Nina Miyamoto é a nova residente do Museu Casa Alfredo Andersen

Nina Miyamoto é nova residente do Museu Casa Alfredo Andersen – Anderson Tozato – SEEC PR

O projeto de residência artística da Academia Alfredo Andersen, espaço anexo ao Museu Casa, recebe a artista visual Nina Miyamoto para desenvolvimento e estudo de pinturas em madeira e aquarela japonesa. Já em ocupação no ateliê do museu, até 31 de julho a residente apresenta criações relacionadas à filosofias de vida, o contato com a natureza, vivências e ancestralidade oriental.

Natural de Maringá, Nina viveu a infância transitando de endereço entre a cidade natal e o interior do Japão, em Kurokawa na província de Miyagi e Okazaki na província de Aichi. Em 2019, ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná para estudar Artes Visuais, e desde então se dedica à estética nipônica em suas produções, construídas a partir de memórias e experiências afetivas.

Os valores ancestrais da relação de admiração, respeito e temor pelos elementos naturais, simbolizada em crenças e filosofias do budismo e xintoísmo, estão presentes nas obras de Nina. Tanto nas paisagens do interior japonês quanto na residência rural de seus avós no Brasil, a artista desenvolveu fascínio e nostalgia por retratar paisagens naturais.

Desde 2023, Nina usa a madeira como suporte principal para pintar, a partir de paineis de pinus. Essa escolha é mais uma manifestação de suas raízes. “A propriedade orgânica e metamórfica do material traduz a estética do wabi-sabi, conceito que valoriza a beleza da naturalidade e da imperfeição”, diz a artista. Na residência, ela pretende utilizar espécies nativas brasileiras como jacarandá, sebastião de arruda e roxinho.

Deixe uma resposta