Miss Nikkey ainda mantém charme e prestígio dos concursos de beleza

Em 2022, concurso elegeu a beleza de Keiko Takaoka Cavalcante, de Utinga (interior da Bahia)

Um dos momentos mais aguardados do Festival do Japão, que este ano chega a sua 24ª edição neste final de semana (8 e 9), no São Paulo Expo, é o tradicional concurso Miss Nikkey que, no palco do FJ, acontece logo em dose dupla, com a realização do Miss Nikkey São Paulo e, logo em seguida, o Miss Nikkey Brasil, que vai eleger as mais bela nipo-brasileira.

Com início por volta das 18h30 de sábado, o evento é organizado e apresentado por Kendi Yamai e premiará a vencedora do concurso nacional com uma passagem área de ida e volta ao Japão para conhecer a terra dos ancestrais.

Com experiência em concursos de beleza há mais de 20 anos Kendi Yamai explica que os objetivos do concurso “estão sendo bem seguidos”. “A gente fica muito feliz porque a ideia não é só valorizar a beleza japonesa, mas também mostrar que existem muito mais coisas envolvidas como, por exemplo, divulgar a cultura japonesa. Através do concurso, a  gente tem conseguido aproximar tanto as candidatas como os familiares e amigos da cultura japonesa”, diz Kendi, explicando que o concurso de miss acaba agregando um outro público ao festival. “Muitas vezes, são pessoas que não conhecem o Festival do Japão e também não participam de atividades de kenjinkais. E, após participarem do concurso, elas acabam se interessando e passam a frequentar as associações, muitas vezes até ajudando como voluntárias em eventos”, conta o apresentador.

Integração – Para Kendi, seria bacana se muito mais garotas de todas as localidades do Brasil participassem. Ele explica que  este ano foi aberta uma seletiva também no Bunka Matsuri para que mais garotas pudessem participar. “Entre os jurados, tivemos a honra de contar com o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, e sua esposa, Olga Ishida, que curtiram bastante. Essa integração é importante para que possamos aproximar tanto as candidatas como seus familiares à cultura japonesa”, disse Kendi, acrescentando que outros objetivos do concurso são promover a amizade entre as participantes e o desenvolvimento pessoal das candidatas.

“Desfilar, falar e enfrentar o público requer desenvoltura e controle emocional. Com isso, há uma amadurecimento muito grande nesses quesitos e as próprias candidatas e seus familiares acabam reconhecendo essa evolução”, destaca.

Como foi o caso da representante da Bahia, Keiko Takaoka Sode Cavalcante, eleita a Miss Nikkey Brasil 2022.

Amadurecimento – Nascida em Utinga, interior da Bahia, na chapada diamantina, Keiko disse que participou pela primeira com apenas 15 anos de idade. Em 2019, na quinta tentativa foi eleita Miss Nikkey Bahia. Em 2022, representando seu Estado, foi eleita Miss Nikkey Brasil. “Com o título, amadureci e realizei muitos sonhos, um deles foi conhecer o Japão”, disse Keiko, que passará a coroa para a próxima Miss no palco do 24º Festival do Japão.

“Me sinto com a sensação de missão cumprida. Agora, pretendo terminar meus estudos e aproveitar as oportunidades que surgirem do miss e compatilhar minha experiência”, destaca  Keiko, acrescentando que, durante todos esses anos, “o miss me fez evoluir muito”. “Eu era muito tímida, venci a timidez e hoje trabalho em um cargo que exige muita comunicação  e abertura com o público. Tenho certeza que minha desenvoltura se desenvolveu durante esse período de miss”, afirma Keiko.

(Aldo Shiguti)

Finalistas do Concurso Miss Nikkey Brasil 2023

Finalistas do Concurso Miss Nikkey São Paulo 2023

24º Festival do Japão

07 a 09 de julho de 2023

Local: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo)

Sexta – 07/07 – 11 às 21h | Sábado – 08/07 – 09 às 21h | Domingo – 09/07 – 09 às 18h

Ingressos: www.festivaldojapao.com/ingressos

Informações: Site: www.festivaldojapao.com

Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569

E-mail: secretaria@festivaldojapao.com

www.instagram.com/festivaldojapao

Deixe uma resposta