Mirian. (Aldo Shiguti)