Mostra “Mabe 100 anos: Legado de Arte e Família” prossegue até este domingo
A exposição “Mabe 100 anos: Legado de Arte e Família” prossegue até este domingo (29), no Teatro Monte Líbano, em Moema (zona Sul de São Paulo). Com curadoria de Flavia Daud e Rafael Jun Mabe, a mostra celebra um século de criatividade e contribuição artística da família Mabe. Homenageando o centenário de Manabu Mabe, ícone da arte abstrata brasileira, a exposição destaca a continuidade de sua visão inovadora através de sua esposa, Yoshino, seus filhos Ken e Yugo, e seu neto Dan.
Juntos, eles representam um legado artístico que atravessa gerações, explorando novas formas de expressão enquanto permanecem conectados às suas raízes familiares. Esta exposição oferece uma rara oportunidade de vivenciar a diversidade e a força criativa de uma família que fez da arte seu fio condutor, de geração em geração.
Abertura – Na inauguração, no último dia 19, a cônsul adjunta do Japão, Chiho Komuro destacou a importância do artista. Para ela, “neste centenário de nascimento de Manabu Mabe, celebramos não apenas a vida de um dos maiores artistas abstratos brasileiros, mas também a profunda conexão entre o Japão e o Brasil que sua obra tão bem representa”.
“Com a sua singular habilidade de combinar elementos da estética japonesa com a vanguarda ocidental, utilizando cores vibrantes e texturas, Manabu Mabe transformou a arte brasileira e conquistou reconhecimento mundial”, destacou Chiho Komuro, acrescentando que “para nós, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, o fascínio gerado pelas obras de Mabe fica evidente em todos os eventos realizados na Residência Oficial do Cônsul-Geral, onde a imponente tela ‘Sublime’ é admirada por todos os nossos convidados”.
“Em vista disso, é motivo de grande admiração observar que a genialidade e o legado artístico de Manabu Mabe perduram não apenas por meio de suas obras de arte, mas também pelo exemplo de dedicação e criatividade que inspirou sua família – refletindo a continuidade de um legado vivo, que atravessa o tempo e as gerações”, disse a cônsul, lembrando que teve a oportunidade de visitar a exposição de Mabe em Tóquio, em 1997.
“Já havia trabalhando no Rio de Janeiro e, portanto, já conhecia o Brasil. Quando vi as suas obras, senti uma saudade enorme do Brasil”, disse, explicando que as cores presentes nas telas do artista “me trouxeram as memórias do Brasil”.
“Acredito que, muito além de uma exposição, esta mostra é uma celebração do valor da arte como elo entre culturas e gerações; e que a família Mabe simboliza notavelmente a profunda contribuição da comunidade japonesa ao desenvolvimento cultural brasileiro”, finalizou Chiho Komuro.
Legado – Representando a família, o neto do Manabu Mabe, Rafael Jun Mabe, explicou que a exposição não é apenas uma homenagem à trajetória artística do avô, “mas também uma oportunidade de reviver o legado que ele deixou e a profunda conexão que ele estabeleceu entre as culturas brasileira e japonesa, junto com a contribuição artística de toda nossa família”.
Ele destacou que, como curador desta exposição, foi um privilégio trabalhar com a Flavia Daud, “mergulhar nas obras da nossa família e relembrar o quanto a arte foi e continua sendo o elo que nos une e que nos permite compartilhar com o mundo uma parte de quem somos”. Segundo o neto, ‘Mabe 100 Anos: Legado de Arte e Família’ é um reflexo não só da genialidade de Manabu Mabe, mas também da criatividade coletiva da nossa família, que continua expandindo os horizontes da arte”.
E em nome da família, como gesto de agradecimento ao Clube Atlético Monte Líbano, doou uma gravura de Manabu Mabe para que fique “como um símbolo do vínculo entre o clube e nossa família, e como uma recordação deste evento que celebra arte, cultura e amizade”. A gravura foi entregue ao presidente do Monte Líbano, Cláudio Roberto Daud.
(Aldo Shiguti)
“Mabe 100 Anos: Legado de Arte e Família”
Artistas: Manabu Mabe, Dan Mabe, Ken Mabe, Yoshino Mabe, Yugo Mabe
Curadoria: Flavia Daud e Rafael Jun Mabe
Exposição: Até 29/09. Sexta a domingo, das 10 às 21h
Palestra sobre a exposição:
26/09 (Quinta), às 19h30
Onde: Clube Atlético Monte Líbano (Av. República do Líbano, 2267 – Ibirapuera – São Paulo – SP – Entrada pela Rua do Gama, 333)